Hoje em dia quando o assunto é investir em algo rentável, os programas de afiliados aparecem como uma alternativa lucrativa e interessante.
Vender como afiliado realmente é uma boa oportunidade de negócio, ainda mais em tempos como os atuais, marcados pelas ferramentas digitais.
Contudo, de nada adianta investir nessa iniciativa confiando apenas na tecnologia. É necessário um planejamento e saber divulgar o produto ou o serviço em questão.
Por isso, se você atua - ou pretende atuar em um programa de afiliados - vale dar uma conferida nas dicas apresentadas a seguir.
O que é ser um afiliado?
Afiliado é uma pessoa responsável por divulgar produtos ou serviços e que recebe uma comissão para cada venda realizada ou lead gerado, dependendo do programa de afiliados que participa.
Basicamente o conceito de afiliado consiste na venda ou na divulgação de um produto fabricado por outra pessoa ou empresa. Dessa forma, o afiliado pode trabalhar com diferentes produtos e nichos.
Participar de um programa de afiliados é uma saída interessante para quem almeja ganhar dinheiro na internet. De uma forma geral, esse tipo de negócio conecta as duas pontas que fazem parte do processo de vendas, um deles é o criador ou produtor e o outro é afiliado ou vendedor.
Hoje em dia, graças às interações promovidas por redes sociais e vários canais online, a internet se tornou um terreno fértil para quem atua vendendo como um afiliado. Não custa lembrar que qualquer pessoa maior de 18 anos ou empresa pode se tornar um afiliado.
A prova disso é a variedade de plataformas online voltadas exclusivamente para esse nicho de negócio. E é justamente, devido a essa proliferação no segmento, que o mercado de afiliados está expandindo ainda mais, gerando com isso bastante concorrência.
Dicas para vender mais no mercado de afiliados
Se a concorrência é grande, não dá para negar que, ainda assim, as possibilidades de lucro continuam sendo altas quando se trata de programa de afiliados. Mas para isso, é importante contar com algumas dicas para você não errar na hora de atuar nesse mercado.
1. Escolha a área em que você vai atuar
Tudo começa com uma boa escolha, por isso não é à toa que essa é a dica básica para obter boas vendas como um afiliado.
Escolher uma área de atuação significa optar por algo fora do lugar comum. Hoje em dia, quando se trata de programas de afiliados, há vários nichos que estão saturados ou bastante abrangentes.
O ideal, nesse caso, é desbravar caminhos que quase ninguém procura, ou seja, é segmentar. Quer um exemplo? Imagine então que você quer trabalhar com a venda de produtos geek e cultura pop. Esse é um nicho bastante amplo.
No entanto, caso você mantenha o foco em um tipo de produto – camisetas com estampa de super-heróis, por exemplo – se torna mais fácil encontrar um público, elaborar as estratégias de divulgação e obter boas vendas.
2. Estabeleça o perfil da sua persona
Outra dica fundamental: saber quem tem interesse em comprar o que você tem para vender. É aí que entra em cena o conceito de persona.
A persona é um perfil fictício que reúne as características fundamentais de seu público-alvo. Essa personagem fictícia ajuda a compreender melhor quais são os interesses, os desejos e as necessidades desse público.
No entanto, é sempre bom lembrar que a persona, apesar de ser uma personagem criada para as suas estratégias de venda, é baseada em características reais que a aproxima dos clientes verdadeiros.
3. Invista em um blog ou site
A produção de conteúdo é um dos alicerces principais para a elaboração de uma eficiente estratégia de vendas. E quando se fala em criação de conteúdo na atual era da internet, os blogs ou sites são instrumentos de extrema importância.
Por meio das postagens em um blog é possível se tornar referência no seu segmento de vendas como afiliado. Isso ocorre porque, por meio dos conteúdos apresentados no blog, você consegue cativar, educar e conquistar a confiança do público.
O foco do blog, nesse contexto, nem é tanto vender o produto em um primeiro momento, mas sim criar uma audiência que segue você, acredita no seu conteúdo e, mais tarde, parte para ação de compra.
Além disso, para criar e administrar o seu blog, não esqueça de contar com uma boa plataforma de gerenciamento. Uma das melhores opções é o WordPress.
Vale destacar ainda que um blog é versátil. Ele permite as postagens em formato de texto, mas também suporta imagens, GIFs, vídeos, infográficos e vários outros elementos que enriquecem e tornam o conteúdo ainda mais atrativo.
Mas não adianta apenas efetuar várias postagens sem um planejamento. Para a magia acontecer, é necessário ter uma estratégia para divulgar o seu produto. Nesse caso, as chamadas técnicas de SEO fazem toda a diferença.
Essas técnicas consistem, basicamente, em práticas que visam posicionar melhor o seu conteúdo em buscadores como o Google e Bing. Elas são essenciais para o conteúdo alcançar mais pessoas e, consequentemente, otimizar as vendas no programa de afiliados.
4. Não dispense as redes sociais
É difícil hoje em dia existir alguém que esteja completamente distante das redes sociais. Tik Tok, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são as principais redes sociais no atual cenário.
Ao conhecer bem as características da sua persona, é possível identificar com exatidão qual – ou quais – dessas redes sociais o seu público mais frequenta. A partir daí, é possível traçar estratégias mais eficientes, que conversam melhor com o seu público e estimulam as vendas.
5. Invista em mídia paga
Está aí um detalhe que pode ajudar muito nas vendas. A mídia paga surge como uma alternativa bastante interessante. É para isso que serve alguns canais bem conhecidos, tais como LinkedIn Ads, Google Ads, Instagram Ads e outros “Ads” da vida que reforçam as suas estratégias de vendas.
Calma, não é necessário ir logo de cara abrindo a carteira e gastar uma enorme quantia. A vantagem é que você tem a possibilidade de realizar um baixo investimento inicial. Mais tarde, dependendo dos resultados, vale investir um pouco mais.
Entretanto, é importante ainda categorizar as suas estratégias em mídia paga levando em consideração os seus objetivos. Algumas vezes o intuito pode ser a atração, em outros casos pode ser a conversão. Tudo vai depender do momento.
6. Tenha um canal de vídeos
Você já assistiu hoje algum vídeo na internet, seja na sua smart TV ou no seu smartphone? A resposta provavelmente seja sim, pois atualmente o formato vídeo possui bastante apelo entre os mais variados perfis de público.
Por meio do vídeo você tem condições de mostrar características marcantes do seu produto, bem como criar conteúdos que reforcem a sua autoridade.
No entanto, fique atento apenas para detalhes técnicos importantes relacionados com a produção de um vídeo, tais como o cuidado com a qualidade do áudio e da imagem, por exemplo.
Além disso, preste atenção nas técnicas que permitem otimizar o seu vídeo no Youtube e no Google. Ou seja, mais uma vez as práticas de SEO entram em cena, mas dessa vez para aumentar o alcance dos vídeos.
7. Use o E-mail Marketing
E-mails ainda continuam em alta, especialmente quando se trata de estratégias de vendas e conversão de leads. E-mails permitem uma boa segmentação do público, bem como permitem uma interação direta e personalizada com a sua persona.
Estude bem as estratégias de e-mail marketing. Com isso você consegue criar campanhas mais eficientes, direcionadas para o público certo, sem serem inoportunas e invasivas.
Hoje em dia, por exemplo, você pode contar com ferramentas próprias para viabilizar as suas estratégias de e-mail marketing.
8. Conheça os gatilhos mentais
Esses gatilhos consistem em frases de impacto que estimulam o cliente a partir para a ação de compra.
Quer alguns exemplos? “Não perca essa promoção”, “Conheça essa novidade”, “Tenha você também” são frases que constituem diferentes tipos de gatilhos mentais, tais como o gatilho da urgência, da novidade e da prova social.
Ao conhecer bem a sua persona, você vai saber quais os melhores gatilhos irão fazer parte do conteúdo em seu blog, E-mail Marketing ou outro canal.
9. Domine o Copywriting
Copywriting é a técnica de produzir textos com foco na conversão de vendas do seu produto ou serviço. Um bom trabalho de Copywriting leva em conta o uso dos gatilhos mentais, técnicas de SEO e outros elementos importantes.
Por meio do conhecimento em copywriting, você cria conteúdos convincentes, com autoridade e apelo de venda.
10. Dedique o seu tempo
Nem sempre você vai obter um alto número de vendas logo no início. É fundamental ter isso em mente para não se decepcionar e desistir no começo da jornada. Lembre-se que a venda de produtos afiliados exige conhecimento, prática e dedicação.
Porque os programas de afiliados são bons negócios?
Além do mais, diante das modernas ferramentas digitais, atuar em um programa de afiliados permite ganhar dinheiro sem sair de casa. Se antes do período de pandemia isso já era uma vantagem, agora se torna um detalhe muito relevante.
Porém, vale salientar que um programa de afiliados não é sinônimo de dinheiro fácil. É preciso ter planejamento, estratégias e, principalmente, saber usar e as ferramentas certas.
Ter um blog, utilizar as redes sociais, conhecer as técnicas de SEO são apenas alguns dos detalhes que fazem parte de uma eficiente estratégia para otimizar vendas como afiliado.
Portanto, se você pretende, ou até já faz parte de um programa de afiliados, siga as dicas e veja os seus lucros aumentarem.