Medium ou WordPress: qual a melhor plataforma para ter um blog? 

Medium ou WordPress: Não sabe qual escolher? Nesse artigo mostramos todos os pontos positivos e negativos dos dois.

medium ou wordpress capa

Quando se fala em criar e publicar conteúdos online, principalmente artigos, muitas pessoas têm dúvidas se deveriam usar o Medium ou WordPress.

Nessa análise, avaliaremos os pontos positivos e negativos de cada plataforma. Assim, haverão parâmetros exatos para avaliar qual a melhor ferramenta conforme a sua necessidade.

Esse artigo foi escrito justamente por muitos acharem que tanto o Medium, quanto o WordPress são equivalentes. No entanto, cada um disponibiliza recursos diferentes sido feitos para públicos diferentes.

O Medium, para a simples publicação de textos e o WordPress, um sistema completo de gestão de sites, blogs, plugins e conteúdos.

Entraremos em mais detalhes sobre cada um. Por isso, pedimos que leia o conteúdo até o final e que participe deixando suas dúvidas nos comentários, para assim ajudarmos também outros usuários a escolherem entre o Medium ou WordPress.

Recomendamos a leitura também do artigo As 7 melhores alternativas ao WordPress (sim, elas existem!)

O que é o Medium

O Medium é uma ferramenta de publicação de conteúdo escrito na internet que possibilita que seus usuários criem e compartilhem artigos. Fundado em 2012, é conhecido pela interface limpa e muito fácil de usar, além do seu alcance global, sendo amplamente divulgado por escritores e jornalistas.

Ele funciona como um “superblog” que possui pequenos blogs internos de cada usuário, permitindo que as pessoas sigam ou compartilhem os conteúdos lá publicados. Recentemente, a plataforma disponibilizou aos escritores formas de ganhar dinheiro, por programas de patrocínio e doações dos leitores.

O que é o WordPress

O WordPress é uma plataforma de código aberto para gerir blogs, sites, portais, páginas de captura e qualquer outro tipo de agrupamento de páginas online que visam disponibilizar conteúdo digital.

Conhecido também por ser o principal CMS, content Management system (sistema de gestão de conteúdos) da atualidade, o WordPress tem tido cada vez mais expressividade por ser open source.

Ser open source significa que o código dele é disponível para qualquer pessoa e, por isso, diversos programadores ao redor do mundo trabalham para melhorá-lo ainda mais.

O grande trunfo do WordPress é sua capacidade de expansão através dos inúmeros plugins disponíveis e desenvolvidos por várias empresas e desenvolvedores. De forma geral, se existe algum problema a ser resolvido, já existe um plugin para WordPress resolvendo.

  • Quer receber assinaturas no seu site?
  • Quer exibir um pop-up quando o usuário clicar em um botão?
  • Quer acelerar a velocidade de carregamento das suas páginas? 

Existem diversos plugins para cada uma dessas funções. Cada um com uma solução diferente e efetiva. 

Quais as vantagens do Medium

Medium

Interface muito organizada

Diferente do WordPress que pode ter centenas de objetivos, a interface do Medium só tem um: fazer seus usuários lerem seus posts da forma mais otimizada possível. Isso significa um alto empenho da plataforma na experiência do usuário.

Monetização

O Medium possui um programa de monetização baseado no tempo de leitura. Portanto, quanto mais pessoas lerem seu conteúdo, mais dinheiro ganha. E o melhor: em dólares. Para isso, é necessário ter pelo menos um post publicado, 100 seguidores e escrever, pelo menos, a cada 6 meses.

Feito para a escrita

Esqueça servidores, instalação de plugins e toda a complexidade de outras ferramentas. Como o Medium foi feito para escrita, basta criar sua conta e começar a escrever. Para escritores amadores e jornalistas, todas as ferramentas necessárias são oferecidas facilmente.

Quais as desvantagens do Medium

O Medium não é seu

Mesmo a plataforma sendo muito interessante, é importante lembrar que ela não é sua. Dessa forma, alguma alteração da política dela pode prejudicar seu trabalho no futuro ou até mesmo pôr todo o seu conteúdo em risco.

É um “terreno alugado” que não possui nenhuma ferramenta de backup ou otimização. Se a plataforma, por exemplo, decidir fazer alguma alteração drástica, você é “refém” dela

Não dá para otimizar para SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, otimização para os mecanismos de buscas. É, de forma resumida, o conjunto de estratégias para seus artigos aparecerem mais no Google quando os visitantes pesquisarem por determinado termo.

Com o WordPress, se tem dezenas de plugins e alterações que te fazem ser “mais visto” nas buscas e consequentemente receber mais visitas e possíveis clientes nas suas páginas. No Medium não. O texto lá publicado possui certas otimizações internas, mas não sabemos quais são. Essa falta de controle pode atrapalhar bastante seus resultados.

Limitado, se quiser expandir o conteúdo

Se futuramente decidir criar uma loja virtual, não conseguirá fazer no Medium. Se quiser criar uma página de captura de leads, também não será possível. 

A plataforma é específica para publicação de textos e apenas isso. Qualquer outra atividade, não poderá ser feita no Medium ou, se feito, será uma espécie de “gambiarra”. 

Quais as vantagens do WordPress

Medium ou WordPress: WordPress

Totalmente escalável

Se quiser um local para publicar seus textos, o WordPress é uma opção. Mas se também quiser criar um ecommerce, uma plataforma de assinatura, um clube de membros, uma estrutura de e-mail marketing, uma rede social ou qualquer outra coisa, é possível fazer nele. 

Afinal de contas, por ser uma ferramenta de código aberto, ele é completamente escalável, favorecendo tanto os usuários que querem simplicidade, quanto aqueles que desejam criar algo bem mais complexo.

Plugins para tudo

Já falamos da quantidade massiva de plugins para qualquer coisa que desejar no WordPress. Atualmente, são mais de 60 mil. Todos eles feitos para te dar o poder máximo e o controle sobre a sua instalação.

Com isso, a escalabilidade do WordPress vai às alturas, te permitindo alterar suas páginas em cada mínimo detalhe.

Para ter uma ideia, leia o post Os 20 melhores Plugins do WordPress (que você deveria conhecer).

Comunidade ativa

Talvez essa seja a característica mais importante do WordPress. A comunidade não para! A cada dia novos plugins, temas, conteúdos e cursos são lançados. Por exemplo, agora mesmo o Melhores Hospedagem está cooperando com a comunidade escrevendo um comparativo dele com o Medium. 

Por ser o CMS mais utilizado do mundo, é garantido que o seu problema já teve solução antes e com certeza alguém já a documentou visando ajudar os outros usuários.

Leia também: 10 Motivos para criar um site com o WordPress.

Quais as desvantagens do WordPress

É difícil para usuários iniciantes

Sejamos bem sinceros, para quem nunca ouviu falar de servidores, hospedagem, domínio, e outros termos da área, utilizar o WordPress é algo complicado. Claro que existem ferramentas como instaladores automáticos que te ajudam nessa tarefa. Mas mesmo eles facilitando bastante o uso da plataforma, ainda há o painel de controle do WordPress para aprender a utilizar. 

Ele é intuitivo? Sim. Mas ao mesmo tempo exige certo aprendizado. Por causa disso, acaba afastando muitos usuários.

É gratuito, mas exige custos adicionais

O WordPress é totalmente gratuito. Porém, para utilizá-lo é necessário registrar um domínio, que custa R$40 ou U$10 por ano e contratar uma hospedagem de sites. Para os domínios nacionais recomendamos o Registro.br, e para internacionais o namecheap.

Agora se tratando de hospedagem, cujo valor a ser pago é mensal, a melhor solução é a Hostinger. Os planos custam a partir de R$12 mensais, um valor bem acessível. 

Precisa de cuidados constantes

Ao ter um blog ou site no WordPress, é necessário estar atento a vários detalhes como: 

  • Velocidade de carregamento da página, para oferecer a melhor experiência aos seus usuários.
  • Proteção contra SPAM (ou se irritar com os inúmeros comentários feitos por robôs).
  • Cópias de segurança: os backups, caso alguma situação adversa aconteça.

E outras funções, a depender de que plugins serão instalados. 

Com o tempo, essas tarefas se tornam extremamente triviais, mas para usuários iniciantes, esse comprometimento inicial pode ser um pouco difícil.

Leia nosso artigo: Como fazer backups no WordPress de forma automática.

Qual é o melhor: Medium ou WordPress

Medium ou WordPress

Não existe exatamente um melhor, porque depende das suas necessidades. Cada um se adapta melhor a determinados objetivos. Para garantir que escolherá o certo, mostraremos quando utilizar o Medium ou WordPress.

Quando usar o Medium

Use o Medium se o seu único objetivo é ter um lugar de fácil publicação para seus textos e nada mais além disso. Caso seja um jornalista, blogueiro ou escritor, ele pode ser uma boa plataforma para tornar o seu nome conhecido e, com isso, criar uma comunidade em torno da sua escrita. 

Muitos gostam do Medium principalmente por seu foco ser exclusivamente em artigos. É uma ferramenta simples que garante que todas as otimizações de usabilidade foram aplicadas para fazer seus textos chegarem em quem se interessa por eles. 

Quando usar o WordPress

Use o WordPress quando quiser construir um site, blog um pouco mais complexo com caixas de captura, formulários ou outros recursos, loja virtual, landing pages ou um negócio digital

Se o seu objetivo é ter um site ou blog de sucesso, recomendamos fortemente o uso do WordPress, principalmente pelos plugins de SEO e pela possibilidade de alterar cada micro pedaço do layout, deixando tudo com “a sua cara”.

Sabemos que as configurações e escalabilidade do CMS assustam, mas ao passar pela etapa inicial de aprender a utilizá-lo, verá o quanto ele valerá a pena e solidificará sua presença na internet. 

No entanto, como falamos anteriormente, para isso é necessário o registro de um domínio e a hospedagem da Hostinger que é a mais barata e oferece os servidores mais rápidos.

Mesmo não havendo um melhor… por que recomendamos o WordPress?

WordPress melhor que o Medium

Por alguns motivos bem relevantes, falaremos sobre cada um deles logo abaixo. Acredite, esse tópico vale a leitura, principalmente se está em dúvidas entre o Medium ou WordPress.

Tudo o que precisar saber sobre o WordPress está no Google e Youtube

Sim, o WordPress parece complicado, mas existem milhares de tutoriais espalhados pelo Google e também pelo YouTube. Pensando nisso, recomendamos fortemente o WP Total, site que reúne dicas e recursos úteis para sua instalação.

Ele é totalmente seu

Você não precisa se preocupar com que a empresa responsável pelo Medium fará no longo prazo, com o WordPress, todo o seu site ou blog é completamente da sua autoria e posse. Não há influência nenhuma de terceiros e a decisão de ninguém atrapalhará o crescimento do seu conteúdo.

Temas

Sim, o Medium é muito bonito. Mas não tem como fugir tanto daquela cara de “jornal” dele. Já com o WordPress, as possibilidades de estilização são infinitas. Até o momento, são mais de 10 mil temas publicados no repositório oficial. Sem falar naqueles vindos de plataformas externas.

SEO

Com o WordPress, é possível “dar o que o Google quer” em relação ao seu conteúdo, tendo a certeza de que ele estará otimizado ao máximo para aparecer para inúmeras pessoas que digitarem os termos do seu nicho. 

Ter a certeza dessa otimização é a grande diferença entre quem produz conteúdo com foco em crescimento orgânico e criação de um negócio digital sólido e quem apenas escreve com a vontade de ser mais visto.

Dúvidas frequentes sobre Medium ou WordPress

Posso começar no Medium e depois ir para o WordPress

Poder pode… Mas não é tão recomendado assim. Principalmente porque não há uma ferramenta de migração exata para isso e, mesmo havendo a possibilidade, o conteúdo do seu blog utilizando o WordPress poderia ser penalizado por ser duplicado do Medium. 

Se eu estiver indo para o Medium com o objetivo de ganhar dinheiro escrevendo, ainda assim o WordPress é melhor?

Não necessariamente. Se deseja utilizar o programa de premiação do Medium para ter uma renda extra, então o Medium será a melhor opção. Entretanto, não sabemos do nível de dificuldade para garantir uma boa renda nessa plataforma, mesmo sendo em dólares.

Tem como ter uma comunidade realmente engajada no Medium ou isso só com o WordPress

Tem sim. Os perfis como os do StartUp da Real fazem bastante sucesso lá e acabam fortalecendo o nome do autor. Porém, achamos isso mais viável através do WordPress, por permitir captura de leads, pop-ups e outras ferramentas para facilitar a interação com o usuário.

Conclusão: Medium ou WordPress

Escolher entre o Medium e o WordPress pode parecer bem complicado no início, mas não é. Reflita se deseja ter um blog de sucesso ou apenas um local para publicar seus conteúdos e criar uma comunidade engajada

Se for a primeira opção, o WordPress te dará todo o arsenal necessário para construir seu blog da melhor forma possível e com uma escalabilidade impressionante. Ele é sem dúvidas a melhor ferramenta para blogs do mundo atualmente.

Se for a segunda opção, o Medium te dará a simplicidade necessária para focar naquilo que deseja: a escrita e divulgação do seu conteúdo.

Ambas as ferramentas são incríveis no que se propõem e podem te ajudar com seus objetivos. Por isso, esperamos que o nosso artigo tenha realmente esclarecido quando usar o Medium ou WordPress. 

Se restou alguma dúvida, por favor, nos deixe saber na seção dos comentários. Sua participação é mais do que importante para sabermos se nosso conteúdo te foi útil. 

Obrigado por ter lido até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário