Como resolver o problema do loop de redirecionamento no WordPress (7 soluções diferentes)

O loop de redirecionamento no WordPress é um problema fácil de resolver, mas que acaba gerando muitas dores de cabeça. Veja as soluções.

loop de redirecionamento no WordPress

Todo usuário que já se deparou com o problema de loop de redirecionamento no WordPress (ou ERR_TOO_MANY_REDIRECTS) sabe o quanto essa situação é complicada. Você tenta logar no painel do WordPress ou até mesmo acessar páginas comuns e o navegador te impede, afirmando haver um problema. 

Além dessa experiência ser ruim para seus visitantes, pode ser ainda mais danosa para o proprietário do site, uma vez que isso afeta seus resultados nas buscas, porque o Google possui mecanismos de verificação de páginas para só redirecionar usuários para sites que estejam devidamente funcionando. 

Por causa disso, nesse artigo, exploraremos as causas mais comuns do problema de loop de redirecionamento no WordPress, bem como soluções devidamente eficazes para lidar com esse problema. Com as dicas passadas nesse post, tenha certeza de que recuperará seu site e o fará voltar ao normal, como deveria.

O que é o problema do loop de redirecionamento no WordPress

O problema de loop de redirecionamento no WordPress acontece quando um site entra em um ciclo de repetição infinita entre redirecionamentos. Como quando, por exemplo, a página X redireciona para a página Y e a página Y redireciona de volta para a X e assim sucessivamente, até o navegador fechar a conexão por perceber esse erro.

O loop de redirecionamento pode acontecer durante o login no painel de administração do WordPress, mas também é possível aparecer em páginas comuns, que até então estavam funcionando normalmente.

Quais as causas mais comuns do loop de redirecionamento no WordPress

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para a execução do loop de redirecionamento em um site WordPress. A fim de avaliarmos todas as opções, as listamos abaixo. A solução para cada um desses problemas será apresentada nos tópicos seguintes.

1. Problemas com o .htaccess

O arquivo .htaccess é, de forma um geral, um arquivo de configuração que controla os acessos e rotas do servidor. Muitas das funções do WordPress são expandidas por meio desse arquivo. Por controlar as rotas e páginas, um pequeno erro no .htaccess pode gerar o loop de redirecionamento.

2. Cache do navegador

Alguns erros de cache, sejam provocados por plugins mal configurados ou por otimização dupla (ao ter dois plugins de cache ao mesmo tempo), podem gerar o erro de loop de redirecionamento no WordPress.

3. Configuração errada do wp-config.php

O wp-config é o principal arquivo de configuração de toda a instalação do WordPress. Portanto, qualquer erro nele pode gerar situações atípicas em qualquer site. Pensando nisso, vale a pena analisá-lo e procurar possíveis códigos incorretos.

4. Configurações de URL incorretas

Quando se altera a URL de um site sem atualizar as configurações correspondentes no WordPress, é possível que isso gere um redirecionamento infinito. Nesse caso, o ideal é realizar a migração conforme a recomendação geral do CMS. Mostraremos como fazer isso nesse artigo.

5. Má configuração de plugins de redirecionamento

Utilizar plugins de redirecionamento da maneira incorreta pode gerar esse loop. Por isso, é importante sempre estar atento às configurações definidas, para que o site não entre nesses ciclos infinitos.

Problemas gerados pelo loop de redirecionamento no WordPress

problemas gerados loop de redirecionamento no WordPress

Ter um loop de redirecionamento no WordPress é um erro gravíssimo que pode prejudicar anos de trabalho de produção de conteúdo e definição de autoridade. Pensando nisso, até mesmo como alerta para a solução ser efetivada o quanto antes, mostramos os principais problemas causados por ele.

Péssima experiência de usuário

Se os usuários não conseguirem acessar a página que desejam, é claro que isso gerará um erro severo na experiência deles, o fazendo abandonar o site imediatamente. Esse problema gerará outros secundários, como veremos adiante.

Baixa taxa de conversão

Se o visitante não conseguir acessar o site como deveria, as taxas de conversão vão cair vertiginosamente. Em outras palavras, se perderão vendas, cliques e acessos, fazendo com que o seu faturamento ou autoridade despenque em questão de dias.

Perda de tráfego e SEO

Em conjunto com as taxas de conversão, outro índice que será afetado diretamente será o tráfego. Afinal de contas, o Google evitará mandar seus usuários para sites com problemas de acesso. E sem tráfego, sem nenhuma outra métrica relevante. 

Problemas de segurança

Dependendo do que o provocou, o loop de redirecionamento pode gerar brechas de seguranças Essas vulnerabilidades, se usadas por criminosos, têm o potencial de destruir seus arquivos de instalação e até mesmo todo o seu site, se não houver um backup disponível.

Soluções para corrigir o loop de redirecionamento no WordPress

soluções loop de redirecionamento no WordPress

Listamos abaixo as soluções para corrigir o loop de redirecionamento no WordPress. Aconselhamos testar as soluções uma a uma, a fim de verificar se o comportamento do seu site volta ao normal.

1. Desative todos os plugins

Para ter a certeza de que esse problema não está sendo gerado por um plugin do WordPress ou por má configuração dele, é necessário desativar todos e checar se o site voltou a funcionar sem o loop de redirecionamento

Se notar que o problema desapareceu, vá ativando um a um, até saber qual o plugin responsável por isso. Achando o culpado, o substitua ou verifique as configurações.

2. Limpe os cookies e cache do navegador

Se utiliza um plugin de cache, desative o plugin ou utilize a função de limpar cache dele. Dependendo do plugin, ela pode se chamar “limpar cache”, “clean cache”, “purge cache” ou “deletar cache”. 

Muitas vezes, por baixar no navegador dos usuários arquivos muito acessados, se eles forem atualizados no servidor (e não para o usuário), pode ser que isso gere um loop em páginas com redirecionamento. Portanto, limpar a cache (até mesmo quando não houver problemas como esse) é uma solução muito indicada.

Outra opção é usar a guia anônima do navegador para realizar testes no site, visto que ela não vai sofrer influência do cache armazenado no computador.

3. Verifique o arquivo .htaccess

Se o arquivo .htaccess estiver corrompido por alteração sua ou de plugins, pode ser uma boa ideia resetá-lo. Para fazer isso, basta abri-lo via gerenciador de arquivos ou cliente FTP, apagar tudo e copiar e colar o código abaixo. Ele se encontra no diretório principal da instalação do WordPress.

# BEGIN WordPress

# As diretrizes (linhas) entre "BEGIN WordPress" e "END WordPress" são

# geradas dinamicamente e só devem ser modificadas através de filtros do WordPress.

# Quaisquer alterações nas diretivas entre esses marcadores serão sobrescritas.

<IfModule mod_rewrite.c>

RewriteEngine On

RewriteRule .* - [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization}]

RewriteBase /

RewriteRule ^index\.php$ - [L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d

RewriteRule . /index.php [L]

</IfModule>

# END WordPress

Fique tranquilo. Esse código é do arquivo padrão que vem no WordPress. Mas caso se sinta seguro, é possível baixar a instalação mais atualização e apenas substituir pelo arquivo .htaccess dela.

Ainda assim, recomendamos salvar um backup do arquivo antigo. Precaução, se tratando de sites, nunca é demais.

arquivo .htaccess wordpress

4. Analise o wp-config.php

Um dos problemas que geram o loop de redirecionamento no WordPress é qualquer erro de configuração do wp-config.php, principal arquivo de ajustes da sua instalação. 

Ele também se encontra na pasta principal da sua instalação do WordPress. Abra o arquivo via gerenciador de arquivos ou cliente FTP, faça backup dele e verifique se as configurações de nome de usuário, senha e nome do banco de dados estão corretas.

arquivo wp config do WordPress

Temos as seguintes configurações padrão do wp-config.php:

// ** Configurações do MySQL - Você pode pegar essas informações com o serviço de hospedagem ** //

/** O nome do banco de dados do WordPress */

define('DB_NAME', 'nomedoBD');

/** Usuário do banco de dados MySQL */

define('DB_USER', 'usuarioMySQL');

/** Senha do banco de dados MySQL */

define('DB_PASSWORD', 'senha');

/** nome do host do MySQL */

define('DB_HOST', 'localhost');

Se tiver dúvidas quanto a isso, entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem. 

5. Troque de tema

Para verificar se esse erro de redirecionamento está sendo gerado pelo seu tema ou por arquivos dele, como o functions.php, troque ele por outro temporariamente. Isso vai, de forma momentânea, desconfigurar o seu site, mas te dará a certeza se o problema é o tema ou não.

Se for, não é necessário deixar de usar o tema de imediato. Entre em contato com o suporte do tema ou no próprio fórum do WordPress. Verifique também se não há uma atualização pendente. 

Outra opção, mas apenas para usuários avançados, é verificar o arquivo config.php e ir checando função por função, até descobrir se uma delas está gerando o erro de redirecionamento.

6. Atualize as configurações de URL o painel de administração

Entre no painel do WordPress e vá em Configurações → Geral e nos campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL) verifique se as informações estão corretas.

Normalmente, em migrações, essas configurações podem ser alteradas gerando erros, sendo aconselhável se atentar a elas, principalmente se a migração exigiu a alteração de alguma coisa dentro do PHPMyAdmin.

7. Veja se o certificado SSL está propagado e instalado

Se um certificado SSL foi instalado recentemente, é “normal” haver o loop de redirecionamento no WordPress. Afinal de contas, o certificado não foi propagado corretamente e até que isso seja feito, pode ser necessário aguardar até 48 horas. 

Por isso, espere mais um tempo para ver se essa não é a origem do problema.

O que fazer se nenhuma das soluções apresentadas resolverem o problema?

Nesse caso, entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem para realizem uma manutenção e diga para ele todas as soluções testadas. Abaixo, deixaremos um modelo de solicitação de suporte para ser utilizado, caso precise. 

“Olá, equipe de suporte da [empresa de hospedagem]

Me chamo [seu nome], meu site é [endereço do seu site] e estou com o problema de loop de redirecionamento infinito no WordPress. Testei algumas soluções, mas não tive sucesso. Poderiam verificar para mim, por favor?

Não lembro de ter instalado nada recentemente e nem sei o que pode ter causado esse problema. Agradeço desde já pela ajuda.”

Como evitar que o loop de redirecionamento apareça novamente

Atualize seu WordPress com frequência

Sabemos que essa dica é clichê e divulgada com uma periodicidade o que faz muitos proprietários de site não se importarem com ela, mas atualizar o seu WordPress frequentemente é uma das maiores armas que se tem contra problemas comuns

Dizemos isso porque a cada nova atualização do WordPress seus arquivos são atualizados e otimizados para ocorrerem cada vez menos erros e cada vez mais compatibilidade com plugins e temas.

Cuidado com plugins que mexem na estrutura da URL

Se instalou recentemente um plugin que mexe com as rotas do site, estrutura da URL ou redirecionamentos, faça cada alteração com muito cuidado, pois dependendo do que foi feito, pode ser muito difícil recuperar o acesso novamente, principalmente para usuários iniciantes.

Faça backups regulares

Outra dica ignorada por muitos proprietários de sites, fazer backups regulares é a diferença entre perder anos (ou meses) de trabalho e conseguir recuperar seus arquivos com facilidade. Por isso, recomendamos backups, no mínimo, semanais. 

Há como automatizá-los para não se preocupar a respeito. Independente do método, se ainda não possui backups com frequência, os configure ainda hoje.

Conclusão

Nesse artigo mostramos o que é o problema do loop de redirecionamento do WordPress, o que o provoca e quais as possíveis soluções. Esperamos que o conteúdo trazido tenha resolvido o seu problema.

Por favor, nos deixe saber nos comentários se deu tudo certo. Obrigado por ler o artigo até aqui. Nos vemos no próximo post. 

Deixe um comentário