Se você está aprendendo sobre hospedagem de sites ou chegou aqui por curiosidade, com certeza a pergunta: “O que é cPanel?” já passou pela sua cabeça. Afinal de contas, esse é um termo muito utilizado na área.
Felizmente, com esse conteúdo completo, será possível entender a fundo qual a verdadeira utilidade do cPanel e como utilizá-lo para facilitar (e muito) a gestão e controle do seu site.
Tudo isso da forma mais didática e simples possível. No entanto, fica o alerta de que embora todo esse conteúdo vá de fato te ajudar, é no dia a dia que se aprende a utilizar o cPanel e a explorar todos os seus recursos.
O que é cPanel e para quê ele serve?
O cPanel é o painel de controle para hospedagem de site mais popular da internet, desenvolvido pela empresa cPanel, LLC. Ele fornece uma interface gráfica com o objetivo de facilitar a administração do servidor web.
O painel de controle cPanel tem funções como:
- Criar banco de dados;
- Configurar contas de e-mails;
- Configurar domínios e subdomínios;
- Instalar CMSs, como o WordPress, em tempo recorde;
- Gerenciar os arquivos da sua hospedagem sem precisar do acesso FTP.
A grande utilidade do cPanel é justamente eliminar a necessidade de um conhecimento muito especializado, tornando qualquer hospedagem fácil de gerenciar, independente do nível do usuário.
O que é uma hospedagem cPanel?
Uma hospedagem cPanel é o nome dado a qualquer hospedagem que utilize o cPanel como painel de controle. Visto que ele é uma aplicação que pode ser instalada pelos proprietários de hosts, é bem comum encontrá-la.
É, por exemplo, o painel de controle padrão de empresas como a HostGator, diferente da Hostinger ou Locaweb que usam painéis próprios. Falaremos sobre eles no decorrer do artigo.
Para usuários iniciantes, a recomendação é optar por hospedagens cPanel, justamente pela ampla gama de tutoriais disponíveis no Youtube. Dessa forma, qualquer dúvida pode ser facilmente encontrada e solucionada.
Prós da hospedagem cPanel
A facilidade para gerir sua hospedagem não é o único benefício de utilizar o cPanel. Com ela, se tem:
- Interface fácil: aprender a utilizar o cPanel é facílimo pelo fato de cada opção estar devidamente agrupada com suas semelhantes. Nos prints que verá nesse artigo, saberá como é fácil cuidar de cada parte da hospedagem.
- Compatibilidade surpreendente: como é uma aplicação feita para rodar em diversos tipos de hosts, ela possui garantia de estabilidade e compatibilidade com navegadores, sejam modernos ou antigos.
- Imensa quantidade de recursos: nossa equipe é composta por criadores de sites e conteúdos com muita experiência. Nenhum deles chegou a utilizar todas as funções do cPanel. Claro que isso se dá em conta à falta de necessidade de gerenciar alguns pontos, mas também pela gama enorme de recursos a serem explorados.
- Instaladores automáticos para qualquer CMS: instalar o WordPress ou outro gestor de conteúdo é algo trabalhoso, principalmente para novos usuários. Felizmente, o cPanel possui instaladores para diversos tipos de sistemas. Com ele, basta adicionar as informações necessárias como título do site, endereço e nome de usuário, para que a mágica aconteça e sua página esteja pronta em segundos.
- Amplo número de tutoriais na internet: o que precisar do cPanel é facilmente encontrado no Youtube. Basta digitar comandos simples como: “Como criar um banco de dados no cPanel”, “como mudar o idioma do cPanel” ou “Como acessar o gerenciador de arquivos do cPanel”.
O que é um painel de hospedagem cPanel?
Um painel de hospedagem cPanel é a forma visual que ele se apresenta para quem acessa. Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo:
Ele agrupa funções específicas guiadas pelas categorias: arquivos, preferências, banco de dados, softaculous, software, domínios, métricas, segurança, avançado e e-mail. Sim, muita coisa. Há também a possibilidade de alguma hospedagem vir com mais ou menos recursos.
Isso acontece porque a empresa responsável pelo servidor pode contratar pacotes adicionais com recursos que servem especialmente para atrair novos clientes. Esses recursos variam em: backups automáticos, procura de erros, etc.
Quem deve usar o cPanel?
Qualquer pessoa que possui um site deveria usar o cPanel. Seja por curiosidade, tendo assim mais controle dos seus arquivos no host, seja por necessidade, ao precisar resolver ou usar alguma função apresentada.
E quando se trata de usuários iniciantes? Esse guia já é um começo, pois logo abaixo ensinaremos cada área do cPanel uma a uma.
Priorizaremos, claro, as mais frequentes e necessárias. E como bônus falaremos das outras que com certeza serão importantes em algum momento.
Por isso, aconselho fortemente a salvar esse artigo nos favoritos do seu navegador. Teremos um conteúdo muito interessante a seguir.
Como usar o cPanel: guia básico
Usar o cPanel é relativamente simples. As configurações são intuitivas e, como dito antes, existem centenas de tutoriais no Youtube.
No entanto, há certo receio e dúvida, principalmente de usuários mais novos nesse meio. Por isso, falaremos sobre cada item a seguir.
Arquivos
A sessão de arquivos do cPanel é a responsável por lidar com aplicações relacionadas a tudo aquilo que está hospedado no servidor. Por isso, é dividido em subcategorias como:
- Gerenciador de arquivos: que possibilita navegar dentre as diferentes pastas do servidor. É uma ótima maneira de entender como o host se porta e como cada pasta tem sua devida função.
- Imagens: usado para converter imagens de um formato para outro, criar miniaturas ou aumentar o tamanho delas.
- Privacidade do diretório: onde se pode criar e gerenciar regras para visualização de conteúdo, um recurso interessante para promover a segurança dos arquivos das pastas. No entanto, deve ser usado apenas por usuários experientes.
- Uso de disco: local em que verifica o quanto da disponibilidade do seu disco (do espaço de armazenamento da hospedagem) foi ocupado. Essa função é importante para servidores com espaço limitado.
- Backup: com as opções backup e assistente de backup.
- FTP: com aplicações como contas FTP, conexões FTP e FTP anônimo. Todas elas servem para acessar o site por via desse protocolo.
- Git Version Control: para gerenciar e criar repositórios GIT, uma tecnologia que permite fazer alterações em um ambiente local para só depois enviá-lo ao servidor. Dificilmente essa opção é utilizada por usuários comuns.
Preferências
A parte de preferências do cPanel tem funções bem definidas. Através delas, se pode alterar o idioma (sendo que provavelmente sua versão já estará em português do Brasil), definir informações de contato, optar pelo endereço de e-mail de recuperação e gerenciar usuários, caso queira dar o acesso para outras pessoas.
Banco de Dados
A sessão de Banco de Dados do cPanel possui diversas funções. As mais utilizadas são o PHPMyAdmin, que oferece uma interface visual para verificar os dados cadastrados em um banco e Banco de dados Mysql (em conjunto com a assistente banco de dados), que te ajuda a criar bases de dados.
Normalmente, o PHPMyAdmin é utilizado mais por programadores PHP, porque através dela é possível notar alterações em tempo real de dados enviados ao banco.
Já a opção Banco de dados Mysql é feita exclusivamente para o usuário comum que deseja criar, editar e excluir bancos, bem como cadastrar usuários.
Softaculous Apps Installer
O Softaculous Apps Installer é uma sessão completa vinculada a um serviço capaz de instalar qualquer CMS (e outras aplicações) em segundos. Essa é a opção mais utilizada, por exemplo, por pessoas que querem instalar o WordPress.
Afinal de contas, basta clicar na opção WordPress (normalmente a primeira) e seguir os passos descritos por ela.
Dessa forma, o banco de dados já é automaticamente criado e vinculado ao usuário, bem como a instalação do CMS mais usado do mundo.
Domínios
Como o nome já indica, a parte de domínios dentro do cPanel é feita para configurar e gerenciar o(s) domínio(s) utilizados no seu site. Através das opções, é possível criar domínios adicionais, subdomínios, domínios alternativos, redirecionamento, assim como também editar a zona DNS.
Todos esses itens são bem complexos e devem ser evitados por usuários iniciantes, a não ser que estejam seguindo algum tutorial muito bem definido.
Métricas
A sessão Métricas tem o objetivo simples de fornecer informações sobre os visitantes do seu site. Embora ela seja relativamente eficiente, é desorganizada, sendo sugerido a utilização do Google Analytics, por exemplo.
Essa aplicação da Google é capaz de oferecer dados mais concretos através de uma visualização otimizada. Principalmente quando se trata das páginas de origem e estimativas do público-alvo.
Segurança
A parte de segurança do cPanel trata diretamente das questões de bloqueio e gerenciamento de acesso aos arquivos, SSH e outras áreas da hospedagem. É uma área usada por usuários avançados.
Avançado
A aba Avançado possui diversas aplicações mais complexas a serem utilizadas. É altamente recomendável não utilizá-la, a não ser em momentos que o suporte da hospedagem te solicita isso.
Os títulos de cada item já são autoexplicativos, mas dificilmente imaginamos uma situação em que precise utilizá-las.
A maior sessão de todo o cPanel. Dentre todas as aplicações mostradas acima, a mais utilizada é a “Contas de e-mail” por te permitir criar, editar, excluir e visualizar caixas de entradas dos usuários cadastrados.
Essa parte normalmente está vinculada aos serviços de e-mail como RoundCube, Horde e SquirrelMail.
Alternativas ao cPanel
Embora o cPanel seja o sistema de gerenciamento de hospedagem mais utilizado, existem outras alternativas. As principais, de acordo com as hospedagens que trabalhamos é o hPanel, da Hostinger e o Painel da Locaweb.
hPanel
O hPanel é tido por muitos como “mais fácil de usar” que o cPanel. Como a Hostinger investe em tecnologia própria, ela criou o hPanel com os mais recentes padrões de usabilidade e experiência do usuário.
Em poucos segundos já é possível entender como funciona cada sessão, sendo fácil explorar o sistema. Por exemplo, cada sessão é dividida pelo menu acima, sem ser necessário tudo numa mesma página causando confusão visual, como é com o cPanel.
Quer saber sobre e-mails? Vá apenas na sessão e-mails. Quer configurar seu domínio? Vá apenas na sessão domínios. Dessa forma, a organização definida pela Hostinger ajuda muito novos usuários.
Painel da Locaweb
O painel da Locaweb é um pouco mais simplificado em design e estrutura. A estrutura dele é básica e mostra as funções através de botões. Com eles, se pode gerenciar a parte principal do site. Caso queira trabalhar em mais configurações, existe o menu acima.
Ele possui os itens: domínios, arquivos e FTP, banco de dados, aplicativos, ferramentas e gerenciamento.
Qual o melhor? cPanel, hPanel ou painel da Locaweb?
Esse item é completamente pessoal. Há quem prefira o painel da Locaweb e quem seja apaixonado pela Hostinger. Para definir “qual o melhor”, vamos usar o critério de “facilidade de uso”.
Em primeiro lugar temos o hPanel! O painel da Hostinger é realmente eficaz, fácil de utilizar e conseguiu corrigir a sensação de “desorganização” muitas vezes deixada pelo cPanel. Como a Hostinger tem uma boa estratégia de branding e realmente corrige todos os pontos de contato com a marca dela, o design é impressionante e realmente surpreende.
Em segundo lugar temos o cPanel. Ele pode ter muitos elementos numa página só, mas isso facilita para quem busca todas as opções disponíveis sem precisar navegar por diversas páginas diferentes. Muitas vezes, um Crtl+F resolve.
Sugestão de artigo: HostGator ou Hostinger: qual a melhor hospedagem de sites? (o resultado pode te chocar).
E em terceiro lugar, temos o painel da Locaweb. Ele é bom, funcional e cumpre o que promete, mas parece ser um pouco mais difícil para usuários iniciantes. Claro, nada que alguns minutos não te façam aprender a usar a plataforma por completo.
Qual a utilidade de saber o que é cPanel?
A verdadeira utilidade de saber o que é cPanel é poder se ajustar a todo tipo de hospedagem contratada. Isso é ideal para web designers, criadores de conteúdos e usuários que possuem sites.
Dessa forma, qualquer problema ocorrido pode ser resolvido com facilidade. Claro, desde que saiba em qual aplicação mexer.
No entanto, como dito algumas vezes, existem centenas de tutoriais no Youtube te ensinando a utilizar da melhor maneira o cPanel.
Dúvidas sobre o cPanel
Posso usar outra plataforma ao invés do cPanel na minha hospedagem?
Depende. Se sua hospedagem oferece por padrão o cPanel, não será possível utilizar outra plataforma. Sendo que grande parte das empresas o utilizam.
Eu só posso usar esses serviços de e-mail mesmo?
Normalmente, quando se tem acesso ao cPanel, há a possibilidade de também utilizar como sistema de e-mails o Horde, RoundCube ou SquirrelMail. O design deles não é tão convidativo, por isso muitos pensam em usar outro sistema semelhante.
Como solução para isso, por exemplo, a HostGator oferece de forma alternativa o Titan Email. Mas em boa parte das hospedagens cPanel se deve optar pelos tradicionais sistemas mesmo.
Nossa equipe prefere, particularmente, o RoundCube. As configurações dele são simples e o design é o melhor, dentre as três opções.
Existe uma melhor maneira de aprender a usar o cPanel?
Apenas a prática. Por exemplo, se quiser aprender a criar um e-mail, veja tutoriais no Youtube ou encontre a opção por conta própria. Apenas lembre-se que não é necessário dominá-lo. Dificilmente será necessário utilizar todas as funções.
Existem algumas áreas que um usuário iniciante não deve mexer no cPanel?
Existem sim. Algumas áreas, se forem alteradas, podem causar problemas sérios e muitas vezes impossíveis de reverter. Elas são:
- Privacidade de diretórios: se usa WordPress, mexer nessas configurações pode deixá-lo suscetível a invasões.
- Editor de zona DNS: qualquer alteração pode fazer com que e-mails ou o domínio do site parem de funcionar.
- Alterar versão do PHP: principalmente se seu site for antigo ou utilizar um sistema feito em PHP ao qual dependa exclusivamente da versão utilizada. Normalmente, para instalações do WordPress, mudar a versão do PHP não causa problemas.
- Sessão Avançado.
Conclusão
Como já definido nesse conteúdo, o cPanel é uma plataforma de gestão de hospedagens de forma a facilitar os usuários a lidarem com seus sites, tornando ações complexas em atividades simples sem o uso de códigos, através de uma interface amigável.
Espero que o artigo tenha sido claro e que tenha tirado todas as suas dúvidas. No entanto, fique a vontade para falar com a gente nos comentários.
Um forte abraço!