11 Ferramentas para Monitorar Uptime de Sites

Descubra quantas vezes seu sita anda caindo durante o dia utilizando essas ferramentas para monitoramento de uptime do servidor.

Seja avisado quando seu site ficar fora do ar e evite ser punido pelos buscadores devido a indisponibilidade. Muitos sites tem dificuldade de ranquear no Google por conta de serviços ruins de hospedagem  de site, mas o proprietário não se da conta da quantidade de vezes que o site fica offline.

As ferramentas de monitoramento de uptime servem justamente para identificar esses casos. Desse modo é possível tomar as providências cabíveis. Ao realizar o monitoramento do uptime fica mais fácil reclamar com a empresa de hospedagem de site porque você tem registrado o histórico de todas as vezes que o site ficou fora do ar.

Em qualquer sistema a disponibilidade é um fator importante, porque a falta deste causa transtornos ao usuário. No caso de um site não seria diferente, é por isso que os principais buscadores punem sites que ficam fora do ar com frequência.

Nesse artigo, apresentaremos a importância de monitorar uptime em serviços web. Além disso, separamos uma lista com as 10 melhores ferramentas para monitoramento de uptime em seu site ou outro serviço de rede.

O que é uptime?

O uptime é o tempo de disponibilidade de um site ou sistema ao longo de um determinado período. Ou seja, ele permite calcular o tempo que o site fica disponível para ser acessado pelos usuários.

É o inverso de downtime, pontuação referente ao tempo de interrupção de um sistema. Em hospedagem de site, quanto maior é o uptime, melhor será a disponibilidade do serviço e menor a chance de ser punido pelo Google por ficar com o site fora do ar com frequência.

Por esse motivo, analisar o serviço de hospedagem é muito importante antes de contratar qualquer plano. Em uma escolha ruim, isso pode acabar influenciando negativamente não só o uptime do seu site, mas também o seus negócios também. Portanto, contrate uma melhor hospedagem de site para não sofrer nenhum tipo de punição do Google.

Por que devemos monitorar o uptime?

O monitoramento do uptime é essencial para determinar o quanto um serviço de hospedagem de site fica online. Com isso, um software de monitoramento de uptime permite verificar a disponibilidade de vários tipos de servidores, como servidor DNS, servidor de e-mail, servidor virtual, entre muitos outros. Além disso, a maior parte das aplicações de monitoramento oferecem relatórios, facilitando o diagnóstico e correção dos erros o mais rápido possível.

Muitas empresas também utilizam softwares de monitoramento de uptime para analisar o tempo de atividade de seus serviços e preparar contramedidas em casos de falhas de disponibilidade. Sendo assim, nos tópicos a seguir, apresentaremos uma lista com as melhores ferramentas para monitoramento de uptime do mercado.

O grande problema de não usar uma ferramenta para monitorar o uptime é que o seu site pode cair várias vezes durante o dia e você nem vai ficar sabendo. As ferramentas de monitoramento verificam o site a cada minuto, coisa que nós não conseguimos verificar manualmente com tanta frequência.

Um site ou loja virtual fora do ar com frequência é um problema mais sério do que você pode imaginar. E não estamos falando apenas dos transtornos causados ao usuário, os buscadores punem esses sites com perda de posições.

Melhores ferramentas para monitorar o Uptime

As 10 melhores ferramentas para monitorar o uptime do seu site são:

1. UptimeRobot

Monitor de Uptime UptimeRobot

O UptimeRobot é o monitor de uptime mais popular do mercado. Ele oferece um plano totalmente gratuito, sendo utilizando por mais de 600 mil usuários ativos. Uma das características do UptimeRobot é a possibilidade de monitorar diferentes sites ao mesmo tempo. Além disso, a aplicação possui muitos outros recursos, como armazenamento de registros, notificações via SMS e também verifica o downtime em diferentes localidades.

Atualmente, o UptimeRobot possui dois planos, o Free e o Pro. A diferença entre eles, você pode conferir logo a seguir:

Plano FREEPlano PRO
Número de sites5050
Intervalo de verificação5 minutos1 minuto
Armazenamento de log3 meses24 meses
Notificação por TelegramSimSim
Notificação por E-mailSimSim
Notificação por SMSNãoSim
Notificação por chamadaNãoSim
Monitor de erros SSLNãoSim
Página de status customizávelNãoSim
PreçoGrátis$ 7,00/ mês

Além disso, o UpTime permite o monitoramento de erros de SSL (como certificados HTTPS vencidos e etc.) e também do tempo de resposta do servidor analisado, detectando possíveis instabilidades de serviços.

2. StatusCake

Monitor de Uptime StatusCake

StatusCake é uma ferramenta extremamente poderosa que permite o monitoramento de uptime, além de contar com notificações automáticas e muitos outros recursos para verificar a disponibilidade de serviços. Segundo a própria StatusCake, a ferramenta possui 100 mil usuários ativos, o que inclui grandes companhias, como a Microsoft, Netflix, Zurich, GoDaddy, Chargify, entre outras.

Além disso, StatusCake suporta diferentes protocolos, como TCP, SSH, DNS, SMTP, PING, HTTP, HTTPS, etc. A StatusCake possui planos pagos e também um plano Free, mesmo que o plano grátis seja muito limitado, ainda é possível testar os planos pagos por um período não superior a 7 dias.

Confira a seguir uma lista com todos os planos fornecidos pela StatusCake, são eles

Plano FREEPlano SuperiorPlano Business
Número de sites10100300
Intervalo de verificação5 minutos1 minuto30 segundos
Notificação por TelegramSimSimSim
Notificação por E-mailSimSimSim
Notificação por SMSNãoSimSim
Monitor de erros SSLSimSimSim
Página de status customizávelNãoSimSim
PreçoGrátisR$ 58,33/ mêsR$ 208,33/ mês

3. PingDom

Monitor de Uptime PingDom

PingDom é uma ferramenta que além de oferecer insights sobre o carregamento da página, atua no monitoramento de uptime utilizando recursos extremamente avançados para garantir análises mais detalhadas e precisas.

O PingDom possui recursos de notificação em tempo real, análise de tempo de carregamento de websites, além de contar com mais de 100 servidores espalhados mundialmente. E ele ainda oferece 30 dias grátis para testar os planos pagos.

Infelizmente, o PingDom não possui nenhum plano gratuito, porém existem diversas opções com preços mais acessíveis do que outras plataformas. Com isso, confira abaixo uma lista com os planos fornecidos pela PingDom, são eles (os valores estão em dólar):

  • Plano Starter preço oficial de $ 11.95 por mês, com monitoramento de até 10 sites simultâneos, intervalo de 1 minuto, monitoramento de transações e Page Speed (até 1 site), créditos SMS para notificações (50 por mês);
  • Plano Standard preço oficial de $ 36.00 por mês, com monitoramento de até 50 sites simultâneos, intervalo de 1 minuto, monitoramento de transações e Page Speed (até 3 sites), créditos SMS para notificações (200 por mês);
  • Plano Advanced preço oficial de $ 72.00 por mês, com monitoramento de até 80 sites simultâneos, intervalo de 1 minuto, monitoramento de transações e Page Speed (até 5 sites), créditos SMS para notificações (350 por mês);
  • Plano Professional preço oficial de $ 199.00 por mês, com monitoramento de até 250 sites simultâneos, intervalo de 1 minuto, monitoramento de transações e Page Speed (até 25 sites), créditos SMS para notificações (500 por mês).

4. Monitis Monitor

Monitoramento de Uptime Monitis Monitor

O Monitis é uma plataforma da companhia TeamViewer que conta com diversos recursos de monitoramento de uptime. A plataforma possui diferentes planos para muitas ocasiões, conta com recursos para monitorar uptime em servidores, além de possibilitar o monitoramento em tempo real dos usuários.

Embora o Monitis não ofereça nenhum plano gratuito, é possível testar a plataforma por um período de 15 dias. Além disso, Monitis possui recursos realmente avançados, o seu grande diferencial está no plano personalizado, onde você personaliza seu próprio plano com base nos recursos que precisa. O plano personalizado inclui:

  • Monitoramento de 1 até 10000 sites simultâneos;
  • Mantém o armazenamento de registros por até 2 anos;
  • Intervalo de verificação de 1 minuto;
  • Conta com alertas por e-mail, SMS ou telefone;
  • Possui suporte em tempo real.

5. AppBeat Monitor

Monitoramento de Uptime AppBeat Monitor

O AppBeat Monitor permite o monitoramento de uptime de sites ou de serviços online. Além disso a aplicação possibilita verificar o tempo de carregamento de páginas web e monitoramento de serviços de e-mail que utilizem os protocolos IMPA, SMTP ou POP3. Confira os planos abaixo da plataforma:

  • Plano Standard preço oficial de 4,99 euros por mês, 15 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, limite de 10 SMS por mês;
  • Plano Advanced preço oficial de 49,99 euros por mês, 200 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, limite de 50 SMS por mês;
  • Plano Enterprise preço oficial de 149,99 euros por mês, 500 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, limite de 100 SMS por mês;
  • Plano Elite se trata de um plano customizado, preço pode variar conforme os recursos selecionados.

6. Freshping

Monitoramento de Uptime Freshping

O Freshping (anteriormente chamada de Inspiring) é uma ferramenta dedicada exclusivamente a monitoramento de uptime. Sendo assim, Freshping permite o monitoramento de diferentes serviços. Ela é utilizada por mais de 150.000 empresas, entre elas, podemos citar a Honda, Boss, Cisco, Tokopedia, SolarCity, American Express, Azimo, Purdue University, HP, entre outras.

O Freshping oferece servidores em 10 localizações espalhadas pelo mundo e permite enviar notificações para informar do status do seu site. Com isso, confira a lista de planos a seguir:

  • Plano Free com monitoramento de até 50 sites simultaneamente, totalmente gratuito, armazena dados até 6 meses, 10 usuários, verificação a cada 1 minuto;
  • Plano Blossom com monitoramento de até 60 sites por apenas $ 11 dólares/mês, armazena dados até 12 meses, 12 usuários, verificação a cada 1 minuto;
  • Plano Garden com monitoramento de até 80 sites por apenas $ 36 dólares/mês, armazena dados até 24 meses, 20 usuários, verificação a cada 1 minuto;
  • Plano Estate com monitoramento de até 100 sites por apenas $ 72 dólares/mês, armazena dados até 24 meses, 20 usuários, permite pausar o monitoramento em períodos de manutenção, verificação a cada 1 minuto.

7. Site24x7

Monitoramento de Uptime Site24x7

O Site24x7 é uma ferramenta de monitoramento de desempenho e verificação de uptime em servidores, contando com diversas funcionalidades avançadas e básicas. Ele também conta com planos para diferentes usos, sendo um deles grátis por 30 dias ou pagos. O Site24x7 permite o monitoramento com servidores espalhados em mais de 90 locais.

Além disso, oferece monitoramento de diferentes serviços, tais como HTTP, HTTPS, FTP, DNS, Page Speed, Web Transaction, servidores IMAP e SMTP, certificados SSL/TLS, entre outros.

Confira abaixo uma lista com os planos e preços do serviço Site24x7, são eles:

  • Plano Starter preço oficial de $ 9 dólares por mês, 10 websites ou servidores, 500 MB logs, 5 diferentes interfaces de rede (monitoramento), 50 créditos de SMS/voz por mês;
  • Plano Pro preço oficial de $ 35 dólares por mês, 40 websites ou servidores, 500 MB logs, 5 diferentes interfaces de rede (monitoramento), 150 créditos de SMS/voz por mês;
  • Plano Classic preço oficial de $ 89 dólares por mês, 100 websites ou servidores, 500 MB logs, 10 diferentes interfaces de rede (monitoramento), 250 créditos de SMS/voz por mês;
  • Plano Enterprise preço oficial de $ 225 dólares por mês (personalizável, recomendado para grandes volumes), possui os mesmos recursos do plano Enterprise.

8. WebGazer Monitor

Monitoramento de Uptime WebGazer Monitor

O WebGazer é um monitor de uptime para serviços, verificando periodicamente o status do seu site, notificando em caso de interrupção do servidor. O WebGazer pode monitorar o seu site ou outro serviço HTTP. Além disso, o WebGazer Monitor oferece planos gratuitos e pagos, incluindo acesso de 14 dias aos planos mais avançados da plataforma.

Confira abaixo uma lista com os planos e preços do serviço WebGazer:

  • Plano Free com até 1 monitor, totalmente gratuito, usuário único, 1 alerta de notificação, não fornece notificação por SMS, verificação a cada 5 minutos;
  • Plano Startup com até 5 monitores, preço oficial de $ 5 dólares por mês, 2 usuários, 2 alertas de notificação, 4 créditos para SMS e chamadas de notificação, verificação a cada 1 minuto;
  • Plano Growth com até 25 monitores, preço oficial de $ 15 dólares por mês, 10 usuários, 10 alertas de notificação, 16 créditos para SMS e chamadas de notificação, verificação a cada 1 minuto;
  • Plano Premium com até 75 monitores, preço oficial de $ 50 dólares por mês, 40 usuários, 50 alertas de notificação, 50 créditos para SMS e chamadas de notificação, verificação a cada 1 minuto.

9. UpTrends

Monitoramento de Uptime UpTrends

O UpTrends é uma ferramenta para monitorar o seu site em qualquer lugar do mundo, informando o status e enviando alertas por e-mail sempre que uma interrupção for detectada. O UpTrends oferece diferentes planos, desde os mais simples até os mais avançados. Confira a lista de planos e preços do UpTrends a seguir:

  • Plano Starter (monitoramento básico) – custando $ 11,67 dólares por mês, 10 monitores, verificação a cada 1 minuto, 60 créditos de alerta para SMS, suporte por e-mail, 1 usuário;
  • Plano Premium (monitoramento básico) custando $ 33,51 dólares por mês, 50 monitores, verificação a cada 1 minuto, 240 créditos de alerta para SMS, suporte por e-mail, 4 usuários;
  • Plano Professional (monitoramento básico) custando $ 163,37 dólares por mês, 250 monitores, verificação a cada 1 minuto, 600 créditos de alerta para SMS, suporte por e-mail, 7 usuários;
  • Plano Business (monitoramento avançado) a partir de $ 27,95 dólares por mês, plano totalmente personalizável, verificação a cada 1 minuto, monitoramento Multi browser, monitoramento de transações, 600 créditos de alerta para SMS, suporte por e-mail e telefone; usuários ilimitados;
  • Plano Enterprise (monitoramento avançado) a partir de $ 50,57 dólares por mês, plano totalmente personalizável, verificação a cada 1 minuto, monitoramento Multi browser, monitoramento de transações, 1200 créditos de alerta para SMS, suporte por e-mail e telefone, usuários ilimitados.

10. Happy Apps Monitor

Monitoramento de Uptime Happy Apps Monitor

O Happy Apps é uma aplicação sofisticada dedicada ao monitoramento de uptime em diferentes serviços, tais como sites, MongoDB, Ping, Socket, HTTP, entre outros. Ainda assim, o Happy App fornece agentes para monitoramento de servidores em nuvens privadas, públicas ou híbridas.

Confira abaixo uma lista de planos oferecidos pela plataforma Happy Apps, são eles:

  • Plano Intro totalmente grátis, 3 monitores simultâneos, verificação a cada 5 minutos, histórico mantido por no máximo 3 dias, sem alerta via SMS, alerta ilimitado via e-mail;
  • Plano Basic custando $ 9,95 dólares por mês, 25 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, histórico mantido por no máximo 30 dias, 20 alertas SMS, alerta ilimitado via e-mail;
  • Plano Standard custando $ 49,95 dólares por mês, 50 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, histórico mantido por no máximo 60 dias, 200 alertas SMS, alerta ilimitado via e-mail;
  • Plano Advanced custando $ 199,95 dólares por mês, 250 monitores simultâneos, verificação a cada 1 minuto, histórico mantido por no máximo 90 dias, 500 alertas SMS, alerta ilimitado via e-mail;
  • Plano Enterprise custando $ 499,95 dólares por mês, monitores ilimitados, verificação a cada 1 minuto, histórico mantido por no máximo 2 anos, 500 alertas SMS, alerta ilimitado via e-mail.

11. UpTimia Monitor

Monitoramento de Uptime UpTimia Monitor

O UpTimia Monitor também oferece monitoramento de uptime para HTTP, HTTPS, DNS, TCP, UDP, e-mails e muitos outros. Além disso, também permite o monitoramento de transações web, suporta múltiplos usuários e conta com 5 data centers localizados em todos os continentes. Atualmente, o UpTimia conta com mais de 10.000 empresas que utilizam o serviço, entre elas, se destacam a Pepsi, Akamai, TTM Technologies, SkyWest Airlines, Nokia, entre muitas outras.

Confira abaixo uma lista com os planos e preços dos serviços da UpTimia:

  • Plano Starter (para pequenos sites) preço oficial de $ 9 dólares por mês, 10 monitoramentos simultâneos (intervalo de 1 minuto), 75 mensagens SMS grátis, 1 usuário;
  • Plano Standart (para pequenos sites, plano com recursos avançados) preço oficial de $ 29 dólares por mês, 50 monitoramentos simultâneos (intervalo de 1 minuto), 150 mensagens SMS grátis, 5 usuários;
  • Plano Advanced (para médias empresas) preço oficial de $ 79 dólares por mês, 150 monitoramentos simultâneos (intervalo de 30 segundos), 300 mensagens SMS grátis, 15 usuários;
  • Plano Enterprise (para grandes empresas) – preço oficial de $ 159 dólares por mês, 500 monitoramentos simultâneos (intervalo de 30 segundos), 750 mensagens SMS grátis, 50 usuários.

Conclusão

Existem inúmeros serviços para monitoramento de uptime de sites. Com isso, tais opções fornecem muitos outros recursos, básicos ou avançados. Para acompanhar tudo o que acontece em seu site. Na maior parte das vezes, um plano básico pode ser o ideal, mas caso tenha muitos servidores que precisam ser monitorados constantemente, é necessário consultar planos mais completos.

Nesse artigo, mostramos a importância de monitorar constantemente a disponibilidade do seu site. Esperamos que tenha gostado! Não deixe de conferir outras leituras relacionadas!

Deixe um comentário

*Condições no site