Site lento: o que faz ele ficar assim e 6 passos para deixá-lo muito mais rápido

Ninguém merece ter um site lento. Isso atrapalha a experiência de usuário e te faz perder visitas. Saiba como solucionar isso agora.

site lento

A velocidade de carregamento de um site é, com certeza, uma das métricas mais importantes para alcançar uma maior quantidade de tráfego. Isso significa que ter um site lento te faz perder visitas, ranqueamento nas buscas e até mesmo vendas.

Além disso, independente do algoritmo do Google, ter suas páginas carregando lentamente gera uma péssima experiência de usuário, além de afetar a totalidade da página, gerando problemas em imagens e scripts, que não são mostrados como deveriam. 

Nesse artigo, mostraremos, de forma detalhada, o que deixa um site lento, como acelerar o carregamento das suas páginas e como evitar que ele carregue devagar novamente. Como esse assunto tende a ser um pouco técnico, escreveremos de forma bem “mastigada” para entender todos os conceitos e sair com seu site aparecendo quase que instantaneamente quando acessado.

Tudo isso, só depende da leitura integral desse post. Por isso contamos com a sua participação para colocar todas as dicas em prática e nos perguntar, caso tenha alguma dúvida, nos comentários. Dito isso, vamos ao conteúdo.

Por que ter um site lento é um problema?

Ter um site lento pode ser um problema sério por diversos motivos. Os principais são:

Péssima experiência de usuário

O Google, e qualquer outro buscador, procura oferecer uma experiência perfeita de usuário. Isso significa que ele quer que não haja problemas, erros ou quaisquer situações atípicas ao acessar as pesquisas. 

Quando seu site faz com que a experiência do usuário seja negativa, demorando a mostrar o conteúdo, o Google prioriza outros resultados na busca em detrimento do seu. Isso significa que seu site não será mostrado para quem deveria, te fazendo perder uma quantidade significativa de visitas.

Aumento na taxa de rejeição

A taxa de rejeição de um blog é aquela que define a porcentagem de visitantes que só visualizaram uma página e foram embora. Ela é uma métrica negativa que quanto maior estiver, pior será para o desempenho do seu conteúdo. 

Um site lento faz com que os visitantes abandonem a página, contribuindo diretamente para essa taxa de rejeição. Embora ela seja naturalmente alta, devido à cultura de pesquisar, encontrar a resposta e fechar a página, ter ela acima de um limite saudável pode te fazer perder bastante espaço nas buscas.

Prejuízo nas conversões

Conversão é capacidade de levar o usuário até o objetivo que deseja. Caso tenha um ecommerce, por exemplo, suas conversão são suas vendas. Caso tenha um blog, suas conversões podem ser cadastros em uma lista de e-mails. 

Um site lento, por ter baixo desempenho para o usuário e para o Google, afeta diretamente as suas conversões. Como? Te fazendo perder vendas, cadastros, clientes e visitas. 

Já deu para perceber o quanto esses fatores são relevantes para o sucesso do seu site, não é mesmo? Por causa disso, avaliaremos as causas que fazem um site se mostrar lento.

O que deixa seu site lento?

o que deixa um site lento

A lista do que pode ser um site lento é bem extensa, por isso nos atentaremos nos tópicos mais comuns a respeito.

Excesso de plugins

Ter um site com muitos plugins instalados faz com que ele carregue de forma mais devagar. Afinal de contas, cada extensão ativada é um conjunto de códigos que precisa ser executado antes da página ser mostrada ao usuário. Por isso, acaba influenciando diretamente na velocidade de carregamento.

Falta de otimizações de cache

Otimizações de cache são a utilização da memória interna dos navegadores para acelerar o carregamento de conteúdos da página. De forma geral, por meio de plugins específicos, o site deixa os arquivos mais frequentes na memória do navegador do usuário.

Dessa forma, ao acessar o site uma segunda vez, esses arquivos mais frequentes não precisarão ser baixados novamente, uma vez que já estarão, de forma minimizada, no dispositivo do visitante.

Qual o resultado? Um aumento significativo da velocidade de carregamento das suas páginas. Sendo importante frisar que, de todos os motivos do porquê um site se apresenta lento, a ausência de otimização da cache tende a ser o principal.

Falta de otimizações nas imagens

A falta de otimizações nas imagens do seu site também tende a ser um agravante na velocidade de carregamento dele. Afinal de contas, diferente de texto, que pesam muito pouco no carregamento (por terem kbytes de tamanho apenas), as imagens conseguem chegar facilmente em mega, atrasando demais o carregamento do conteúdo.

A solução para isso é a instalação de plugins de compressão de imagens. Como o nome indica, eles pegam os arquivos de imagens já enviados para o servidor e os deixam bem menores, seja pela redução da qualidade e tamanho de imagens ou pela exclusão de metadados de identificação dos arquivos, que acabam pesando na soma final. 

Vírus

Vírus e malwares tendem a deixar um site lento por utilizar os serviços do provedor para funções criminosas como redirecionamento de tráfego ou downloads automáticos no dispositivo de usuário.

Se for um usuário avançado e já tiver otimizado o site de todas as formas possíveis e, ainda assim, ele continuar lento, é aconselhável realizar uma varredura com plugins e softwares específicos para essa função.

Hospedagem de má qualidade

Essa informação pode surpreender algumas pessoas: A sua empresa de hospedagem pode ser a responsável por manter seu site lento. Logo, é interessante optar por uma que realmente oferece servidores de extrema velocidade, sem ter que gastar rios de dinheiro para isso, é claro. 

Por isso orientamos, se a sua empresa de hospedagem for nova ou desconhecida (temos uma lista das melhores hospedagens de site aqui), fique de olho e reflita se não está na hora de optar por outra mais consolidada no mercado. 

Algumas vezes pode ser necessário trocar de hospedagem de site porque a empresa não atende as necessidades de seu site. A qualidade da hospedagem de site é imprescindivel para ter um site rápido e bem otimizado.

Como resolver um site lento e deixá-lo mais rápido?

site que carrega rápido

Nos tópicos abaixo, abordaremos todas as dicas necessárias para transformar o seu site lento em um com carregamento quase instantâneo. Lembre-se de seguir cada um dos passos à risca.

1. Desative todos os plugins desnecessários

O primeiro passo para deixar seu site mais rápido é desativar todos os plugins que não utiliza ou que não são tão relevantes. Como o WordPress possui milhares de plugins, não há como dizermos qual deve desativar ou não. 

Além disso, há também a questão de plugins serem essenciais ou não dependendo da sua instalação e das suas necessidades. Por isso, avalia cada um dos que está instalado e vá desativando gradativamente até sobrar aqueles realmente necessários. 

Dependendo da quantidade de plugins instalados, apenas esse passo já é o necessário para evitar a lentidão e acelerar o carregamento de forma significativa.

2. Instale um plugin de cache

Existem vários plugins de cache. Os mais utilizados são o WP Super Cache, W3 Total Cache e WP Fastest Cache. Todos cumprem funções semelhantes e possuem vantagens e desvantagens. A única recomendação aqui é escolher o WP Fastest Cache se for um usuário iniciante.

A interface dele funciona por meio de checkboxes e é extremamente fácil utilizá-lo, diferente dos outros que por possuírem funções complexas, que mais atrapalham do que ajudam o uso por iniciantes.

Entretanto, se for um usuário avançado, acreditamos que o W3 Total Cache tem todos os recursos que precisa para acelerar, ainda mais o carregamento das suas páginas.

3. Instale um plugin de otimização de imagens

Para evitar que imagens muito pesadas sejam enviadas ao servidor e que estejam otimizadas ao máximo, de forma a carregarem rapidamente para o usuário, recomendamos o 

Smush – Lazy Load Images, Optimize & Compress Images.

Além do plugin otimizar as imagens automaticamente, ele ainda disponibiliza a função de Lazy Load, que atrasa a exibição das imagens, para que elas não afetem o carregamento. Assim, elas só são mostradas quando o usuário desce a tela do dispositivo, um recurso simples, mas que te faz ganhar muitos pontos positivos para com o Google.

4. Ative a compressão Gzip

A maioria dos plugins de cache já ativam o Gzip por padrão. Então se estiver instalado um dos tópicos acima, não é necessário se importar com isso. Entretanto, se seu site não funciona através do WordPress e ainda assim quer que ele carregue em alta velocidade, escrevemos um tutorial ensinando a ativar o Gzip. 

Para ter acesso a esse tutorial, leia O que é Gzip e porque ele acelera (muito) o seu site.

5. Verifique a existência de vírus

Existem plugins do WordPress que checam a existência de vírus e protegem, ainda mais, a sua instalação contra possíveis ataques. Os mais consolidados na comunidade são o Wordfence Security – Firewall, Malware Scan, and Login Security e All-In-One Security (AIOS) – Security and Firewall.

Os instale, faça o scam de vírus e analise as possíveis vulnerabilidades que sua instalação ou tema podem ter.  

6. Utilize uma hospedagem de alta qualidade

O melhor investimento que seu site pode receber é uma hospedagem de alta qualidade. Mas quais as características de uma boa hospedagem de sites?

  • Uptime real garantido: o seu site precisa, de fato, estar online 24 horas por dia e 7 dias na semana.
  • Suporte efetivo: para te ajudar em alguma situação atípica.
  • Velocidade surpreendente: porque de nada adianta suas páginas estarem acessíveis, mas ter um site lento.

Mas que hospedagem possui toda essa qualidade? A Hostinger! 

A Hostinger é realmente uma escolha excepcional quando se trata de hospedagem de site, com uma ampla base de usuários em todo o mundo e presença em mais de 178 países. O fato de ela ser a escolha do Melhores Hospedagem (sim é a hospedagem que utilizamos) reflete ainda mais sua qualidade e confiabilidade.

A oferta de um construtor de sites gratuito é uma adição ainda mais atraente à sua já impressionante lista de recursos, tornando ainda mais fácil para os usuários criarem e gerenciarem seus sites de maneira eficiente e sem complicações.

Além disso, o selo RA1000 do Reclame Aqui é uma prova concreta da dedicação da Hostinger em oferecer um excelente atendimento ao cliente. O alto nível de satisfação dos usuários é um indicador claro da qualidade do suporte oferecido pela empresa.

Com tudo isso em mente, é seguro afirmar que ela é uma escolha sólida e confiável para quem procura a melhor hospedagem de site. Sua combinação única de recursos avançados, suporte excepcional e preços acessíveis tornam-na uma escolha ideal para quem procura uma solução de hospedagem de alta qualidade, sendo a primeira no nosso ranking.

O plano mais barato (e ainda com muita qualidade) custa a partir de R$12 por mês.

Clique aqui e assine a Hostinger com condições exclusivas.

Dúvidas frequentes sobre site lento

Já fiz todas as alterações e meu site continua lento, o que pode ser?

Se todas as dicas foram seguidas à risca e seu site continua lento, o ideal é entrar em contato com o suporte da sua hospedagem para saber se há algum erro interno do servidor.

Como evitar que meu site fique lento no futuro?

Os plugins de cache e de otimização de imagens já cuidam de otimizações futuras no seu site. Logo, basta mantê-los instalados e ativados. 

Tenho muitos plugins e não sei se eles são necessários, posso excluir mesmo assim?

Pode, mas faça testes antes. Por exemplo, desative um plugin e veja se o seu site continua acessível e funcional como deveria. Faça isso por um até ter desativado todas as extensões desnecessárias.

Conclusão: site lento

No artigo de hoje mostramos, em detalhes, como impedir que seu site se mostre lento e como acelerar a velocidade de carregamento das páginas

Esperamos que o conteúdo tenha sido claro e prático. Se houver qualquer dúvida, sinta-se livre para entrar na seção de comentários logo abaixo e escrever para nossa equipe. Responderemos o mais rápido possível. 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário