O que é um banco de dados e porque você precisa dele na sua hospedagem

No mundo de hospedagem de sites, você já deve ter ouvido falar de banco de dados várias vezes. Saiba finalmente para quê serve.

banco de dados

Um banco de dados (ou base de dados, como também é conhecido) é a parte fundamental de todo sistema, site ou aplicação.

É através dele que as informações utilizadas são enviadas, editadas, lidas e atualizadas constantemente.

Mas sendo bem sincero com você... Explicar o que é um banco de dados dessa forma pode mais atrapalhar do que ajudar.

Afinal de contas, não é todo mundo que consegue digerir essa linguagem técnica cheia de termos em inglês, como: "alter", "big data" ou "where"

Por causa disso, nesse artigo, vou te explicar como funcionam bancos, tabelas e dados da forma mais didática e simples possível.

Ao ler esse post por completo, é garantido que você entenderá qual a utilidade deles, do que são feitos e como você pode alimentar o seu próprio banco de dados.

Dito isso, vamos ao conteúdo.

Por que você precisa saber o que é um banco de dados?

Saber o que é um banco de dados te ajuda diretamente a compreender como funciona um servidor de hospedagem e como aproveitá-lo ao máximo, se necessário.

Com esse conhecimento, por exemplo, você terá mais facilidade para:

  • Realizar a migração de sites no WordPress.
  • Criar aplicações em PHP ou qualquer outra linguagem de programação.
  • Gerar backups e utilizá-los.
  • Optar por alterações avançadas em CMSs.
  • Enviar códigos de forma a encontrar, inserir, alterar ou deletar informações.

Embora tudo isso possa parecer muito abstrato, nas próximas linhas você compreenderá de forma bem simples.

O que é banco de dados?

Um banco de dados é uma coleção organizada de dados, para que possa ser facilmente acessada e gerenciada.

Você pode organizar os dados em tabelas, linhas, colunas e indexá-los para facilitar a localização de informações relevantes.

Dados são informações, sejam elas números, textos, caracteres, etc.

Por exemplo, quando você instala o WordPress e escolhe o nome do seu site. O nome desse site é salvo no servidor como um dado.

Ou então, quando você escreve um post, como esse, as palavras digitadas são salvas no servidor como um dado.

Ainda seguindo os mesmos exemplos, o nome do seu site precisa ser acessado todas as vezes que alguém acessa sua página e os posts que você cria precisam ser acessados todas as vezes que alguém acessa o artigo.

Todas essas informações são guardadas em um banco (conjunto) de dados (informações).

Então, podemos resumir um banco de dados no agrupamento de todas as informações do seu site guardadas na sua hospedagem.

Mudou a cor de fundo do seu site? Essa informação está guardada no banco.

Instalou um plugin no seu site? Essa informação está guardada no banco.

Editou a introdução de determinado conteúdo seu? Essa informação está guardada no banco.

A analogia com um guarda-roupa

Mesmo já tendo ficado claro o que é um banco de dados, vou dar mais um exemplo como forma de garantir o seu entendimento.

Imagine que os seus dados (as informações do seu site) são roupas.

Um banco de dados seria um guarda-roupa, onde cada nova roupa seria inserida lá (ou removida, se fosse da sua vontade).

Nesse guarda roupa, você tem gavetas diferentes para calças, camisetas, casacos, roupa íntima, etc. Cada uma dessas roupas é facilmente encontrada devido a organização das gavetas (que são chamadas de tabelas, em sistemas online)

Como funcionam os dados do WordPress em um banco?

O WordPress, CMS mais utilizado do mundo, possui uma estrutura interessante de banco de dados. Ele possui doze tabelas (gavetas, seguindo a analogia do guarda-roupa) e cada uma delas guarda informações únicas, por exemplo:

  1. wp_commentmeta: quando alguém faz um comentário numa postagem sua, é normal que algumas informações específicas (além do texto do comentário) sejam salvas. Por exemplo: o IP da pessoa, a data, hora, etc. Essas informações ficam nessa tabela do banco.
  2. wp_comments: aqui ficam os comentários mesmo, a parte digitada pelo usuário.
  3. wp_links: armazenam os links do WordPress.
  4. wp_options: sabe as configurações padrões do WordPress? Normalmente, as que ficam no menu "configurações" do menu lateral. Elas ficam nessa tabela específica.
  5. wp_postmeta: contém os metadados (informações secundárias) dos posts.
  6. wp_posts: essa tabela possui todos os textos escritos nas suas postagens do blog. Quando você deleta uma postagem, por exemplo, acaba deletando itens dessa parte do banco de dados. Curiosidade: páginas e itens do menu são guardados aqui também.  
  7. wp_termmeta: salva os metadados dos termos (categorias, tags, etc).
  8. wp_terms: contém as categorias e tags do WordPress.
  9. wp_termrelationships: as conexões dos posts com as categorias e tags ficam salvas nessa sessão.
  10. wp_termtaxonomy: descrições da taxonomia (categoria, link ou tag) para cada entrada da tabela wp_terms.
  11. wp_usermeta: informações próprias de cada usuário do WordPress.
  12. wp_users: listagem de todos os usuários cadastrados.

Os itens acima, logicamente, foram resumidos e possuem diversos outros dados e funções internas. Entretanto, é possível ter uma boa noção de como as informações do WordPress são trabalhadas.

Qual o banco de dados usados em hospedagens de sites?

A maioria das hospedagens possuem dois tipos de base de dados: MySQL e MariaDB.

MySQL

MySQL

O MySQL, em resumo, é um sistema de gerenciamento de base de dados relacional (que utiliza uma estrutura própria em que os dados se relacionam entre as tabelas e outros dados) de código aberto.

Nele, é usada a linguagem SQL (Structure Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), onde, através delas, é possível operar toda a base de informações de forma simples e rápida.

O MySQL foi desenvolvido pela empresa MySQL AB, direto da Suécia, e efetivado desde 1995. Hoje, pertence a Oracle, que decidiu tornar seu uso mais restrito, sendo usado agora o Maria DB de forma aberta e totalmente gratuita.

A nível de curiosidade, como o MySQL é um produto com a licença GPL (General Public License, ou licença geral pública) ele é de código aberto, mas não é gratuito. Ou seja, qualquer software que utilizar o MySQL e não for também GPL, tem que pagar a licença comercial 220 dólares (sem controle de transação) e 440 dólares (com controle de transação) + impostos.

Maria DB

Maria DB

O Maria DB, assim como seu "irmão mais velho", é um dos sistemas de base de dados mais conhecidos na atualidade. Para se ter uma ideia, é utilizado e recomendado por empresas como:

  • Google.
  • Samsung.
  • BlaBlaCar.
  • Wikipedia.

Ele é uma solução similar ao MySQL, atendendo aos mesmos objetivos. No entanto, por ser totalmente gratuita, aumentou muito a base de usuários.

Outros sistemas utilizados

Claro, não existem apenas o MysQL e Maria DB. Diversos outros sistemas de gerenciamento de banco de dados são utilizados, mas boa parte deles usados em outros contextos além da hospedagem de sites, como programação em nuvem, aplicações desktop e softwares online.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

  • SQL Server: desenvolvida pela Microsoft, ela é essencial para o ecossistema de nuvem da Azure.
  • Oracle: fundado pela empresa de mesmo nome, teve sua primeira versão na década de 80, usado principalmente em sistemas legados.
  • Mongo DB: banco de dados não relacional em constante crescimento. Ele usa a lógica NoSQL (tendo seu jeito específico de guardar, editar e consultar dados). Normalmente é usado em aplicações de Python e Flutter.

Qual sistema de base de dados usar com o WordPress

Na maioria esmagadora das hospedagens você terá o MySQL para utilizar. Como o WordPress funciona de maneira padrão com ele, provavelmente toda sua experiência com sites envolverá a aplicação da Oracle mesmo.

Entretanto, ao utilizar HTML e CSS puro (se o seu site for mais simples), não é necessário usar nenhum.

Como ter acesso ao banco de dados da hospedagem do seu site

Embora você dificilmente precise mexer de forma direta no banco de dados da sua hospedagem, a maior parte das empresas permite que você o gerencie através de aplicações como o PHP My Admin ou recursos do próprio cPanel.

PHP My Admin

O PHP My Admin é uma aplicação administradora de banco de dados em MySQL que está presente em praticamente todos os cPanels.

Ele permite visualizar, diretamente do navegador, seus dados de forma didática, ao invés de lidar com eles de forma abstrata.

Para acessá-lo, o procure no painel de controle da sua hospedagem. Normalmente ele está em conjunto com outros sistemas de gerenciamento simplificado como o Banco de Dados MySQL e Assistente Banco de Dados.

Php my Admin

Acesso pela aplicação do cPanel

Você também pode utilizar o banco de dados, de forma limitada, através das opções "Banco de Dados MySQL" e "Assistente Banco de Dados" no cPanel.

Com eles, você consegue criar bancos, criar usuários e vincular os usuários às bases de dados que preferir, bem como configurar todos os privilégios do usuário.

Banco de dados no cPanel

Dúvidas que você pode ter sobre base de dados

Falar sobre banco de dados é um assunto simples. Entretanto, muitas dúvidas podem surgir, principalmente quando se trata do uso deles em hospedagens de sites.

Vou respondê-las abaixo, mas caso sua dúvida não esteja listada, fale comigo nos comentários que insiro aqui.

Preciso saber usar um banco de dados para ter meu site online?

Não precisa.

É bom saber, mas não precisa.

Como a maioria das empresas de hospedagem possuem instaladores de CMS como Joomla, WordPress e outros, ela cria automaticamente esses bancos e os vincula ao sistema escolhido.

E mesmo que você não use esses instaladores automáticos e instale o WordPress de forma padrão, você só precisará criar o banco pelo cPanel e vincular seu usuário a ele, coisa que é facilmente ensinada na documentação da empresa de hospedagem (ou com o suporte delas).

No entanto, é bom saber usar um banco de dados para resolver problemas mais sérios e lidar melhor com backups, uma vez que é gerado um arquivo SQL deles.

Posso guardar mais informações no banco além dos dados do WordPress?

Pode, mas para isso seria necessário entender linguagens como HTML, CSS, Javascript, PHP e SQL.

Se você é programador (ou pretende ser) e quer criar suas aplicações online utilizando linguagens web, é possível deixar um banco de dados para o seu WordPress e outro banco para projetos pessoais, por exemplo.

A única limitação, se houver, depende do limite imposto pela empresa que você decidiu hospedar seu site.

Como eu posso fazer backup da minha base de dados?

Entre no cPanel e, na seção de arquivos, clique em Backup.

Backup de banco de dados

Depois, clique no nome do seu banco.

download de backup de banco de dados

Dessa forma, será baixado um arquivo SQL que poderá ser enviado novamente ao servidor, se necessário.

Existem plugins para WordPress que me ajudam a lidar com minha base de dados?

Existem sim!

Temos por exemplo:

  • Optimize Database after Deleting Revisions: limpa o seu banco apagando os arquivos de revisão dos posts e páginas. Isso ajuda a diminuir o espaço ocupado pelo WordPress.
  • Database Backup for WordPress: faz o backup da sua base de dados instantâneamente, te envia por e-mail e agenda cópias de segurança regulares.
  • Database Reset: permite resetar a database (as tabelas que você escolher) para o padrão "de fábrica". Isso te ajuda a reinstalar o WordPress sem ter que voltar à tela de instalação ou modificar diferentes arquivos.

Qual linguagem de programação preciso saber para usar banco de dados?

Se você quiser se aventurar e criar aplicações com base de dados, você precisará aprender no mínimo duas linguagens: uma linguagem de programação como PHP ou Python e SQL (que também é considerada uma linguagem de programação, mas voltada exclusivamente para bancos de dados).

Nesse sentido, o PHP (programação de sites e aplicativos online) serviria para controlar as páginas, rotas e conteúdos, enquanto o SQL serviria para adicionar, remover, editar ou ler as informações guardadas no banco.

Conclusão

Você aprendeu, de forma simplificada, o que é um banco de dados e qual a sua utilidade em hospedagens de site.

Embora esse assunto seja primordial para compreender as dinâmicas de dados em servidores ou de uso de CMSs, você pôde ver que é algo muito fácil de ser entendido.

Seja pela analogia com o guarda-roupa ou pela noção prática de como o WordPress utiliza as informações da base de dados.

Se mesmo depois da leitura você não se sentir seguro para trabalhar com bancos de dados em hospedagens, fique tranquilo. Você pode usar os instaladores automáticos ou seguir a documentação da empresa que você contratou.

Todas elas possuem tutoriais bem explicados em seus respectivos painéis de controle.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas, mas como já foi dito, você é livre para falar comigo nos comentários.

Um forte abraço!

Deixe um comentário