O Google vai deletar sites feitos com Perfis de Empresas: saiba como se proteger (urgente!)

Sim, o Google vai deletar sites feitos com perfis de empresas e você precisa se proteger para ainda ter acesso às informações do seu site.

sites feitos com perfis de empresas

O Google vai deletar sites feitos com perfis de empresas através do Google meu negócio (conhecido pelo termo em inglês Google My Business). São 21,7 milhões de sites que deixarão de existir.

Esses sites eram páginas gratuitas para pequenas empresas que o Google oferecia para os usuários quando eles criavam um perfil comercial a ser vinculado nos resultados das buscas. 

Se você não criou um site usando Google Meu Negócio, pode ficar tranquilo. Não há nada a ser feito. 

Entretanto, se utilizou a ferramenta do Google e gostaria de saber como proteger suas informações e continuar tendo uma presença online, esse post será extremamente útil.

O que é um site feito com perfil comercial no Google?

São sites construídos através da ferramenta Google Business Profile, que possibilita criar sites gratuitamente, de forma simples e rápida, para pequenas e médias empresas.

Para entendermos o que é um site feito com perfil comercial no Google, antes precisamos entender o que é um perfil comercial. O perfil comercial do Google permite que empresas apareçam nas buscas locais, oferecendo informações como horários, contato e direções

Ou seja, é aquela caixa de informações que aparece quando se digita o nome de uma empresa na pesquisa do Google ou no Google Maps. 

google meu negócio - sites feitos com perfis de empresas

Para se ter ideia, as buscas locais subiram 500% nos últimos anos, e 78% das buscas por negócios locais resultam em visitas físicas em uma semana. Com isso, as demandas para criação de perfil comercial e sites pelo Google aumentaram consideravelmente.

Afinal de contas, criar um perfil comercial é a maneira mais simples das empresas serem encontradas nas buscas locais. Além disso, o Google dá a opção de adicionar um site ao perfil, e antes, até oferecia criar um gratuitamente, o que ajudou muitas pequenas empresas a ganharem mais visibilidade e clientes. Porém, esses sites agora serão deletados. 

Não confunda com Google Sites, essa ferramenta de criação de sites do Google continuará funcionando e não será afetada pela mudança.

Como atualizar o Perfil da Empresa no Google?

sites feitos com perfis de empresas

Com o Google parando de usar os sites feitos nos perfis de empresas, é importante que você mantenha seu perfil de empresa atualizado. Assim, quando alguém procurar seu negócio no Google, vai encontrar todas as informações que precisa, como horários de funcionamento e contato.

Para atualizar seu perfil é de graça. É só entrar no Google Meu Negócio e otimizar seu perfil.

Lembre-se de manter o perfil sempre com informações corretas e úteis, use fotos boas, mostre seus produtos ou serviços, responda os clientes e compartilhe as novidades relevantes para o seu público.

Quando o Google excluirá os sites feitos com perfis de empresas?

Em março de 2024. Quando os sites forem devidamente excluídos, o endereço deles vai redirecionar os visitantes para o perfil da empresa no Google. Esse redirecionamento vai funcionar até dia 10 de junho de 2024.

Depois de 10 de junho, os visitantes vão receber um erro de “404 - página não encontrada” ao tentar visitar seu site. 

Por que o Google vai desativar sites feitos com perfis de empresas?

O Google vai desativar sites feitos com perfis de empresas para dar mais visibilidade ao Perfil da Empresa. Isso, de acordo com o buscador, vai ajudar os clientes a encontrarem as empresas mais fácil no Google e no Maps. 

Uma das justificativas utilizadas também, é que ter um perfil e um site separados pode confundir o usuário, então o Google prefere que tudo esteja em um lugar só. 

O que fazer agora que os sites feitos com perfis de empresas serão excluídos?

Existem três principais soluções para as empresas:

  1. Utilizar o Perfil da Empresa no Google. 
  2. Usar o Google Sites (que é outra ferramenta de criação de páginas). 
  3. Criar o seu próprio site.

A solução mais recomendada é criar o seu próprio site em uma plataforma segura como o WordPress. Nele, seu site pertence única e exclusivamente a você. Isso impede que alguém o delete ou que ele sofra com essas decisões “surpresa” das plataformas.

Mas o que é o WordPress? Como ter um site WordPress? O que é necessário para deixá-lo online? Responderemos nos tópicos abaixo.

O que é o WordPress?

hospedagem wordpress

WordPress é um sistema amplamente usado para desenvolver blogs e sites, conhecido por sua simplicidade e versatilidade. Permite que até quem não entende muito de tecnologia monte e cuide do próprio site, graças a uma grande variedade de temas e plugins que adicionam novos recursos e estilos, atendendo desde páginas pessoais até empresariais.

O que é necessário para ter um site WordPress?

Para ter um site no WordPress, você precisa de algumas coisas básicas:

  • Um nome para o seu site, que é chamado de domínio (o endereço do seu site na internet). 
  • Um lugar para armazenar o seu site, isso é o que chamamos de hospedagem
  • Um visual que você goste, que é chamado de tema, quase como “a roupa do seu site”. 

Fique tranquilo que explicaremos como cada uma dessas coisas funciona e como conseguir cada uma delas.

O que é um domínio?

Um domínio é basicamente o endereço do seu site na internet. Quando você digita "www.algumacoisa.com.br" para ir para um site. Esse "algumacoisa.com.br" é o domínio. Ele é único, então ninguém mais pode ter o mesmo domínio que o seu. 

Para registrar um domínio, será necessário acessar o registro.br, que é como “um cartório de domínios do Brasil”, escolher o seu nome de domínio e pagar a taxa anual de 40 reais. 

O que é uma hospedagem?

Uma hospedagem de sites é como se fosse um espaço alugado na internet onde você guarda todas as coisas do seu site, como textos, fotos e vídeos. É um lugar em um servidor, que fica ligado direto para que as pessoas possam acessar seu site a qualquer hora.

Quando você escolhe uma hospedagem, você está escolhendo onde seu site vai "morar" na internet. Existem vários tipos, desde as mais simples, boas para sites menores, até as mais potentes, para sites grandes e com muita visita.

A hospedagem funciona da seguinte forma: você paga uma taxa, que pode ser mensal ou anual, e em troca, a empresa de hospedagem deixa seu site disponível na internet 24 horas por dia e 7 dias por semana

Eles também cuidam para que tudo fique seguro e funcionando bem. Quando alguém quer visitar seu site, digita seu domínio (o endereço do site) e é direcionado para o espaço que você alugou nesse servidor, vendo tudo o que você colocou lá.

E qual a melhor e mais barata hospedagem de site? A Hostinger. De forma geral, a Hostinger se sobressai porque oferece hospedagem de sites a preços muito baixos, mantendo a qualidade e rapidez. 

O sistema da Hostinger é fácil de usar, funciona muito bem e é a mais indicada para quem está começando quanto para quem já entende de hospedagens. 

A Hostinger custa menos de R$12 por mês e te dá uma velocidade surpreendente. Dizemos isso porque todos os nossos sites estão hospedados nela e comprovamos na prática o comprometimento da empresa.

Assim que você tiver contratado a Hostinger, basta conectar o domínio a ela (o próprio suporte te ajuda) e instalar o WordPress rapidamente. Dessa forma, seu site já estará online. Falta personalizá-lo.

O que são temas para WordPress?

temas minimalistas para wordpress

Temas para WordPress são as “roupas do seu site”. Eles definem a aparência do seu site, ajustando cores, layout, fontes e outros elementos de design. 

Você pode escolher um tema para dar ao seu site um visual que combine com o seu conteúdo ou a identidade da sua marca. Existem temas grátis e pagos, e você pode personalizar muitos deles para deixar o seu site do jeito que você quer.

Com esses 3 elementos: domínio, hospedagem e tema, seu site já poderá funcionar de maneira otimizada. Mas digamos que você queira salvar as informações do site comercial do Google para utilizar nesse site novo, não é mesmo? Como fazer isso? Explicaremos no próximo tópico.

Como fazer backup de um site feito com perfil de empresa no Google?

Existem duas principais formas de fazer isso. A automática (que não está funcionando para todos os usuários, mas talvez esteja para você) e a manual. 

Fazer backup automático do site

Para usar a forma automática de backup, acesse o site do Google Meu Negócio e faça login na sua conta, depois, siga os passos abaixo:

  1. Selecione o perfil da empresa que deseja baixar o conteúdo.
  2. No menu à esquerda, clique em "Site".
  3. Clique em "Mais ações" e selecione "Baixar site".

Assim, o Google fará o download de um arquivo ZIP contendo todo o conteúdo do seu site, incluindo imagens, textos e páginas.

Fazer backup manual

Se a versão automática não funcionar por algum motivo, siga o passo a passo abaixo. Ele é mais trabalhoso, mas vai garantir que terá o conteúdo do seu site guardado para utilização futura.

  1. Copie o texto de cada página do seu site e cole em um documento de texto.
  2. Clique com o botão direito em cada imagem e escolha "Salvar como" para baixá-las.
  3. Anote a estrutura do seu site, incluindo páginas e disposição dos menus.
  4. Exporte quaisquer dados coletados, como contatos ou listas de inscritos, para um arquivo CSV ou Excel.
  5. Considere usar uma ferramenta de scraping de site para copiar o conteúdo automaticamente, respeitando os termos de serviço.

Utilizar o atalho CRTL + S do seu navegador também te ajuda a salvar página por página, embora possa perder uma formatação ou outra nesse processo.

Resumo

O Google anunciou que vai apagar 21,7 milhões de sites criados através do Google Meu Negócio, uma ferramenta que ajudava empresas a criarem uma espécie de “mini-site” na internet de graça. Essa decisão afeta quem usou essa ferramenta para fazer um site ligado ao seu perfil de negócio no Google, usado para aparecer nas buscas e no Maps. 

A partir de março de 2024, os sites que forem apagados vão redirecionar para o perfil da empresa até 10 de junho de 2024. Depois disso, quem tentar acessar vai encontrar um erro. 

O Google sugere três soluções: melhorar o Perfil de Empresa, usar o Google Sites ou criar um novo site, que recomendamos ser pelo WordPress para mais controle

Por último, é importante salvar as informações do seu site atual antes que ele seja apagado, seja manualmente ou via uma opção automática, se disponível.

Você tem um site criado pelo Google Meu Negócio? O que vai fazer? Ter um site no WordPress como orientamos ou apenas atualizar o seu perfil? Fale conosco nos comentários. 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

Deixe um comentário