6 fatores a se considerar ao contratar uma hospedagem de site

Diversos fatores podem comprometer a classificação nos buscadores e o acesso ao seu site. Entre estes fatores, está a hospedagem. O servidor que você escolhe e as condições em que hospeda sua página contribuem para um desempenho melhor nos resultados de buscas.

Imagine que você está pensando em fazer uma viagem para o exterior. Com certeza vai conferir inúmeros hotéis, pousadas ou hostels levando em consideração fatores como segurança, limpeza, privacidade, alimentação, proximidade do que você quer conhecer e, como não poderia deixar de ser, o preço que está disposto a pagar.

Quando contrata uma hospedagem, sabe que ela terá impacto sobre a sua experiência. Um hotel com histórico de pertences de hóspedes sumindo dos quartos ou localizados em bairros perigosos poderão rapidamente ser descartados. Quem procura mais intimidade numa viagem a dois não vai escolher um quarto com banheiro compartilhado. Quem curte a vida noturna de uma cidade grande não vai optar por um local de difícil acesso.

Com a hospedagem do seu site a lógica é a mesma: quando você junta os elementos certos e escolhe o melhor para o seu público, ao invés do mais barato para o seu bolso, a chance de ser encontrado facilmente nos sites de busca aumenta consideravelmente.

Confira abaixo alguns dos quesitos principais para se levar em consideração na hora de escolher uma hospedagem de site e melhorar a experiência do seu público:

1. Tempo de disponibilidade

Voltando à metáfora, imagine um hotel onde você tem apenas uma hora no dia para check-in ou check-out, que não funciona em um dia específico da semana ou que simplesmente não avisa quando vai funcionar ou não. Isso seria bastante frustrante para o cliente, não é?

Se o seu site faz o mesmo, não é só o cliente que vai reclamar: as ferramentas de buscas têm indicadores para saber a disponibilidade do site e, com isso, podem diminuir o ranqueamento das páginas do seu site por apresentar instabilidades frequentes ou que ficam muito tempo fora do ar.

Também chamado de uptime, este tempo de disponibilidade costuma ser apontado como um diferencial de venda das empresas de hospedagem de site, e não é difícil encontrar opções que prometem uma disponibilidade de 99,9% a preços razoáveis. Tudo, é claro, vai depender do que você vai precisar para fazer seu site rodar, mas, se você quer fazer a diferença, tem que fazer a diferença na hora que o seu público quiser, não na hora que o seu servidor achar que você deve.

Por esse motivo é importante contratar uma melhor hospedagem de site que ofereça uma garantia de uptime (SLA) de pelo menos 99,9% e que cumpra o valor prometido. É comum as empresas oferecerem e não cumprirem com o uptime acordado. E elas fazem isso porque na grande maioria das vezes o cliente nem percebe o site fora do ar por não acessar naquele momento que ficou offline.

Existem ferramentas que permitem monitorar o uptime do site e que são fundamentais para garantir que não sofra punições por passar tempo demais fora do ar. Ferramentas como essa são bastante úteis por emitirem um alerta assim que o site fica offline, permitindo assim tomar medidas cabíveis para reverter o problema o quanto antes.

2. Velocidade na abertura

Você colocou tudo o que queria em seu site e está orgulhosíssimo do resultado, mas os acessos simplesmente não vêm. Numa conversa rápida com seus amigos, eles dizem que a página demora demais para carregar e alguns até desistem de esperar. Temos aí um dos principais problemas: um site pesado demais ou um servidor lento demais. Se a segunda opção for o caso, a solução é simples. Existem diversas empresas de hospedagem que vendem a velocidade como diferencial e, além de uma rápida migração dos dados, oferecem diversos outros benefícios.

Agora, se o problema for um site pesado, a melhor opção é apostar em uma reformulação, pensando em um layout e conteúdo com download mais rápido, além de uma navegabilidade mais ágil. A velocidade do site afeta diretamente o SEO e melhora o ranqueamento da sua página, além de facilitar o uso para quem navega.

Estudos mostram que a velocidade de acesso de uma loja virtual impacta diretamente nas vendas realizadas. Quanto mais lento for a loja virtual, menor vai ser o montante de vendas. Isso pode ser explicado facilmente pela impaciência das pessoas em navegarem em um site ou loja virtual que demoram para carregar.

No caso do site a lógica é a mesma, quanto mais lento for o site, menos páginas serão acessadas pelos visitantes e menor tempo eles vão passar navegando no mesmo. Nesse caso o serviço de hospedagem lento vai impactar diretamente no sucesso do negócio.

3. Tipo de hospedagem

De novo, assim como podemos escolher ficar em uma pousada, um resort, um plaza cinco estrelas no meio da cidade ou em um hostel escondido no subúrbio, a hospedagem de um site pode ser feita de diversas formas.

Uma delas é a hospedagem compartilhada, e ela lembra bem o esquema de hostel: seu site fica no mesmo lugar que vários outros sites, compartilha das mesmas áreas, dos mesmos riscos, privações e benefícios. Assim como acontece na situação da vida real, as chances de ter algum bem perdido ou roubado é maior quando você não sabe quem pode estar no mesmo local que você.

A diferença é que no caso de contratar uma hospedagem de site compartilhada, escolhendo uma boa empresa de hospedagem os riscos são minimizados porque elas tomam todos as precauções para garantir que nenhum clientes tenha problemas com o serviço.

Existem serviços de hospedagem de sites compartilhadas que oferecem IP dedicado, mas eles são bem raros aqui no Brasil. Esse tipo de hospedagem, por oferecer um IP que é usado exclusivamente por seu site, diminui a chances de você ter problemas causados por outros sites hospedados no mesmo servidor.

No caso da hospedagem compartilhada, é comum as empresas criarem regras rígidas com relação ao envio de e-mails. Isso ocorre porque na hospedagem compartilhada todos possuem o mesmo IP. Caso o servidor venha a entrar numa blacklist por envio de Spam, todos os sites hospedados, que compartilham o mesmo IP, serão prejudicados e muito provavelmente ficaram impedidos de enviar e-mails para grandes serviços como Gmail, Outlook, Yahoo e outros.

4. Segurança e SSL

Segurança é fundamental em tudo, mas ela aparece em quarto lugar aqui porque, de uma maneira ou de outra, os três primeiros pontos abordam esta questão. Um site pode estar instável por ataques ou ameaças. Um servidor pode ser lento pelo mesmo motivo e a hospedagem compartilhada pode fazer seu site “dividir o quarto” com páginas onde atividades como hacks, spams e phishing podem ocorrer (o que seria bem ruim para a reputação do servidor e, consequentemente, do seu site).

Além destes fatores, é importante também investir na segurança da sua página. Atualizar plugins e sistemas previne ataques, e nas responsabilidades do dono da página também incluem monitorar e manter contato com o servidor escolhido. Usar ferramentas externas também é uma ótima pedida para evitar riscos e melhorar o ranqueamento.

O certificado SSL, cada vez mais relevante, foi anunciado pelo Google como diferencial em sua ferramenta de pesquisa. Por isso, é importante saber se a hospedagem de site contratada permite a instalação do certificado SSL. Além dele, opções gratuitas também estão disponíveis, como o Let’s Encrypt. Se a sua página é de pequeno porte, esta economia pode fazer a diferença.

5. Localização

Onde o seu site está hospedado é importante para a experiência do usuário. Por mais virtual que o espaço da internet seja, o servidor ainda é algo físico e, como tal, deve estar em algum lugar. Quanto mais remoto, mais prejudicada poderá ficar a sua classificação nos sistemas de busca. Além do fato de que o carregamento pode ficar mais lento.

Seu site não precisa estar hospedado no Brasil para um público brasileiro, mas é importante estar hospedado em um país onde não ocorra um aumento considerável na velocidade de acesso causada pela distância entre o servidor do diste e o usuário.

Países como Austrália, Japão e Nova Zelândia estão geograficamente muito distantes do Brasil. Por mais que tenhamos redes de última geração interligando todos os países, existe um aumento considerável causado por essa distância.

Sempre que possível contrate um serviço de hospedagem que ofereça servidores no Brasil ou EUA. No caso dos americanos é porque oferecem uma boa infraestrutura de rede e estão a uma curta distância. Sites hospedados na Europa possuem um tempo de carregamento ainda maior.

6. Reputação da empresa

A contratação de uma hospedagem de site desconhecida é um risco. A reputação da empresa é importante sempre que vamos contratar um serviço físico. No caso da hospedagem de site, é imprescindível conhecer a empresa contratada.

É importante ter cuidado ao pesquisar a reputação de uma empresa na internet. Imagine uma empresa popular como a Amazon, com milhões de clientes em todas as partes do mundo, e uma loja virtual ainda desconhecida. Qual das duas vai ter mais reclamações?

Obviamente, quanto mais popular é uma empresa, maior é o número de reclamações. Por esse motivo não devemos analisar de forma absoluta o número de reclamações. Devemos colocar na balança a popularidade da mesma e, principalmente, como a empresa lida com a reclamação.

É importante avaliar, por exemplo, se a empresa responde todas as reclamações em sites como o Reclame Aqui. E se nestas respostas a empresa realmente procura resolver o problema do cliente.

Conclusão

Fator fundamental no sucesso do seu negócio, a contratação de um bom servidor vai ajudar muito seu site a aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa se aliado a uma boa estratégia de SEO. O primeiro passo para o sucesso do seu negócio na internet é a escolha de uma melhor hospedagem de site.

A gente sabe que muitas pessoas não dão a devida importância na escolha da empresa de hospedagem de site. E isso, sem sombra de dúvidas, coloca o sucesso do site em risco. Existem milhares de empresas de hospedagem de sites no mercado. E, assim como ocorre com qualquer tipo de serviço, muito deles só visam o lucro e não se preocupam em oferecer um serviço de qualidade.

É por isso que devemos ter muito cuidado ao contratar um serviço que será fundamental para o nosso sucesso na internet.

Deixe um comentário

*Condições no site