Conheça o Google Sites, a ferramenta do Google para criar sites (de graça!)

O Google Sites é uma plataforma de sites simples e estáticos da Google. Será que é uma boa opção ter seu site nele?

google sites

O Google Sites é uma ferramenta impressionante para desenvolvimento de sites simples utilizada por pequenos negócios na internet. No entanto, será que essa plataforma do Google é capaz de oferecer tudo o que seu projeto ou empresa precisa para crescer na internet? É o que vamos conversar nesse conteúdo.

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial ter um espaço na internet. A maioria dos projetos físicos ou digitais fazem isso através de blogs e sites, de forma a atrair cada vez mais clientes através do marketing de conteúdo.

Dessa forma, com mais visibilidade, se tem mais pessoas interessadas, mais clientes e uma crescente margem de lucro. Entretanto, para isso, é necessário ter um site online em pleno funcionamento. 

O nosso, por exemplo, é hospedado na Hostinger (melhor plataforma do mercado atualmente) e utiliza como o motor o WordPress, CMS mais recomendado e reconhecido de toda a internet. Porém, existem outras plataformas, a da vez será o Google Sites.

O que é o Google Sites?

O Google Sites é uma ferramenta de criação, construção e edição de sites de forma simplificada, como se fosse um documento comum do Google, similar ao que já acontece com o Docs, Planilhas e Forms. 

O sistema é tão simples que possui ferramentas que funcionam por meio do arrastar e soltar, com personalizações limitadas, mas fáceis de gerenciar, sem falar na quantidade boa de modelos prontos.

A história do Google Sites

Inicialmente, o Google Sites era chamado de JotSpot, uma empresa fundada por Graham Spencer e Joe Kraus, cofundadores da Excite, projeto que usava análise estatística das relações na linguagem para melhorar a relevância da indexação de resultados de busca.

Em 2006, no mês de outubro, o JotSpot foi comprado pela Google e serviu de bases para o que é o Google Sites. O serviço que, na época, necessitava de um nome de domínio que custava 10 dólares, se tornou gratuito. 

Em 2016, houve uma reconstrução total da plataforma do Google Sites, que chamaram de Novo Google Sites, que não usa mais a tecnologia JotSpot, sendo a versão atual, tratada nesse artigo.

Quais as vantagens do Google Sites

As principais vantagens de utilizar o Google Sites para criar um site para seu negócio são:

vantagens do google sites

Simplicidade

O Google sites é extremamente simples e qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em desenvolvimento de sites e páginas na internet, consegue realizar as alterações em pouquíssimos segundos

Como o Google sempre desenvolve ferramentas pensando em usuários iniciantes, todas as opções e interações são focadas na facilidade de aprendizado.

Gratuidade

O Google sites é gratuito e não cobra nem espaço de armazenamento, nem hospedagem de forma alguma. Qualquer usuário do Google pode utilizar o serviço com todas as opções disponíveis, até mesmo possibilitando a inserção de domínio personalizado, imagens da marca, ferramentas dos leitores, análise e banner de aviso.

Ideal para páginas estáticas

Embora o foco comum dos posts do Melhores Hospedagem esteja relacionado ao uso e servidores para sites dinâmicos, em que novas páginas são geradas à medida em que novos conteúdos, como páginas e posts de blog.

Pela simplicidade, o Google sites trabalha perfeitamente com páginas estáticas, aquelas em que se cria uma vez e ela tende a permanecer a mesma durante bastante tempo, como sites simples divulgando o serviço e produtos de empresas ou informações de contato para profissionais liberais.

Modelos prontos

O Google Sites disponibiliza uma série de modelos de páginas prontos e de temas (designs que se adaptam ao seu conteúdo já construído). Dessa forma, não é necessário se preocupar tanto com a parte visual, basta escrever o conteúdo da forma que deseja.

Os modelos são “sites de exemplo” que podem muito bem servir de partida para as suas próprias páginas. Assim, torna- se muito mais fácil o processo de desenvolvimento. Algo que levaria horas, acaba demandando poucos minutos.

Muitas opções de conteúdo

Mesmo funcionando para sites simples, a plataforma do Google consegue disponibilizar um número elevado de conteúdo diferente a ser inserido. De opções disponíveis temos atualmente 27, dentre imagens, gráficos e elementos incorporados via HTML.

Vinculação de domínio

A ferramenta permite utilizar um subdomínio vinculado ao Google, mas também a utilização de domínio próprio, garantindo que o site seja de fato um site e não apenas uma página qualquer hospedada nos servidores do Google. 

Nenhum anúncio ou marca d’agua

A maioria dos serviços gratuitos na internet inserem uma marca d’agua como forma de “pagamento” pelo serviço utilizado. Isso não acontece com a plataforma de sites da Google. Assim que seu site for publicado, ele é inteiramente seu, sem nenhuma divulgação forçada.

Quanto custa o Google Sites

Como dito anteriormente, ele é totalmente gratuito. Investimento zero em hospedagem e recursos. Ideal para pessoas que desejam economizar ao máximo e ainda ter uma página disponível.

Porém, em relação ao suporte técnico, o que funciona 24 horas por dia e 7 dias na semana, é oferecido apenas para clientes do Google Cloud Platform.

Quais as desvantagens do Google Sites

Conheça as principais desvantagens de criar um site usando o Google Sites.

Simples demais

As funcionalidades simples, embora ajudem usuários iniciantes, impossibilitam funções avançadas que seriam interessantes em plataformas desse tipo, como a opção de ter um blog ou vender produtos de forma otimizada.

Design limitado

Assim como o Forms, outro produto similar do Google, o design é limitado a poucos temas disponíveis, como os mostrados abaixo.

temas do google sites

Ausência de otimizações SEO

Diferente de um site no WordPress ou até mesmo em sistemas como o Ghost ou Drupal, em que há opções sólidas de plugins e otimização para SEO, o Google Sites não possui nada expressivo nesse sentido.

Isso significa que dificilmente seu site apareceria em pesquisas realizadas no Google, com exceção de palavras-chave bem específicas. Logo, se o foco do seu site for receber uma quantidade massiva de visitas, a plataforma do Google pode não ser uma boa opção nesse caso.

Pouco controle da parte visual

Há diversos elementos a serem colocados na sua página. Entretanto, as alterações da parte visual são poucas, fazendo com que todos os sites da plataforma pareçam o mesmo. Isso é inclusive uma crítica constante ao Material Design, uma linguagem de design que unifica os produtos da Google, mas deixam todos com a “mesma cara”, de acordo com os principais críticos da área. 

Esse design engessado, infelizmente é um preço a se pagar pela facilidade de uso e a capacidade de publicação imediata.

Poucas integrações

Não há um plano de expansão de integrações do Google Sites. Ele só funciona com os principais produtos do Drive da Google (Planilhas, Documentos, dentre outros) e essa integração é só a possibilidade de mostrar os documentos de forma otimizada, nada realmente como uma extensão.

Como acessar a plataforma de sites da Google

Entre em sites.google.com e será aberto um formulário de login (ou ele será feito automaticamente, se já estiver logado no dispositivo). Acesse com sua conta do Google.

A página inicial será mostrada com sugestões de tipos de site, como portfólio, evento, central de ajuda, projeto e equipe.

temas

Ou então, é possível criar um projeto inteiramente do zero, através da opção “Em branco”. Selecionaremos ela nesse tutorial para mostrar as diversas funções disponíveis. Entretanto, os modelos te ajudam a desenvolver o site com muito mais velocidade.

Como criar um site pelo Google Sites

1. Acesse a plataforma Google Sites.

2. Selecione o tema em branco e essa nova tela será mostrada. Se já utiliza os produtos da Google, verá que a interface é similar. De certa forma, é como se estivesse criando um “slide”. 

edição de página

3. Nessa parte, adicionamos o título do site (para referência dentro da plataforma do Google) e o nome do site, que também pode ter um logotipo inserido.

cabeçalho do google sites

4. Adicione novos elementos ao seu site, que podem ser encontrados no menu à direita da página.

O menu da parte direita possui 3 abas: Inserir, páginas e temas. O inserir lista todos os elementos disponíveis a serem utilizados no site. A seção páginas serve para criação da estrutura de informação, definindo páginas e subpáginas. Por último, a seção temas permite a utilização de modelos pré-prontos de design. 

Embora esses modelos te ajudem, para muitas alterações significativas do site, como mudança da imagem do hero (ou seção de “chamado”) é necessário um tema próprio. 

inserir, páginas e temas

O que pode ser inserido no site

As 4 opções básicas

opções básicas do google sites
  • Caixa de texto: ideal para inserir conteúdo textual nas páginas.
  • Incorporar: para colocar elementos de outros sistemas e sites, como mapas.
  • Imagens: com a opção de enviar ou selecionar do Google Drive ou imagens públicas do Google.
  • Drive: para disponibilizar download ou acesso a seus arquivos pessoais do armazenamento em nuvem.

Blocos de conteúdo

blocos de conteúdo

De forma a ajudar no design das páginas, o Google sites permite a utilização de blocos de conteúdo (imagens e/ou imagens e texto) em seis configurações diferentes

  • Imagem, título e descrição.
  • 2 blocos verticais de imagem, título e descrição.
  • 3 imagens.
  • 3 blocos verticais de imagem, título e descrição.
  • 2 blocos horizontais de imagem, título e descrição. 
  • 4 blocos horizontais de imagem, título e descrição

Demais elementos

  • Grupo recolhível: elemento que quando clicado mostra conteúdo oculto.
  • Índice: espécie de “Tabela de contéudo” (table of content) automático de todo o conteúdo da página.
  • Carrossel de imagens.
  • Botão.
  • Divisor.
  • Espaçador.
  • Links de redes sociais.
  • Marcador: que permite upload, seleção de imagens, conteúdos do Drive e ferramentas externas do próprio Google, como Youtube, Agenda e Mapa.
  • Documentos.
  • Apresentações.
  • Planilhas.
  • Formulários.
  • Gráficos.

Onde fica o arquivo de edição do Google Sites

Uma vez que o usuário saia do Google Sites, é comum “se perder” e não achar o site para edição mais. Ele pode ser encontrado de duas maneiras: através do próprio link de login do Google Sites, o sites.google.com ou através do seu Drive, em que o arquivo de edição do site fica logo no diretório raiz.

E sim, o site é editado através de um arquivo isolado. Como se fosse um .doc, mas que ao invés de abrir um documento de texto, abre a tela de edição das páginas.

Vale a pena ter um site no Google sites? Descubra a verdade

Se precisa de uma página simples, sem nenhum design específico e tem pressa para colocá-la online, o Google Sites pode ser uma solução viável

Entretanto, se o que precisa é de um site completo, no sentido comum da palavra, a plataforma será extremamente limitada, principalmente para conteúdo dinâmico, como um simples blog ou que exijam a disponibilidade de extensões, como os plugins do WordPress.

Sabemos que o fato de economizar com hospedagem e espaço de armazenamento é algo do seu agrado, foi por isso que desenvolvemos o Melhores Hospedagem, para que consiga muito mais recursos pelo menor preço disponível do mercado. 

A hospedagem mais em conta atualmente, tanto em recursos, quanto em valores acessíveis é a Hostinger. Ela possui planos a partir de 13 reais por mês, um investimento absurdo de tão barato, e conta com uma infraestrutura que atende mais de 178 países.

Curiosidade sobre a plataforma de sites da Google

Em 2009, um tribunal regional turco bloqueou no país todas as páginas hospedadas no Google Sites, depois da informação de que uma das páginas tinha insultado o fundador da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Em 2012, o CEDH (Tribunal Europeu de Direitos Humanos) considerou o bloqueio uma violação do artigo 10 da Convenção Europeia de Direitos Humanos. 

Conclusão

No artigo de hoje falamos sobre a plataforma de sites da Google, uma solução rápida para páginas simples e estáticas. É uma ferramenta interessante para fins bem específicos, mas que a longo prazo pode ser considerada insuficiente, a depender das suas necessidades.

Esperamos que o conteúdo tenha sido claro. Qualquer dúvida, fale conosco nos comentários. Nos diga se já utilizou essa ferramenta da Google e qual foi sua experiência com ela. Aqui no Brasil, houve um aumento expressivo de usuários dessa plataforma voltado para a pirataria, algo que se reduziu com o tempo devido aos Drivers compartilhados.

Obrigado por ter lido até o final. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

O Google Sites é totalmente gratuito?

Sim. Essa ferramenta incrível que o Google disponibiliza para a criação de sites é totalmente gratuita.

Posso usar um domínio personalizado com o Google Sites?

Sim. É possível conectar um domínio personalizado como meusite.com.br de forma muito fácil e rápida.

Quanto custa um site Google?

O Google Sites é uma ferramenta totalmente gratuita e faz parte de um pacote de aplicativos do Google que pode ser usado por qualquer pessoa, basta criar uma conta gratuita do Google.

Como criar um site no Google Sites?

A ferramenta oferece um passo a passo muito fácil de seguir, onde é solicitado algumas informações sobre seu negócio para criar um site rapidamente.

É preciso saber programar para usar o Google Sites?

Não. A ferramenta do Google permite criar sites completos, inserir formulários de contato e muito mais sem a necessidade de programar uma linha de código sequer.

Deixe um comentário