5 vantagens (incríveis) de ter um IP dedicado para o seu site

Ter um IP dedicado pode ser muito útil para seu site. Saiba aqui quais as vantagens e como conseguir o seu ainda hoje.

ip dedicado

Se você está procurando uma boa empresa de hospedagem ou upgrade do seu plano, já deve ter visto que algumas oferecem vantagens como um IP dedicado. Mas o que seria isso? Será que ter um IP dedicado é melhor do que ter um IP comum? Quais as reais vantagens em ter um IP dedicado?

Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Mas já adiantamos que a melhor solução de IP dedicado é mais simples, barata e acessível do que imagina. 

O que é um IP? 

IP é a sigla para Internet Protocol, ou seja, protocolo de internet em português. De forma geral, um IP é um conjunto de regras que controlam como dispositivos se comunicam através da internet. Cada um dos dispositivos que está presente na rede de computadores, como celulares, impressoras, servidores, etc, possui um único endereço chamado de endereço IP. 

Esse endereço IP é uma sequência de números que é capaz de dizer quem é o dispositivo conectado. Atualmente, existem dois tipos de endereços IPs usuais: o IPv4 e IPv6. A diferença entre eles é que o IPv4 possui 4 conjuntos de números separados por pontos, como 192.168.1.1, já o IPv6 é maior e possui também caracteres alfanuméricos.

O IP pode ser estático ou dinâmico. Como o próprio nome já indica, o IP estático não muda. Já um endereço de IP dinâmico pode ser alterado com o tempo, normalmente feito de forma automática pelo provedor de internet.

O que é um IP dedicado?

No contexto de hospedagens de site, um IP dedicado é um IP exclusivo para um único site ou conta de hospedagem. Em outras palavras, um IP específico será definido para seu site, ao invés de ser compartilhado com vários outros, como é frequente em planos mais comuns de empresas de hospedagem. 

Lembrando que “IP dedicado”, embora o conceito seja o mesmo, de um endereço exclusivo para um site, pode ser utilizado em diferentes aplicações como VPN, CDN, servidores de jogos, dentre outros. Nesse artigo, em particular, trataremos apenas daqueles relacionados a hospedagem de sites.

Qual a diferença de um IP dedicado e um IP compartilhado?

ip dedicado bv

Com o IP dedicado se tem:

  • A exclusividade do IP.
  • Possibilidade de instalação de SSL dedicado, o que traz mais segurança para suas páginas e usuários.
  • Controle da reputação, não sendo afetado por más práticas de outros sites que estariam no mesmo servidor que o seu; 
  • e maior controle das configurações.

Já com o IP compartilhado se tem:

  • Vários sites sob o mesmo IP.
  • Configuração mais simples.
  • SSL compartilhado (não sendo o ideal a depender do tipo de transação a ser feita pelo usuário). 
  • Reputação compartilhada, algo que pode vir a punir seu site mesmo se não fizer nada de errado, devido ao comportamento de outros no mesmo servidor.

Quais as vantagens de ter um site com IP dedicado?

Abaixo listaremos os motivos que fazem um site com IP dedicado ser tão vantajoso. 

1. Segurança

segurança da hospedagem

Ter um site com IP dedicado é considerado mais seguro em algumas situações, por exemplo, com ele se pode instalar um certificado SSL dedicado, que é um protocolo de segurança que criptografa a conexão entre o navegador do usuário e o seu servidor. Dessa forma, a conexão, mesmo se interceptada, não poderá ser lida.

Porém, é importante destacar que é possível um site sem IP dedicado ter um certificado SSL também, não tendo o mesmo nível de segurança, mas ainda extremamente seguro

Ainda dentro desse tópico, é importante frisar como um IP dedicado pode servir para proteger o seu site de ataques vindo de outros sites do mesmo servidor. Como as hospedagens compartilhadas inserem vários sites de vários clientes no mesmo servidor, caso um desses sites seja hackeado, os scripts maliciosos podem afetar o seu, o fazendo ser hackeado também. Com o IP dedicado isso tende a ser evitado. 

2. Mais garantia para o seu e-mail marketing

No tópico acima falamos que um site hackeado no mesmo servidor pode afetar o seu, caso não tenha um IP dedicado. Porém, não é necessário que algo tão drástico assim aconteça para prejudicar a reputação das suas páginas.

Imagine que esteja enviando e-mails para uma lista. Você deseja que os e-mails sejam recebidos e abertos com sucesso. Porém, se algum site que está dentro do mesmo servidor que o seu estiver envolvido em prática considerada SPAM, aquele IP entrará numa lista negra e suas mensagens de e-mail poderão ter problemas também.

Caso utilize e-mail marketing com um IP dedicado, os servidores de e-mail confiam mais e dão mais credibilidade às suas mensagens, desde que não cometa nenhuma prática que prejudique o usuário, claro.

Além de tudo, se recomendae um IP dedicado apenas para remetentes de grandes volumes de e-mails. E, nesses casos, a sugestão é não usar o provedor de hospedagem para envio de e-mails. Fazer isso é, inclusive, contra as regras de algumas empresas.

3. Maior número de configurações disponíveis

Normalmente hospedagens com IP dedicado são hospedagens além das compartilhadas comuns. Isso significa que se tem recursos mais avançados de configuração, como CDN próprio, WP-CLI, SSH, antivírus interno no servidor, snapshots, dentre outros. Para usuários iniciantes, essas configurações podem não trazer tantas possibilidades assim. No entanto, para usuários mais avançados isso facilita bastante o fluxo de trabalho, principalmente se envolver mais de um site dentro do mesmo server.

4. Acesso a aplicações e scripts de terceiros

Alguns serviços externos, como servidores de jogos, sistemas de monitoramento remoto e soluções de segurança como firewalls ou servidores VPN, exigem ou, pelo menos, recomendam o uso de IP dedicado. Nessas situações, o acesso se dará de forma mais segura. 

Entretanto, essa utilização é mais avançada. Para sites comuns, o acesso a outras aplicações não é necessário na maioria das vezes.

5. São relativamente baratos

É claro que o custo de um IP dedicado pode ser considerado alto se comparado a hospedagens tradicionais. Mas como são recomendados para lojas virtuais ou sites que envolvam um volume elevado de transações bancárias, é um custo que acaba “se pagando” e se tornando relativamente barato no final das contas.

É melhor ter um site com IP dedicado ou IP compartilhado?

De forma geral, IP dedicado é aconselhável para empresas que precisam de mais segurança e performance. Tendo um IP dedicado, se evita alguns possíveis problemas causados por outros sites dentro do mesmo servidor que o seu, podendo afetar o SEO e a segurança dos seus arquivos. 

Para lojas virtuais com grande volume de buscas, por exemplo, ter um certificado SSL dedicado é algo recomendável para os visitantes. 

Apesar disso, se você possui um pequeno blog ou site com pouco tráfego, um IP compartilhado com certeza será uma opção acessível. Nessa etapa inicial não é necessário um investimento desse nível. 

Sites com IP dedicado tem um melhor SEO?

seo

SEO (Search Engine Optimization - otimização para os mecanismos de busca) é o conjunto de técnicas, ações e práticas para otimizar um site, tendo o objetivo de melhorar sua visibilidade nos motores de busca, como o Google, para que as páginas apareçam com mais frequência nos resultados das pesquisas. Uma vez que isso esteja claro, podemos falar se IP dedicado afeta ou não o SEO.

Ainda hoje muitos acham que a hospedagem compartilhada e o IP compartilhado são ruins para ranquear nas pesquisas, por vários sites terem o mesmo endereço de IP, podendo gerar um erro de duplicidade nos buscadores. Porém, ter um site com IP dedicado não significa necessariamente um SEO melhor.

Quem confirma isso é o John Mueller, um dos responsáveis pelo Google:

“Vários sites terem o mesmo endereço IP não é um problema para nós (o Google). É realmente comum que os sites estejam no mesmo endereço IP. É mais ou menos assim que a Internet funciona. Muitos CDNs (content delivery network, rede de distribuição de conteúdo) usam o mesmo endereço IP também para sites diferentes, e isso também é perfeitamente bom”.

Sites com IP dedicado carregam mais rápido?

O impacto na velocidade de carregamento é mínimo, praticamente não sendo considerado. A rapidez que um site é carregado para um usuário depende muito mais de outros fatores como eficiência do código do site, utilização de cache e otimização de imagens. 

Porém, lembra que falamos que com o IP dedicado o seu site não era afetado por sites do mesmo servidor? Isso também funciona para a questão de velocidade. Se alguns dos sites vizinhos fazer algo que deixará o servidor mais lento, como receber uma quantidade imensa de tráfego, não é necessário se preocupar, pois o desempenho do seu site se manterá estável. 

Como você pode ter um site com IP dedicado?

Existem várias empresas com planos que disponibilizam um IP dedicado para cada site. Nós, por exemplo, indicamos e confiamos na Hostinger. O plano Cloud Startup, a partir de 49 reais mensais, te permite ter um IP dedicado, bem como diversos outros benefícios, como:

  • Desempenho máximo do servidor (até 10 vezes melhor do que os planos convencionais). 
  • Possibilidade de ter até 300 sites no servidor.
  • 200 GB de armazenamento NVMe, que é bem mais rápido que o SSD padrão.
  • Backups diários, para ficar despreocupado com situações atípicas.
  • SSL ilimitados grátis com renovação automática. 
  • Largura de banda ilimitada. 
  • E-mail grátis com possibilidade de criar até 100 contas, com 1 GB cada. 
  • Domínio grátis.
  • CDN grátis.
  • Migração de site automática e grátis, caso esteja em outro servidor ou plano e queira fazer o upgrade para esse.
  • WP-CLI e SSH. 
  • Ambiente de testes para WordPress, muito importante para testar novos plugins e recursos sem afetar o site principal. 
  • Ferramentas de IA para WordPress.
  • Criador de sites com arrasta e solta, mais de 150 templates, integração com Google Analytics, Mapas de calor, ferramentas de SEO e mais de 20 métodos de pagamento.

Além desses benefícios, há 30 dias de teste. Caso não goste do serviço ou simplesmente mude de ideia, basta pedir seu dinheiro de volta e ele voltará para sua conta sem nenhuma pergunta constrangedora. Caso queira investir nesse plano da Hostinger com IP dedicado, veja todos os recursos e a página oficial deles.

Conclusão

No artigo de hoje falamos sobre IP dedicado, suas vantagens, desvantagens, características e valores. Esperamos que todos os tópicos do conteúdo tenham te ajudado a entender se precisa ou não desse tipo de IP no momento. Caso tenha ainda alguma dúvida, fale conosco na seção dos comentários. Responderemos quanto antes.

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis