Digital Ocean

A Digital Ocean, empresa especializada em hospedagem em nuvem, é muito popular por oferecer através de sua infraestrutura cloud um serviço de baixo custo e de alta qualidade. Ela fornece a desenvolvedores e donos de sites um ambiente amigável para a hospedagem de sites de alto desenho e alta confiabilidade.

Todos que desejam criar um site de sucesso sabem da importância de escolher uma melhor hospedagem de sites para garantir que o usuário tenha uma experiência agradável ao acessar o site e também para evitar aborrecimentos com serviços de hospedagem de sites ruins.

Uma empresa como a Digital Ocean consegue oferecer um serviço que se destaca pela excelência e alta confiabilidade dos servidores. E para ajudar você a decidir se a Digital Ocean é a empresa certa para seu perfil ou negócio, vamos falar sobre o funcionamento dos seus serviços.

Sobre a Digital Ocean

No ramo de hospedagem desde 2012, a Digital Ocean tem um objetivo muito simples: oferecer servidores VPS com infraestrutura de ponta e preço baixo. A empresa de Nova Iorque é relativamente jovem, mas vem conquistando milhares de clientes ano após ano. Este review vai lhe mostrar tudo que você precisa para decidir se a Digital Ocean é a melhor hospedagem para sua aplicação.

De maneira geral, o público alvo da Digital Ocean são desenvolvedores e operadores de servidor. Dessa forma, ela é mais indicada para quem possui um certo conhecimento em tecnologia. As principais características da hospedagem são entregar servidores rapidamente (menos de 55 segundos) e com baixo valor (a partir de 5 dólares).

Antes de mais nada, vamos traçar um panorama geral com as características, pontos positivos e pontos negativos da Digital Ocean.

PreçoA partir de $ 5,00 por mês
Uptime99,999%
Sistema operacionalUbuntu FreeBSD Fedora Debian CentOS
InfraestruturaAmérica do Norte, Ásia e Europa
Backup automáticoSemanal
Linguagens suportadasPHP Java Ruby Node.js ASP.NET Python
Painel de controlePainel próprio, cPanel, Plesk
ArmazenamentoDiscos SSD
Suporte ao clienteE-mail e ticket
Aplicativos com 1 cliqueWordPress Drupal Joomla WooCommerce Magento Outros
Bancos de dadosSQL Server, MariaDB, MySQL e PostgreSQL
Criador de sitesNão
Domínio grátisNão
Migração grátisNão
Certificado SSL grátisSim

Infraestrutura

Com certeza o grande ponto forte da Digital Ocean é a sua infraestrutura. O armazenamento, por exemplo, é feito 100% em SSD, o que aumenta muito o tempo de resposta das páginas. Além disso, o Uptime deles é um dos melhores do mercado, sendo de praticamente 100%.

A velocidade de carregamento do servidor também impressiona. Os servidores da Digital Ocean contam com centro de dados de ultima geração, equipados com as mais modernas tecnologias, o que garante um rápido acesso e uma conexão muito rápida para os servidores que integram a nuvem da empresa.

Porém, é bom lembrarmos que a Digital Ocean não tem datacenters no Brasil. Apesar dos servidores estarem espalhados pela América do Norte, Europa e Ásia, nenhum deles fica na América do Sul. Com efeito, o tempo de resposta por aqui tende a ser mais lento que as melhores hospedagens nacionais.

Outro ponto importante é a segurança dos servidores. A Digital Ocean protege toda sua hospedagem com camadas criptografadas e protegidas contra vírus. Complementarmente, o usuário pode estender suas configurações de segurança por conta própria. Para isso, a empresa disponibiliza tutoriais e passo a passo.

Droplets

Os Droplets são servidores altamente escaláveis que podem ser customizados para atender qualquer necessidade das aplicações. Em outras palavras, é um VPS que pode ser personalizado conforme os requisitos do cliente.

digitalocean droplets

Toda essa flexibilização permite que se realize a hospedagem de sites de qualquer tamanho, possibilitando que os menores tenham espaço para crescer. Por outro lado, é necessário que o usuário tenha conhecimento em gerenciamento de servidores, visto que toda a parte de instalação e gerenciamento de servidores fica por conta do cliente.

Visando atender seu objetivo de entregar soluções rápidas, a Digital Ocean oferece distribuições Linux e aplicativos para serem instalados com um clique. As distribuições disponíveis são:

  • CentOS;
  • Ubuntu;
  • Debian;
  • Fedora;
  • CoreOS;
  • FreeBSD.

Já os aplicativos disponíveis são:

  • MySQL;
  • WordPress;
  • CPanel e WHM;
  • Plesk;
  • NodeJS;
  • MongoDB;
  • Docker;
  • LAMP (pilha de desenvolvimento com Linux, Apache, MySQL e PHP);
  • LEMP (pilha de desenvolvimento com Linux, Nginx, MySQL e PHP).

Preços

Em virtude da escalabilidade do serviço, os preços são determinados de acordo com a escolha de servidor do cliente. Assim, o servidor mais simples deles vem com 1GB de RAM, 25 GB de SSD, 1TB de transferência por 5 dólares mensais.

Realmente, o valor é muito interessante para um VPS com SSD. Mas é bom lembrar que é necessário possuir conhecimento técnico para configurar e rodar o servidor. Entretanto, a Digital Ocean tenta garantir uma melhor hospedagem com os aplicativos e distribuições pré-instaladas, disponíveis em todos os planos. Aqui você pode conhecer todos os preços da empresa.

Kubernetes

O Kubernetes é um sistema de gerenciamento de servidores e aplicações em container. Ele garante maior escalabilidade automática e deploy simplificado.

digitalocean kubernetes

Em outras palavras, o Kubernetes reúne diversos containers em um cluster gerenciado, o que visa prover uma melhor hospedagem através do papel dedicado de cada servidor. Esta arquitetura é indicada para quem quer distribuir aplicações em containers gerenciados, com opções avançadas com o Load Balancer.

Na Digital Ocean, o Kubernetes providencia um servidor master (que faz a distribuição dos serviços) gratuitamente, e os preços são cobrados de acordo com a utilização dos recursos. De maneira geral, é possível contratar a hospedagem Kubernetes da empresa a partir de 30 dólares mensais.

Databases

Na hospedagem da DigitalOcean, você pode instalar o Banco de Dados que bem entender. Para isso, basta contratar um servidor (droplet) com espaço de armazenamento. Após isso, você pode instalar manualmente os sistemas de bancos de dados que quiser, ou utilizar um dos aplicativos em um clique disponibilizados pela empresa.

digitalocean base de dados

Mas pensando nos usuários que querem ter um serviço de Banco de Dados sem se preocupar com nada disso, a Digital Ocean lançou o Banco de Dados Gerenciados. Dessa forma, a partir de US$ 15,00 mensais o cliente contrata um PostgreSQL totalmente gerenciado com 10 GB.

O valor é realmente um pouco alto, mas toda manutenção, atualizações e operações são realizadas pela Digital Ocean. Além disso, é bom lembrar que o armazenamento é 100% SSD. Entretanto, só está disponível o PostgreSQL como opção, que pode ser combinado com qualquer Droplet da empresa.

Spaces

Assim como ocorre no Google Cloud, na Digital Ocean você pode contratar espaços para armazenar os objetos que quiser. Assim como os demais serviços, através da API da empresa o cliente pode utilizar este espaço através de uma arquitetura simplificada. Além disso, é possível habilitar um CDN para diminuir a latência de carregamento em até 70%.

De fato, os espaços são muito úteis para garantir escalabilidade de alguns serviços. Nele, o usuário pode hospedar arquivos de mídia, criar bibliotecas para disponibilização de softwares, rodar uma galeria com imagens, CSS ou JavaScript, além de conseguir colocar no ar sites estáticos.

Suporte Técnico

Diferentemente do que ocorre com outras empresas de servidores voltados a desenvolvedores, a Digital Ocean oferece suporte técnico em todos os seus serviços. Além disso, ele é disponível no formato 24x7.

Entretanto, ele é só em inglês, o que pode ser um empecilho para os brasileiros. Também não é possível contatar o suporte por telefone, apenas por abertura de tickets.

Percebemos que o Suporte da Digital Ocean não é o que efetivamente podemos chamar de 24x7. Realmente, é possível contatar a empresa em qualquer horário, mas você não vai ser necessariamente respondido naquele momento. Isso significa que você pode estar com seu servidor fora do ar de madrugada e o máximo que poderá fazer é abrir um ticket e aguardar até que eles respondam.

Por ser uma empresa de fora e relativamente nova, não é possível interagir com eles através do Reclame Aqui. Mas a opinião geral acerca do serviço da empresa é muito boa. Podemos afirmar que ela é muito confiável e realmente entrega o serviço que promete.

Formas de pagamento

A política de pagamento da Digital Ocean é bem transparente. O cliente paga apenas aquilo que utilizar durante o mês. Por exemplo, a cada Droplet com configuração mais básica, a empresa irá cobrar US$ 5 dólares. Vale lembrar que a opção do backup ativo aumenta em 20% o valor da hospedagem.

As formas de pagamento aceitas são apenas cartão de crédito e PayPal. Além disso, o pagamento é feito em dólar, e por isso deve-se ficar atento à variação do câmbio. Isso porque a Digital Ocean fatura o cartão no primeiro dia de cada mês, e o valor a ser pago varia de acordo com a cotação do dólar naquele momento.

Conclusão

Para clientes que buscam uma melhor hospedagem Cloud Computing e possuem conhecimento em servidores, a Digital Ocean é uma ótima opção. Com efeito, a infraestrutura de hardware e os recursos dos servidores impressionam.

Além disso, o preço é realmente um dos melhores do mercado. De fato, não é sempre que você tem a oportunidade de contratar um VPS com SSD por 5 dólares. No quesito custo-benefício, a Digital Ocean não fica atrás nem mesmo das gigantes Amazon Web Servers e Google Cloud.

Porém, se você não é desenvolvedor ou administrador de servidores, a Digital Ocean pode não ser para você. De maneira geral, usuários iniciantes tendem a enfrentar grandes dificuldades para colocar seu site no ar pela empresa.

Para quem não tem o conhecimento necessário para administrar um servidor como este, recomendamos que veja nosso ranking da melhor hospedagem de site. Nele mostramos as melhores empresas de hospedagem, que oferecem serviços gerenciados e, portanto, indicados para quem não tem conhecimento técnico para administrar um servidor.

Mas isso não significa que não seja impossível para os novatos. A Digital Ocean se esforça para que todos consigam usar o serviço. Uma prova disso é a imensidão de tutoriais disponíveis e aplicativos de fácil instalação, como o WordPress.

Finalmente, o Suporte Técnico da Digital Ocean deixa um pouco a desejar. Não é possível contatar diretamente um técnico para resolver problemas a qualquer momento. Isso reforça o foco da hospedagem com desenvolvedores e clientes com bagagem em gerenciamento de máquinas virtuais.

Neste review, conhecemos os produtos e serviços da Digital Ocean. Acreditamos que agora você sabe um pouco mais desta empresa e poderá avaliar se ela é a melhor hospedagem para seu site ou aplicação! Para saber mais, acesse a documentação oficial.

3 Comentários para “Digital Ocean

  1. Meu irmao esta sofrendo fraude com um site hospedado pela digital ocean, onde estao usando dados da empresa dele para fazer fraude na internet, sabe me dizer como posso contactar esta empresa para tirar o site do ar ??
    grato.

    1. Colaborador

      Olá Messias. Infelizmente no Brasil as fraudes são muito comuns. Procure por "Report abuse" no site da Digital Ocean.

  2. Embora não tenha conhecimentos profundos da área, pontuastes bem aspectos importantes para que quem manja da área possa fazer uma escolha consciente. Parabéns!

Deixe um comentário