Amazon AWS

Saiba tudo sobre a Amazon AWS e entenda os diferentes serviços que a empresa oferece para quem deseja iniciar no universo do Cloud Computing.

amazon aws 2

A Amazon Web Services, conhecida também por AWS, é um conjunto de serviços em nuvem capaz de reduzir o custo de empresas e fazê-las inovarem em uma velocidade surpreendente.

Para você ter ideia, empresas como a Nubank, iFood, Alexa, Netflix e BTG Pactual possuem boa parte das suas aplicações em nuvem graças ao que é oferecido pela AWS.

PreçoA partir de R$ 0,00 por mês
Uptime99,99999%
Localização dos servidoresBrasil, EUA, Asia, Oceania e Europa
Suporte ao clienteE-mail e ticket
IdiomaPortuguês Inglês
MoedaReal
Banco de DadosTodos

Pontos positivos

  • Alta disponibilidade
  • Uptime superior a 99.99%
  • Grande variedade de produtos
  • Rede de servidores abrangente

Pontos negativos

  • Valores equivalentes em dólar
  • Não oferece suporte telefônico
  • Exige conhecimento avançado

O que é Amazon Web Services (AWS)?

A Amazon Web Services, também conhecida como AWS, é a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon.com, que é oferecida através de servidores localizados em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

A plataforma AWS foi lançada oficialmente em 2016 como provedor de serviços online para websites ou aplicações baseadas na internet. Por se tratar de um serviço de computação nas nuvens, oferece maior estabilidade e disponibilidade se comparado a serviços tradicionais de servidores dedicados ou VPS.

A Amazon Web Services conta com servidores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, sendo esse último inaugurado no final de 2021.

O que é computação em nuvem?

Computação em Nuvem

Nuvem, ou computação em nuvem, é a possibilidade de você acessar arquivos ou realizar tarefas distintas através da internet, sem possuir esse arquivo de maneira offline, podendo usar qualquer computador ou dispositivo.

Um exemplo simples de computação em nuvem é o Google Drive, em que você pode criar planilhas ou arquivos de texto que ficam nos servidores da Google (ou na nuvem da Google) disponíveis para acessar do seu celular ou notebook.

De forma parecida, temos serviços como o DropBox, OneDrive e iCloud. E no caso de servidor cloud, temos o Google Cloud e DigitalOcean.

O que são serviços na nuvem?

Serviços em nuvem são “aplicações” instalados em um servidor baseado nas nuvens, isto é, um grupo de servidores que trabalham juntos como se fossem apenas um.

Um serviço comum é o de banco de dados e armazenamento de dados. Imagine que você queira ter um banco de dados com todos os seus clientes. 

Ao invés de manter essas informações numa planilha do Excel, você pode tê-las na nuvem, de forma que os seus colaboradores também tenham acesso e possam alterá-las.

Outro serviço comum disponível na nuvem é o de streaming, como a Netflix, HBO Max e Disney Plus. 

Graças a esse serviço, você e vários outros assinantes que conseguem assistir um arquivo de vídeo que está em um servidor em outro local do planeta.

Com esses conceitos básicos, fica mais fácil entender a Amazon Web Services, já que a AWS é, resumidamente, um conjunto de vários serviços desses.

Quais serviços a AWS oferece?

A Amazon Web Services (AWS) é conhecida por oferecer uma grande variedade de serviços que são capazes de atender desde o cenário mais simples até as aplicações mais complexas. 

Entre os principais serviços da Amazon podemos citar: 

Amazon EC2

Amazon EC2

A Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) é um serviço que disponibiliza capacidade computacional redimensionável e confiável na nuvem.

Se você tem (ou pretende ter) uma aplicação em nuvem, com certeza vai precisar de um servidor.  Ou até mesmo de vários deles. 

Alguns podem ser maiores, outros menores… E, sinceramente, é uma dor de cabeça ter que ficar calculando as especificações de cada um, sem falar nos custos envolvidos.

Para resolver esse problema, a Amazon criou o Elastic Compute Cloud (ou EC2, como também é conhecido).

O EC2 é um serviço que facilita, e muito, a obtenção de servidores virtuais. 

Com o EC2, você tem acesso a:

Várias instâncias

Sem falar que você também pode mudar o tipo e tamanho da instância sempre que quiser. O processo para isso é bem simples e rápido.

Outra vantagem interessante, é poder desligar o ambiente nos dias em que ele não for necessário, como os finais de semana, o que reduz bastante seus custos. 

Arquitetura confiável

Com o EC2 é possível construir aplicações extremamente disponíveis, já que o Elastic Load Balancing faz um escalonamento automático.

Sua aplicação precisou de mais espaço? O próprio EC2 cuida disso para você.

Nível absurdo de segurança

No EC2 você tem acesso total sobre o armazenamento, usuários, logins e os acessos à rede.

Existe a possibilidade também de adicionar mais recursos de segurança, como restringir acessos por IP, tipo de protocolo ou outras variáveis.

Essa pequena camada de proteção pode ser a diferença entre uma aplicação realmente segura ou uma vulnerável.

Amazon S3

Amazon S3

O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é a plataforma de  armazenamento de dados da Amazon que garante escalabilidade, disponibilidade e alta performance no acesso aos dados.

O Amazon S3 é um serviço que, de forma resumida, permite o armazenamento de dados. É possível, por exemplo, armazenar capacidades absurdas de informações de qualquer local do mundo e através de qualquer dispositivo.

As principais vantagens do Amazon S3 são:

Criação de buckets

Um bucket é uma espécie de container facilmente identificável.

O que isso significa?

Muito mais organização na gestão dos seus arquivos.

Afinal de contas, você pode organizar tipos diferentes de arquivos em buckets específicos.

Algo bem parecido com o sistema de pastas e subpastas encontrado em qualquer dispositivo.

Armazenamento de arquivos dos mais variados tamanhos

Em cada bucket é possível guardar uma quantidade realmente grande de dados. 

Ele pode contar com arquivos de até 5TB (5000GB).

O interessante é que, para cada um dos objetos armazenados, existe uma chave de segurança para recuperá-los de forma extremamente segura.

Permissões

Com o Amazon S3 seus dados ficam protegidos graças às permissões.

Você pode negá-las ou permiti-las a depender do usuário. Dessa forma, é possível restringir o acesso de acordo com os colaboradores da sua empresa..

Amazon VPC

Amazon VPC

Antes de explicar o que faz o Amazon VPC, precisamos entender o que significa essa sigla.

VPC é Virtual Private Cloud (nuvem privada virtual). Através dele, você pode executar os recursos da AWS em uma rede virtual definida por você.

Essa rede virtual é uma espécie de camada de rede para as instâncias criadas pelo Elastic Compute Cloud (o Amazon EC2).

Principais recursos

  • Virtual Private Cloud: em outras palavras, a rede virtual que a AWS criou dedicada à sua conta.
  • Sub-rede: com diversos endereços IP disponíveis.
  • Tabela de rotas: usadas principalmente para direcionar o tráfego de rede.
  • Gateway: função para que a Virtual Private Cloud se conecte com a internet.

Além disso, existem recursos interessantes como: console de gerenciamento, AWS CLI (a interface de linha de código utilizada pela VPC), SDKs da AWS e API de consulta.

Amazon CloudFront

Amazon CloudFront

O Amazon CloudFront é uma CDN (conhecido como Content Delivery Network, ou Rede de Entrega de Conteúdo) lançado em 2009.

Mas o que é uma CDN?

Para explicar o que é uma Rede de Entrega de Conteúdo, imagine o seguinte…

Toda vez que você acessa um site, o conteúdo dele é baixado para o seu dispositivo, certo?

Esses arquivos, antes de serem baixados por você, são hospedados em servidores. Só que esse conteúdo não está armazenado exatamente em único lugar.

É aí que entra a CDN.

Ela funciona como uma teia de dispositivos com o objetivo de regionalizar o armazenamento desses dados.

Qual o resultado?

A CDN faz o conteúdo ser baixado e distribuído de uma maneira muito mais eficiente, o que diminui a latência (o tempo de resposta) e aproveita melhor a largura da sua banda de internet.

Eles fazem isso espalhando (em forma de cache) os arquivos em diversos outros lugares do planeta, de acordo com a demanda, tornando ele bem mais acessível quando for solicitado.

Hoje, o Amazon CloudFront tem mais de 200 pontos em todo o mundo.

No Brasil, existem pontos em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Vantagens do CloudFront

  • Disponibilidade: com uma CDN, você pode aumentar, se bem configurada, a disponibilidade da sua aplicação digital.
  • Latência: com o Cloudfront você consegue diminuir a latência (ou seja, o atraso), embora não existam tantos pontos no Brasil.
  • Segurança: uma rede de entrega de conteúdo também pode servir como um “escudo” ou “firewall” contra ataques iniciais como o famoso DDoS. Isso sem falar na possibilidade de usar SSL/TLS para entrega.

Amazon RDS

Amazon RDS

O Amazon RDS (Relational Database Service, ou serviço de banco de dados relacional) é um dos principais serviços do Amazon Web Services (AWS).

Como o nome já indica, ele é um “gerenciador” de banco de dados SQL criado e mantido pela própria Amazon Web Services.

Ele consegue suportar um número interessante de mecanismos de banco de dados diferentes para organização e armazenamento dos dados em empresas.

Além do mais, serviços como gerenciamento, migração, backup e até mesmo aplicação de patches são bem mais fáceis através do RDS.

Contratando o Amazon Relational Database Service você não precisa mais se preocupar na manutenção e administração massiva de banco de dados (como normalmente funciona, quando há um grande volume deles). 

O próprio serviço realiza tarefas automáticas e rotineiras, te poupando um tempo enorme, sem falar da ausência de preocupação envolvendo cada um desses processos.

Quais os outros benefícios do Amazon RDS?

Administração simplificada

O RDS te permite executar e implantar bancos de dados sem a necessidade pesada de provisionamento de uma infraestrutura de instalação e manutenção.

Escalabilidade

Com poucos cliques, é possível alterar (tanto aumentar, quanto reduzir, de acordo com a sua necessidade) os recursos necessários para a execução do seu banco de dados.

Resiliência 

Se a sua equipe provisionar uma instância de um banco de dados, por exemplo, o Amazon Relational Database Service pode replicar tudo de forma síncrona em outra zona de disponibilidade.

Velocidade

Com o Amazon RDS você tem suporte a aplicações que exigem mais dos bancos de dados, podendo escolher entre opções de armazenamento em SSD (bem mais rápido que o convencional).

Segurança

O RDS permite a execução de instâncias de bancos de dados direto na Amazon VPC (Amazon Virtual Private Cloud), que falamos logo acima.

Essa execução e instalação pode ser feita conectando a aplicação por uma VPN criptografada.

Amazon Lambda

Amazon Lambda

O AWS Lambda é um serviço de computação que funciona em um modelo conhecido por “serverless” (sem servidor).

Nele, dá para utilizar as linguagens mais comuns do mercado como Python, Java, Node.JS e Go, e muitas outras, por meio de um custom Lambda Runtime.

Agora… parece bizarro imaginar uma aplicação que funciona sem servidor, não é mesmo?

Mas não é exatamente o que parece.

Como é que uma aplicação pode funcionar sem servidor?

Aí que está… o modelo serverless utiliza servidores, só que ele é gerenciado pelo provedor de nuvem e não pelo usuário.

Dessa maneira, você foca apenas na parte lógica do seu negócio, porque o Amazon Lambda cuida do servidor para você.

E como ele cumpre esse papel, a impressão é que você está trabalhando “sem um servidor”.

Pague apenas o que for utilizado

O modelo de precificação utilizado no AWS Lambda é o “você paga apenas o que usa”.

Isso faz com que o serviço seja muito mais econômico em comparação com o EC2, por exemplo.

Claro que a utilização dele em comparação ao outro depende do tipo da aplicação a ser implementada.

Vantagens do Amazon Lambda

  • Menos código: diferente de uma aplicação online MVC (Model, View e Controller), em que a configuração de conexões com banco de dados, rotas, etc, são obrigatórias… no Lambda é só ir direto ao ponto que a própria plataforma lida com a parte indireta dessa configuração para você.
  • Escalabilidade imediata: caso aconteça da sua aplicação receber um pico exagerado de acessos, dá para escalar automaticamente, possibilitando assim o atendimento de mais clientes. A AWS é responsável por gerenciar a infraestrutura geral. Em outras palavras, ela gerencia o espaço e recursos alocados se necessário.

Amazon EBS

Amazon EBS

O Amazon EBS é um dos principais serviços da Amazon Web Services. 

Conhecido também por “Amazon Elastic Block Store” (armazenamento de blocos elásticos), ele armazena blocos com alta performance, o que facilita a integração com outro serviço que já falamos aqui, o Amazon Elastic Cloud (EC2).

Para negócios que precisam de muito armazenamento, o Amazon EBS é um serviço extremamente recomendado.

Através dele você pode realizar transferências de taxas altíssimas de dados e consumo intenso de transações da aplicação.

De forma geral, o EBS é utilizado principalmente para o gerenciamento de bancos de dados relacionais ou até mesmo não relacionais, para aplicativos em forma de containers (bem comuns em análises em Big Data), para aplicações que possuem um fluxo intenso de arquivos como imagens, vídeos e outros.

Quais os principais benefícios do Amazon EBS?

Performance muito alta

Um volume EBS tem um desempenho interessante que pode lidar até mesmo com cargas exigentes. 

Um belo exemplo disso é que são empresas como a SAP, Microsoft e Oracle que utilizam o Amazon Elastic Block Store para armazenar seus dados.

A vantagem está também na ferramenta FSR.

Ela é uma ferramenta de snapshot que realiza recuperação de imagens de disco em qualquer momento.

Assim, é possível recuperar os dados e "voltar no tempo", se algum problema acontecer.

Facilidade de uso

Pelas possibilidades oferecidas, é comum achar que a interface do Amazon EBS é complexa e difícil de utilizar.

Pelo contrário.

Para você ter ideia, existe a ferramenta DLM (Data Lifecycle Manager, ou Gerenciador do ciclo de vida de dados), que possibilita automação do sistema de snapshots (que falamos logo acima) sem nenhuma cobrança extra.

Disponibilidade de quase 100%

O Amazon Elastic Block Store tem a disponibilidade de 99,9999999%. 

A taxa anual de falha é de no máximo 0,2%.

Como eles conseguem oferecer essa disponibilidade?

Graças às diversas zonas de disponibilidade espalhadas pelo planeta, se algum erro acontecer, as outras zonas são utilizadas para suprir a falha. 

Claro que em alguns casos mais raros, como já aconteceu, alguns serviços da Amazon Web Services podem ficar indisponíveis.

Algo que a empresa sempre realiza a correção o mais rápido possível.

Amazon EFS

Amazon EFS

O Amazon EFS (Elastic File System, ou sistema de arquivos elástico) é um serviço oferecido pela Amazon Web Services, a AWS, que permite o gerenciamento de um sistema de arquivos escalável e elástico em formato NFS.

A criação do Amazon EFS foi pensada no desenvolvimento sob demanda em uma escala enorme, de até petabytes (o equivalente a 1000000 GB).

Sim, estamos falando de mais de um milhão de Gigabytes.

Assim, os aplicativos desenvolvidos não sofrerão interrupções, além da capacidade de aumentar ou diminuir de acordo com a adição ou remoção dos arquivos.

Qual a vantagem?

A ausência da necessidade de gerenciamento constante.

Além do mais, o EFS tem foco em projetos que compartilham dados massivamente, podendo ser acessados, de forma paralela, diversas instâncias EC2.

Também existem diversos outros benefícios, como:

Segurança

O Amazon EFS é extremamente seguro, porque ele possui uma infraestrutura com foco no acesso de arquivos de forma otimizada.

Além de disponibilizar, por exemplo, ferramentas como o Amazon VPC, IAM e POSIX que fornecem recursos de permissões (algo essencial quando se trata de segurança).

Economia

Parecido com boa parte dos serviços da AWS, você só paga pelo que utiliza.

Se isso já não fosse benefício suficiente, o EFS possui a ferramenta ELM que permite migrar os arquivos que são menos acessados para um compartimento específico, o que reduz até 92% das despesas.

Conclusão

Como já dito anteriormente, a Amazon Web Services (AWS) é um pacote de serviços digitais em nuvem focado em soluções específicas para empresas.

A lista de serviços é imensa e com certeza cada um deles (ou até mesmo um conjunto específico deles) é ideal para um tipo de aplicação diferente.

Aplicações essas que podem ser extremamente simples ou altamente complexas.

Como os recursos do AWS são bem técnicos e específicos, é necessário, muitas vezes, um período de adaptação e aprendizado que, com certeza, é essencial para usufruir ao máximo dos serviços.

Não apenas pelos benefícios surpreendentes e escaláveis, mas também pela economia, uma vez que você tende a pagar apenas pelo que foi utilizado.

Afinal de contas, se empresas como a CVC, iFood, Alexa, Netflix e Nubank usam o Amazon Web Services, é porque o AWS é confiável e, de maneira evidente, o investimento vale muito a pena.

Avaliação Amazon AWS por : nota 4.7
0 de 500 até 3 Ofertas:
$ Em estoque
$ Em estoque
$ Em estoque

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis