Blog monetizado: 3 formas (simples) de ganhar dinheiro utilizando um blog

Ter um blog monetizado é uma forma surpreendente de ganhar dinheiro. Mas como fazer isso? Nesse artigo exploramos 3 diferentes maneiras.

blog monetizado

Blog monetizado é fonte de renda recorrente para muitas pessoas ao redor do mundo. E ao contrário do que se pensa, tem gente faturando bem alto com essa ferramenta.

É isso mesmo. Estamos falando de valores na casa dos seis dígitos e com recebimentos recorrentes. Sensacional, não?

Você também ficou com os olhos brilhando de vontade de criar um blog monetizado? Se a sua resposta foi sim, então foca na leitura deste artigo até o final e aproveite.

1. Blog monetizado com conteúdo nichado

Mesmo sem saber, nos deparamos com dezenas de blogs monetizados quando fazemos pesquisas na web com palavras-chave do nosso interesse.

Por exemplo: se alguém pesquisar no Google sobre hospedagem para site ou blog, dentre os primeiros resultados que vão aparecer, provavelmente um será de algum blog monetizado.

Isso acontece justamente porque os blogs de nichos são vistos pelos algoritmos como conteúdos confiáveis e relevantes para o usuário.

Por isso, é de extrema importância postar conteúdos de alta qualidade e que demonstre profundidade de conhecimento com base prática e técnicas validadas.

Monetização de blogs de nichos com anúncios

Uma das principais motivações para se criar um blog de nicho é a possibilidade de segmentar um público de alta qualidade.

Isso significa dizer que um blog de nicho tem o poder de atrair pessoas dispostas a pagar pelas soluções ali apresentadas.

Sendo essa prática de marketing digital muito comum, pois favorece o dono do blog e os anunciantes, que poderão aproveitar esse tráfego para aumentar suas receitas.

Isso é possível quando empresas e/ou pessoas investem em anúncios pagos, pelo Google Adsense, para divulgar produtos/serviços/marcas etc.

Dessa forma, os donos de blogs podem ser remunerados ao vender seu espaço para o Google divulgar os anúncios dos seus clientes.

Além disso, blogs de nichos têm mais chances de receber propostas dos melhores anunciantes quando o segmento tem alguma relação com o seu nicho.

 Todavia, não são somente os blogs de nichos que podem receber por divulgar anúncios em seu espaço, mas o retorno financeiro pode não ser tão atrativo, neste caso.

Anúncios em blogs de nichos

É preciso ter em mente que um blog de nicho deve ser criado com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar as soluções que elas precisam.

Por isso, o foco é utilizar esse espaço para oferecer conteúdos de alto valor para o público, sendo a monetização do blog um recurso a ser bem aproveitado.

Dito isso, para não atrapalhar a experiência do usuário enquanto estiver navegando na página do blog, é fundamental saber posicionar os anúncios.

Para um artigo com a média de 800 palavras, o ideal é utilizar até três anúncios, mais que isso a visibilidade do conteúdo fica prejudicada, afastando o leitor da página.

Portanto, adotar essa boa prática de SEO vai contribuir em vários aspectos para o blog conquistar autoridade perante os algoritmos.

Blogs com nichos mais populares e lucrativos

Se você quer criar seu blog de nicho, mas não tem a menor ideia de qual nicho investir, veja quais nichos são considerados mais populares e lucrativos:

  • Negócios, carreira e emprego;
  • Finanças e investimentos;
  • Pets;
  • Jardinagem;
  • Educação;
  • Saúde, lazer e bem-estar;
  • Moda e beleza feminina.

A escolha do nicho não deve ser baseada apenas em critérios de lucratividade, mas sim nas condições reais para abordar assuntos que vão fazer a diferença na vida das pessoas.

2. Blog monetizado com venda de infoprodutos

blog monetizado com infoprodutos

A venda de infoprodutos também é uma excelente oportunidade de monetizar um blog, quando o público já se encontra na etapa intermediária da sua jornada de compra.

Nesse ponto, é bom ter um aprofundado conhecimento sobre o comportamento do usuário, pois isso vai facilitar que a venda se realize mais rapidamente.

Então, é preciso ter cuidado para não assustar o público com a oferta de infoprodutos logo de cara, quando a intenção ainda é apenas aproveitar o conteúdo gratuito.

Respeitar a etapa de experiência do usuário/consumidor pode ser decisivo para conquistar credibilidade e fidelizar o público.

Portanto, a oferta de infoprodutos para o público de blog só é válida quando há indícios reais de que a sua solução é a ideal para ele.

Quais infoprodutos são vendidos em blog monetizado?

É difícil definir uma lista exata de infoprodutos que geram resultados em blogs, pois esse fator depende do perfil e da necessidade do seu público.

Para exemplificar, imagine que o conteúdo do seu blog é específico para pessoas que desejam perder peso, mas sem prejudicar a saúde.

Sabendo que este público é mais afeiçoado aos conteúdos em vídeos, uma boa opção de infoproduto poderia ser uma masterclass.

Neste caso, a pessoa interessada teria acesso a uma área restrita para assistir a uma série de aulas online com um profissional especializado em perda de peso e saúde.

Já para pessoas interessadas em aprender a fazer investimentos no Tesouro Direto, um tutorial em pdf ensinando a fazer os aportes pode ser um infoproduto bem rentável.

Enfim, cabe analisar cada contexto para buscar as opções de infoprodutos que fazem mais sentido para cada situação.

No entanto, saber quais são os infoprodutos que estão dando melhores resultados, também pode facilitar a escolha.

Para te ajudar nisso, confira abaixo uma lista de ideias de infoprodutos para vender no seu blog, e quais os mais vendidos na internet, segundo o blog da Hotmart. A saber:

Principais tipos de infoprodutos

  1. E-book;
  2. Videoaula;
  3. Screencasts;
  4. Videocast;
  5. Audiobook;
  6. Podcast;
  7. Área de membros;
  8. Curso online;
  9. Revistas eletrônicas;
  10. Kits;
  11. Webinar;
  12. Whitepapers;
  13. Infográficos;
  14. Templates;
  15. Ferramentas digitais.

Infoprodutos mais vendidos na internet

  1. Ebooks;
  2. Cursos online;
  3. Cursos EAD;
  4. Consultorias online;
  5. Clubes de assinatura;
  6. Audiobooks;
  7. Materiais em áudio;
  8. Infográficos;
  9. Planilhas.

Com essas dicas, escolher um nicho rentável torna-se bem menos trabalhoso, e com boas chances de ter um bom retorno.

3. Blog monetizado com marketing de afiliados

marketing de afiliados

O marketing de afiliados também é um dos principais meios de monetizar um blog. No Brasil, existem muitas pessoas que investem nesse tipo de negócio.

E as notícias para quem pretende investir em um blog para marketing de afiliados são bastante animadoras.

Tal afirmativa tem base no estudo realizado pela Rakuten Advertising em parceria com RetailX Consumer Observatory.

No estudo foram analisados os novos hábitos de consumo e a forma de interação do público com os anúncios online.

Segundo os dados demonstrados, o público brasileiro está entre os que mais interagem com anúncios online em plataformas de conteúdos específicos.

Um bom exemplo disso são os blogs de reviews/resenhas de serviços de hospedagem de sites, como o melhoreshospedagem.com, por exemplo.

Inclusive, o review foi um dos fatores que chamou a atenção dos pesquisadores em relação ao hábito de consumo dos brasileiros.

Conforme o estudo aponta, 81% dos brasileiros acreditam que comprariam um produto após ler um review com classificação positiva na página do vendedor.

Como funciona o blog para marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma das ferramentas do marketing digital para fazer publicidade de marcas e fazer vendas de produtos e serviços.

Na prática, um blog para marketing de afiliados permite aos produtores de conteúdo veicular anúncios de empresas parceiras em troca de comissões por vendas ou cliques.

Sendo esta uma ferramenta de ótimo retorno para e-commerces, gerando taxas de compra recorrentes de 21%.

Para Tanisho, vice-presidente da Rakuten no Brasil, o marketing de afiliados é um poderoso aliado dos players de e-commerces que almejam ganhar destaque no mercado.

Segundo ele, as conversões em vendas geradas por meio do marketing de afiliados cresceram 45% no primeiro semestre de 2022, comparadas ao ano passado.

Categorias com maior volume de vendas em marketing de afiliados

A pesquisa também trouxe dados importantes sobre as categorias em destaque quanto ao volume de vendas por meio do marketing de afiliados. Sendo elas:

  1. Cosméticos 64%;
  2. Flores e presentes 59%;
  3. Bebidas 56%.

Mesmo em épocas de incertezas no cenário econômico, esse tipo de compra online tem resistido bem e continua sendo fonte de receita para tais nichos.

Portanto, bem se vê que ter um blog para marketing de afiliados pode ser a mudança de chave na vida financeira de muitos brasileiros.

Fatores importantes para criar um blog monetizado

A essa altura você já sabe que ter um blog monetizado pode ser uma excelente oportunidade para ter alta lucratividade na internet.

Mas isso ainda não é tudo que você precisa e deve saber para ter um ótimo retorno financeiro por meio do seu blog.

Por isso, veja a seguir fatores de suma importância que devem ser levados em conta para ter sucesso neste empreendimento. Confira:

  • Escolha temas que você domina;
  • Foca nos interesses do seu público-alvo;
  • Identifique o tipo de conteúdo que mais gera engajamento;
  • Realize pesquisas de mercado;
  • Faça sondagem dos concorrentes;
  • Invista em conteúdos de alta qualidade;
  • Hospede seu blog em servidores adequados para a sua realidade de negócio.

A lista ainda contempla outros elementos importantes para ter um blog monetizado de sucesso, mas com essas dicas básicas já é possível ter excelentes resultados.

Conclusão

Finalmente, o blog monetizado continua mais vivo do que nunca e segue servindo como fonte de renda principal para muita gente.

Em alguns casos, os blogs monetizados são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro, fazendo pessoas comuns se tornarem milionárias em pouco tempo.

Enfim, cabe adaptar a ferramenta ao seu próprio contexto de vida e focar naquilo que mais faz sentido para os seus ideais de vida.

E por hoje ficamos por aqui, mas desejosos de que você tenha muito sucesso com seu blog monetizado.

A gente se vê por aí.

Deixe um comentário