Servidor Web como proteger: 8 dicas para manter a segurança

Os servidores web são muito importantes na hospedagem de sites e, atualmente, os ataques hackers são uma ameaça real. Leia o artigo e saiba tudo o que você precisa para proteger seu servidor web.

servidor web como proteger 2

Para quem pensa em ter seu próprio servidor web, é importante conhecer algumas dicas de segurança para garantir a proteção do mesmo contra hackers e falhas que podem acontecer em qualquer tipo de aplicação ou site.

Um servidor é basicamente um computador especial. Ele é a base de uma rede de computadores, e, a partir dele, é disponibilizado a outros computadores o acesso controlado a diversos itens, como: 

  • Arquivos;
  • Bancos de dados;
  • Backups; 
  • Contas de e-mail; 
  • Impressoras;
  • Fax;
  • Entre outros.

Eles podem também ser úteis em outras coisas, como na hospedagem de sites. Mas, hoje nosso tema é, especificamente, servidor web como proteger.

Antes de mais nada, é importante mencionar que os servidores podem ser de diferentes tipos: servidor próprio, servidor gerenciado e servidor web são algumas das nomenclaturas utilizadas para os diferentes tipos de servidor

Em comum, basicamente, eles possuem o fato de serem computadores especiais que tornam as redes mais eficientes, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo na rodagem de aplicativos.

Hoje, vamos retomar brevemente a apresentação de um tipo de servidor, o servidor web, e vamos dar oito dicas importantes para protegê-lo de ataques hackers. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe a leitura até o final e aproveite!

Servidor Web: o que é?

Um servidor web é mobilizado sempre que utilizamos a internet. É neles que estão hospedados os textos, as  imagens, e os códigos, os quais são necessários para que tenhamos acessos a uma página de um site na internet. Dessa maneira, trata-se de servidores que trabalham ininterruptamente com uma grande carga.

Muitas vezes, os servidores podem ser computadores superpotentes. No entanto, quando se fala de servidor web, geralmente, se fala de programas de computador (softwares) que processam uma solicitação de um cliente por meio da internet e geram uma página

Sempre que você usa a internet, um servidor web está sendo utilizado. Assim, pelo fato dos servidores serem muito importantes e estarem por toda a internet, eles são muito visados por ataques hackers. 

Por esse motivo, é de extrema importância protegê-los. Trataremos desse assunto a seguir, apresentando oito dicas de grande valia para o servidor web como proteger.

Servidor web, como proteger?

Pelo fato dos servidores serem locais importantes, com informações e dados confidenciais das empresas, eles são os alvos preferidos de ataques hackers. 

Universidades, bancos e, até mesmo, grandes empresas, como a Uber, o Facebook, a Yahoo, a Netshoes e a Adobe, já sofreram ataques hackers em seus servidores.

Esses ataques vem crescendo ano a ano e tiveram um aumento significativo durante a pandemia do novo coronavírus. 

Normalmente, durante esses ataques, os dados são sequestrados e se exige uma quantia em dinheiro para a devolução desses dados. Enquanto isso, o servidor fica fora do ar, o que gera inúmeros prejuízos, incluindo aí prejuízos financeiros.

Sabendo disso, preparamos este artigo, ao longo do qual apresentaremos oito dicas valiosas sobre como proteger um servidor web. 

Essas dicas são variadas e, quando combinadas, garantem uma proteção bastante eficiente a ataques hackers. Sem mais delongas, as apresentamos abaixo:

1. Senhas

A primeira dica diz respeito às senhas. Mantenha-as confidenciais e evite utilizar senhas simples ou repetidas

Aposte sempre em senhas complexas e nunca use as mesmas senhas. Senhas fracas, repetidas e desatualizadas são as principais causas de invasões hackers em servidores.

Elabore senhas com, no mínimo, doze caracteres incluindo letras (maiúsculas e minúsculas), números e outros símbolos

Evite também utilizar palavras ou combinações óbvias. Além disso, atualize-as periodicamente, uma vez a cada seis meses ou uma vez ao ano. 

2. Softwares

A segunda dica é referente aos softwares. Instale apenas aqueles que serão utilizados. Isso é importante porque quanto mais softwares você tiver, maiores são as chances de invasão. Por isso, não instale softwares desnecessários. 

E, é sempre bom salientar,  tenha cuidado com a procedência deles: jamais instale softwares piratas ou de origens duvidosas. Softwares piratas abrem brechas na segurança e fazem com que o servidor esteja vulnerável a ataques cibernéticos.

Além disso, verifique a dependência dos softwares. Todos os softwares requerem determinadas especificações e um deles pode requerer exigências de sistema que seu servidor não comporta, e isso pode deixá-lo mais suscetível a ataques.

3. Firewalls

Além de cuidados com senhas e softwares, outra dica de segurança é investir em firewalls

Os firewalls (traduzidos para o português como portas corta-fogo) são paredes que evitam ataques cibernéticos. De maneira resumida, os firewalls estabelecem barreiras entre o servidor e a internet e impedem que determinadas pessoas acessem o seu servidor.

Para isso, é importante definir as preferências, de acordo com as necessidades de sua empresa. Isto é, quais são as características de quem pode acessar seu servidor e quais são as características de quem não pode. 

Contudo, recomenda-se que seja adotada uma política padrão de bloqueio. Isso fará com que menos pessoas tenham acesso ao seu servidor e, consequentemente, os hackers tenham menos “portas” para entrar em seu servidor.

4. VPNs

As VPNs (Virtual Privates Networks) são redes virtuais privadas construídas sobre uma rede pública. Isso quer dizer que as VPNs são redes que estão disponíveis apenas para alguns, são redes privadas e, como tal, nem todos têm acesso a elas. 

Por isso, as VPNs são ideais para empresas que compartilham dados e informações de maneira virtual. As VPNs garantem conexões seguras entre redes de computadores. Elas demandam um trabalho para serem configuradas, mas a segurança por elas gerada aumenta consideravelmente. 

5. Captcha

Outra dica para proteger seu servidor web é utilizar Captcha (ou outro recurso parecido). O Captcha (Completely Automated Public Turing test to tell Computer and Humans Apart) é uma etapa de validação que utiliza imagens ou textos levemente distorcidos para acessar partes confidenciais de seu site.

Ao inserir uma etapa de validação Captcha em seu site, ele separa humanos e robôs, o que evita invasões hackers por robôs e programas de computadores, ao mesmo tempo que garante que apenas pessoas estão realizando o acesso ao servidor web.

6. Backup

Uma outra dica importante de segurança para proteger seu servidor web é fazer backup regularmente. Trata-se basicamente de cópias de seguranças de dados de um determinado momento

Assim, caso haja perda de dados ou mesmo ataques hackers ao servidor web, os dados poderão ser recuperados, já que estão salvos em outro lugar, e prejuízos financeiros podem ser minimizados.

Vale destacar que há uma infinidade de tipos de Backup (completo, local, externo, remoto, em nuvem) e cabe à empresa decidir o que mais se adequa melhor às condições e necessidades. 

Contudo, é sempre importante mencionar que o Backup deve ser realizado com uma certa frequência, uma vez que os dados e as informações vão mudando com o passar do tempo. Backups frequentes evitam dores de cabeça, caso seja necessário usá-los. 

Além disso, ter uma boa hospedagem de site é essencial para evitar perdas de dados e não prejudicar o SEO.

7. Chaves SSH

Uma alternativa para melhorar a segurança do servidor web é substituir as senhas por chaves SSH. Com essa ferramenta, as autenticações, ao invés ocorrerem por senhas, se dão por meio de criptografia.

As chaves SSH são mais pesadas e possuem mais combinações do que as senhas convencionais, o que torna as chances de invasões muito menores. Elas demandam um certo trabalho para serem configuradas, mas aumentam a segurança consideravelmente.  

8. Verificação periódica

Por fim, uma última dica, e talvez a mais importante de todas, é: verifique e atualize periodicamente a segurança de seu servidor

Verifique e troque as senhas, veja se os softwares precisam ser atualizados, se os firewalls estão funcionando corretamente, se precisa de algum ajuste na VPN, se os Captcha estão ativos e se os Backup estão atualizados.

A verificação é importante porque a maioria das invasões se dão devido à falta de atualização em ferramentas de segurança, como: 

  • Senhas antigas e repetidas; 
  • Firewalls que não estão funcionando corretamente; 
  • Softwares desatualizados; 
  • ou mesmo backups antigos e desatualizados. 

De tal modo, ao realizar uma verificação periódica em seu servidor web, você diminui muito os riscos de possíveis invasões.

Dicas finais para proteger o seu servidor web

Enfim, ao longo deste artigo retomamos brevemente o que é um servidor, os tipos de servidores e servidor web como proteger, apresentando dicas valiosas. 

Oito dicas foram apresentadas e detalhadas: 

  • senhas, 
  • softwares, 
  • firewalls, 
  • VPNs, 
  • Captcha, 
  • backup, 
  • chaves 
  • SSH e 
  • verificação periódica

Se você seguir essas dicas seu servidor web estará muito protegido e, caso haja uma invasão, você conseguirá lidar com ela da melhor maneira.

Como dissemos em alguns momentos, a melhor estratégia para servidor web como proteger é utilizar uma combinação de ferramentas. Assim, cabe a você avaliar as necessidades do servidor da sua empresa e fazer as escolhas que melhor se adequa.

Ainda, caso tenha gostado deste texto sobre servidor web como proteger ou tenha alguma dúvida, deixe um comentário que logo responderemos. Ademais, não deixe de se inscrever na newsletter e ficar sempre ligadinho por aqui.

Por fim, deixamos indicados dois artigos que também podem ser de seu interesse. Eles tratam do custo de uma hospedagem de site e do uptime. Aproveite!

Deixe um comentário