Hospedagem ilimitada: verdade ou mito?

Um assunto polêmico é a existência da hospedagem ilimitada, que a seguir veremos se ela realmente existe.

Hospedagem ilimitada é um mito ou realmente existe? Hoje vamos elucidar todas as dúvidas sobre a hospedagem ilimitada, que é bastante popular aqui no Brasil, e você vai entender de uma vez por todas o que uma hospedagem ilimitada entrega para o cliente.

Ao contratar qualquer tipo de serviço é de suma importância entender o que ele oferece para que não sejam criadas expectativas insuperáveis. No caso de uma hospedagem de site, entender o conceito da hospedagem ilimitada evita dores de cabeças e problemas com seu site.

Como funciona a hospedagem ilimitada

A hospedagem ilimitada não significa hospedagem infinita, trata-se de um serviço que oferece espaço em disco, transferência e domínios ilimitados, porém com recursos como memória, CPU e largura de banda limitados.

Por se tratar de um servidor compartilhado, todos esses recursos são divididos entre os clientes. Imagine uma centena de clientes utilizando o mesmo servidor, com recursos ilimitados. Isso seria impossível não é mesmo?

Pelos motivos aqui expostos, fica claro que não teria como uma empresa oferecer um serviço com todos os recursos ilimitados. Então fica evidente que a hospedagem ilimitada não é tão ilimitada assim.

Empresas que oferecem hospedagem ilimitada são bem rígidas no controle de recursos utilizado por cada cliente. Na prática, cada cliente pode utilizar somente uma parcela de memória, CPU e banda. Caso utilize uma quantidade além da permitida pode ser convidado a se retirar do servidor (literalmente é assim).

Quem consome uma grande quantidade de recursos do servidor recebe um e-mail avisando que o site foi tirado do ar ou será retirado caso continue a consumir uma grande quantidade de recursos.

Isso ocorre porque as empresas precisam manter o ecossistema em perfeito funcionamento para garantir que todos os clientes utilizem uma parcela do servidor, sem prejudicar os demais clientes hospedados no mesmo servidor.

Existe hospedagem ilimitada que oferece 30 dias para teste, onde é possível solicitar a devolução do seu dinheiro caso não fique satisfeito com a qualidade do serviço. Na prática, é como se ela oferecesse 30 dias de hospedagem grátis.

Para quem é indicada a hospedagem ilimitada

Que a hospedagem ilimitada não é tão ilimitada assim não temos dúvidas. A pergunta que deve ser feita é se você consegue tirar algum proveito deste tipo de serviço.

No início da internet era muito caro contratar uma hospedagem de sites. E era comum ter que pagar por cada site hospedado, independentemente do número de visitas que eles recebiam.

Com o surgimento da hospedagem ilimitada ficou tudo mais fácil e barato. É possível hospedar uma dezena de sites pagando muito pouco, desde que eles tenham um número de acessos baixo.

Essa é a vantagem da hospedagem ilimitada, você pode hospedar vários sites na mesma conta de hospedagem, pagando um valor muito pequeno.

A hospedagem ilimitada é, portanto, uma ótima opção para quem tem mais de um site ou para quem tem um site com um número razoável de visitantes e não quer pagar por serviços que limitam até a transferência mensal.

O que acontece quando ultrapassa os limites da hospedagem

Ao ultrapassar os limites definidos em contrato para a hospedagem ilimitada você fica sujeito a sofrer diversas penalidades contratuais, vai depender única e exclusivamente dos critérios adotados pela empresa.

Cada empresa define limites e penalidades diferentes. Mas no geral, o contrato que o cliente aceita sem ler diz que o site poderá ser retirado do ar caso ultrapasse os limites de uso do CPU e memória.

Normalmente o limite é fixado em 25% dos recursos totais disponíveis no servidor. Basta olhar a quantidade de memória e CPU oferecidos pelo servidor, você só vai poder usar, no máximo, 25% disso. Essa é a regra geral.

Não precisa nem fazer contas para saber que se apenas 4 clientes utilizarem os 25% ao mesmo tempo sobrecarregaria o servidor ao ponto dele não receber mais acessos. A grande sacada deste tipo de serviço é que na grande maioria dos casos os clientes não chegam nem perto de usar uma quantidade grande de recursos. Por esse motivo eles colocam dezenas ou até centenas de clientes no mesmo servidor.

O que a hospedagem ilimitada oferece

Abaixo você confere os recursos oferecidos pela hospedagem ilimitada:

Domínios ilimitados

Com domínios ilimitados é possível hospedar quantos sites desejar, na mesma conta de hospedagem, e sem pagar nenhum adicional por isso. Desse modo você tem flexibilidade para criar diferentes contas de e-mails, sites, blogs e até lojas virtuais, com diferentes domínios, usando os recursos do mesmo plano de hospedagem.

A maior vantagem da hospedagem ilimitada é poder ter quantos domínios quiser. Além da vantagem financeira, existe a questão prática de poder administrar diversos domínios num único lugar.

A única desvantagem, neste caso, é que todos os domínios hospedados vão compartilhar o mesmo endereço IP. Para quem pretende utilizar diversos domínios como estratégia de SEO, a hospedagem compartilhada pode não ser a melhor opção.

Para o usuário convencional, que vai hospedar vários sites e não vai tentar enganar os buscadores com uma estratégia de fazenda de links, a hospedagem compartilhada ilimitada é uma excelente opção e com um ótimo custo-benefício.

As melhores hospedagem de site do nosso ranking tem planos ilimitados que permitem hospedar vários sites na mesma conta de hospedagem.

Espaço em disco ilimitado

A hospedagem ilimitada oferece espaço de armazenamento ilimitado para os arquivos do seu site. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com o espaço ocupado por seu site.

Importante salientar que espaço ilimitado não é o mesmo que número de arquivos ilimitados. É permitido utilizar quanto de espaço desejar do servidor “ilimitado”, mas geralmente a quantidade de arquivos não pode ultrapassar 250.000.

As empresas de hospedagem ilimitada têm uma política de limitar o número de inodes do servidor. Cada arquivo, script ou e-mail representa um inode, o que na prática quer dizer que você pode ter até 250.000 arquivos (contando os scripts, arquivos de log, backups e e-mails do servidor).

 Ah, os e-mails e anexos de e-mails ocupam espaço no disco e entram na contagem de inodes do servidor. Provavelmente você nunca tenha ouvido falar em inode antes, mas certamente se você ultrapassar esse limite terá sérios problemas com a impossibilidade de criar novos arquivos...

O valor máximo de inodes varia de empresa para empresa, algumas podem ter um limite muito baixo como 40.000. Portanto, não olhe apenas o espaço em disco, é preciso ver também o limite de inodes. No caso de uma melhor hospedagem de site ela oferece na faixa de 250.000 inodes.

Transferência ilimitada

Sempre que um usuário acessa seu site ocorre a transferência de diversos arquivos do servidor da hospedagem para o navegador dele. Todo dado que trafega durante essa transferência é computado pelas empresas de hospedagem, que podem limitar essa transferência de dados.

A transferência mensal ilimitada garante que não haverá taxas extras ou limites de dados transferidos. Isso é um ponto positivo da hospedagem ilimitada, visto que não há chance de ser penalizado por ultrapassar o limite mensal de transferência de dados.

Só quem já utilizou um serviço de hospedagem com tráfego limitado sabe o quanto é variável e difícil de controlar a quantidade de dados transferido pelo site. Esse é um dos motivos pelo qual a hospedagem ilimitada faz tanto sucesso.

Contas de e-mails ilimitadas

Com a hospedagem ilimitada é possível criar quantas contas de e-mails desejar, não existe limite para isso. A única limitação fica por conta do espaço em disco que pode ser utilizado pelas mensagens.

O espaço para armazenamento de mensagens de e-mails é compartilhado com os arquivos do site. Isto é, caso o plano contratado tenha limite de espaço em disco, o espaço para e-mails contará com a mesma limitação, pois também utiliza espaço de armazenamento no disco.

Mas é importante ficar atento, pois cada empresa possui uma dinâmica diferente no que diz respeito a espaço para e-mails. Algumas empresas vendem hospedagem ilimitada com contas de e-mails ilimitadas, mas com um determinado espaço em disco para armazenamento de mensagens de e-mails.

Lembre-se também que a quantidade de e-mails suportada também vai depender do limite de inodes imposto pela empresa de hospedagem. De nada adianta um espaço de armazenamento muito grande se possui um número de inodes baixo.

Normalmente, o usuário pouco utiliza do espaço em disco para e-mails. Por isso a questão da limitação do espaço para e-mails não chega a atrapalhar. Mas se você tem necessidade de enviar e receber muitos e-mails, é de suma importância ficar atento a esses limites das contas de e-mails.

Banco de dados ilimitados

A quantidade de bases de dados é ilimitada nos serviços de hospedagem ilimitada e o espaço para dados é compartilhado com os demais arquivos do site. Isso quer dizer que para saber o limite de dados é preciso avaliar a quantidade de espaço em disco disponibilizado pela empresa de hospedagem.

Essa limitação pode variar de acordo como banco de dados. O MySql, que é o banco de dados mais popular e utilizado pelo WordPress, costuma haver limites bem generosos ou nenhum limite.

No caso de banco de dados como PostgreSQL, SQL Server, Firebird e outros menos populares os limites costumam ser bem inferiores. Por esse motivo deve ser verificado qual o banco de dados utilizado pela aplicação que você deseja usar no servidor e as limitações que ele tem.

Como escolher uma melhor hospedagem ilimitada

A escolher da melhor hospedagem ilimitada depende da análise de alguns fatores importantes, tais como:

1. Limitações do serviço

Todo serviço de hospedagem de site, seja ele ilimitado ou não, possui algumas limitações. No caso de uma hospedagem vendida como ilimitada é preciso observar as limitações de disco, inodes, transferência mensal e capacidade de rede.

2. Suporte

O suporte é um item essencial que deve ser analisado com cautela ao contratar uma hospedagem do tipo ilimitada. Isso se deve ao fato que, em caso de problemas ou dificuldades técnicas, a equipe de atendimento deverá agir de forma proativa para resolver os erros e elucidar as dúvidas.

3. Confiabilidade

A contratação de uma empresa confiável é a chave para o sucesso de qualquer site ou blog. Serviços de baixa qualidade, que vivem deixando os sites fora do ar, são extremamente prejudicais por oferecer ao usuário uma experiência de navegação ruim, o que acaba gerando punições por parte dos buscadores.

4. Preço

Apesar de não ser um fator determinante na contratação da melhor hospedagem de site, o preço acaba sendo importante por ter grande influência na contratação do serviço. É bom destacar que não existe uma relação direta entre preço e qualidade. No geral, é possível contratar uma hospedagem de site ilimitada por um preço bem em conta.

5. Segurança

Todo projeto baseado na internet precisa ter o fator segurança muito bem avaliado, visto que a falta dela pode gerar um desastre de proporções imagináveis. A final, ter um site hackeado e dados de clientes expostos é um problema muito sério e que pode gerar consequências legais.

6. Velocidade

Um site rápido garante uma boa experiência de navegação ao usuário e permite alcançar melhores resultados nos principais buscadores (SEO). E esse melhor resultado pode ser alcançado apenas contratando uma hospedagem de site ilimitada de qualidade.

Perguntas frequentes

Quantos domínios posso colocar em uma hospedagem ilimitada?

A hospedagem ilimitada permite hospedar sites ilimitados, ou seja, permitem um número ilimitados de domínios na mesma conta de hospedagem.

Mas não tenha isso como se a hospedagem fosse suportar 1.000 domínios com 200 mil visitas diárias cada um. Para ser realista, um serviço compartilhado está muito longe de suportar isso de visitantes em um único domínio.

Hospedagem ilimitada: posso revender o serviço?

As empresas de hospedagem não permitem a revenda de hospedagem quando contratado o plano compartilhado, mesmo que seja do tipo hospedagem ilimitada. Somente o serviço de revenda de hospedagem, VPS ou cloud que é permitido realizar a revenda ou sublocação do serviço de hospedagem.

Hospedagem ilimitada é boa para hospedagem?

Hospedagem ilimitada é uma excelente solução de hospedagem para sites pequenos e médios. Um site com até 100 mil visitantes por mês, desde que bem otimizado, é muito bem atendido pelos serviços de hospedagem ilimitada.

Hospedagem ilimitada é confiável?

A confiança do serviço é de acordo com a empresa contratada. Ao escolher uma melhor empresa de hospedagem de site, o serviço de hospedagem ilimitada será confiável e seguro.

Hospedagem ilimitada 30 dias grátis?

Algumas empresas oferecem 30 dias grátis para testar o serviço, onde você realiza a contratação do serviço e, caso não fique satisfeito, pode pedir e devolução do seu dinheiro dentro de 30 dias.

Deixe um comentário

*Condições no site