11 Coisas que você nunca deve fazer no servidor da hospedagem de site

o que nao fazer na hospedagem de site

Veja 11 coisas que podem fazer seu site seja banido do serviço de hospedagem, sem aviso prévio. Apesar de parecer algo inimaginável, existe sim previsão contratual da empresa de hospedagem de site remover seu site sem nenhum aviso em alguns casos.

Todo serviço possuí regras, no caso de uma hospedagem de site não seria diferente. Por esse motivo é importante separar um tempo para ler o contrato do seu serviço de hospedagem. Dessa forma é possível conhecer todas as regras e restrições que não são avisadas no momento de contratar a hospedagem de site.

É justamente para isso que serve o contrato. Ele estabelece regras, restrições e também garantias para dar mais segurança para o fornecedor e cliente. Diversas informações referentes a hospedagem de site não vão ser disponibilizadas no site, apenas a análise do contrato permite conhecer todos os percalços da contratação.

A boa notícia é que algumas regras são praticamente universais nas hospedagens de sites, ou seja, a grande maioria das empresas apresentam as regras e restrições listadas abaixo. São restrições impostas pela empresa para evitar a má utilização do servidor.

Mas lembre-se que fica a critério da empresa de hospedagem definir as regras do serviço de hospedagem de site. É importante frisar que nem todas as empresas vão possuir as mesmas regras, tanto que você vai encontrar empresas que permitem sites que são considerados proibidos em outras.

Neste artigo você vai conferir o compilado de regras retiradas de contratos de hospedagem. Algumas regras podem parecer absurdas, mas elas realmente são bem comuns no mercado de hospedagem de site.

1. Hospedar sites de leilão online

Sites de leilões são proibidos pela grande maioria das empresas de hospedagem de site e essa restrição sempre está explicita nos contratos de serviços. Quando a empresa detecta um site de leilão ela o remove automaticamente, muitas vezes até sem aviso.

A hospedagem compartilhada não suporta sites de leilões pelo simples fato deles consumirem muitos recursos do servidor. Um site de leilão com apenas 100 usuários online pode realizar mais de 6.000 requisições por minuto. Esse alto volume de tráfego fatalmente deixa o servidor de hospedagem compartilhada fora do ar.

Mesmo servidores cloud, VPS e dedicados podem ter problemas para hospedar sites destinados a realização de leilões online. Isso ocorre por conta da característica de sites de leilões, que exigem a realização de diversas requisições por minuto para manter as informações do site atualizadas para o usuário.

Se você deseja hospedar um site de leilão online, onde há a necessidade atualizar informações a todo instante para o arremate dos produtos, precisa verificar junto a hospedagem de site se é permitido esse tipo de script no servidor.

No geral a hospedagem compartilhada ou hospedagem WordPress não vai permitir sites de leilões. As que permitem é porque elas têm isolamento de recursos, o que na prática torna inviável hospedar sites de leilões em uma hospedagem compartilhada.

O ideal é contratar hospedagem VPS, cloud ou dedicada. Mesmo assim é importante verificar junto a empresa de hospedagem a existência de restrições que impeçam a hospedagem deste tipo de site.

2. Armazenar ou distribuir conteúdo protegido por direitos autorais

Armazenar ou distribuir conteúdo protegidos por direitos autoriais pode fazer com que você seja banido da empresa de hospedagem de site. Além de ser considerado crime, as empresas de hospedagem de site excluem sem aviso prévio o site que infringir leis de direitos autoriais.

Toda empresa de hospedagem tem uma área ou formulário para denunciar sites que promovam atividades ilegais. Esse recurso é especialmente útil para a empresa detentora dos direitos autoriais denunciar sites que distribuem cópias ilegais de seu produto.

Essa regra que pode levar ao banimento do seu site não se restringe apenas a softwares piratas, mas também incluí músicas ou qualquer outro tipo de obra protegida pela lei de direitos autorais. Sem falar que você ainda pode receber um processo por conta dessa prática.

3. Distribuir softwares ou imagens de sistemas

Não estamos falando de software pirata, pode ser algo genuíno desenvolvido por você mesmo. Algumas hospedagens de site proíbem a distribuição de arquivos executáveis (.exe) e instaladores através de sites hospedados em seus servidores.

Essa restrição ocorre porque muitas vezes os servidores da empresa são utilizados para distribuir softwares piratas e vírus. Para tonar mais fácil a vida das empresas elas simplesmente proíbem todo tipo de executável.

Imagens de sistemas (.iso) também são proibidas pelo mesmo motivo. Por se tratar de uma proibição geral, que independe do tipo de software ou imagem de sistema que você está distribuindo, as empresas simplesmente criam uma rotina que varre todo o servidor em busca destes tipos de arquivos e os deleta automaticamente.

A proibição geral serve justamente para facilitar a remoção deste tipo de conteúdo. Desse modo a empresa não precisa ficar verificando se é um software pirata ou genuíno, ela simplesmente proíbe qualquer tipo de executável e pode excluir tudo sem aviso.

4. Hospedar sites que permitem download ou upload de arquivos

Empresas que oferecem hospedagem de site compartilhada e armazenamento ilimitado costumam ser bastante restritivas em relação ao tipo de arquivo que pode ser hospedado no servidor. Isso ocorre para evitar, na visão da empresa, a má utilização do servidor.

Obviamente as empresas não querem o servidor abarrotado de arquivos. Quando falam em armazenamento ilimitado se referem apenas a capacidade de armazenamento. Isso é, você não pode sair colocando todo tipo de arquivo no servidor só porque tem “armazenamento ilimitado”.

Algumas regras existem, mas são de difícil aplicação. Neste caso em especifico as empresas de hospedagens costumam pegar no pé apenas dos usuários que hospedam um grande número de arquivos no servidor.

Não por acaso existem diversos sites como o DropBox, WeTransfer e até mesmo o Google Drive que são ótimas alternativas para hospedar ou enviar arquivos e assim evitar ter problemas com o seu serviço de hospedagem de site.

5. Usar o servidor para executar jogos online:

A grande maioria dos jogos online já possuem seus próprios servidores ou servidores de terceiros dedicados a eles. Se a sua ideia é ser proprietário de algo como a segunda opção, uma hospedagem compartilhada não é, de maneira alguma, a melhor opção, e mesmo as condições de um servidor VPS ou dedicado devem ser avaliadas para conter uma atividade como essa oferecendo a qualidade adequada para uma boa diversão.

Por conta da quantidade de recursos do servidor exigida por jogos online, eles acabam sendo proibidos pelas empresas de hospedagem. É importante ressaltar que os recursos consumidos não se restringem apenas ao servidor, toda rede e infraestrutura da empresa é impactada por sites ou softwares que consomem muitos recursos.

Um servidor de jogos representa um custo alto, assim como ocorre com sites de leilões. Por esse motivo, antes de hospedar um site de jogos deve verificar se a empresa de hospedagem de site não possui nenhum tipo de restrição com relação a eles.

6. Armazenar qualquer tipo de backup

Backup é um item proibido na hospedagem de site, visto que eles consomem grande quantidade de espaço em disco. Não estamos falando de qualquer backup, mesmo quando se tratar de uma cópia de segurança do site eles não são permitidos. Por via de regra, as empresas de hospedagem de site permitem apenas 1 único backup do site.

Na prática, as pessoas hospedam uma quantidade alta de backups mesmo sendo uma prática proibida pelas hospedagens de sites. Caso seu site comece a acumular uma grande quantidade de backups isso vai chamar atenção da empresa e eles podem facilmente encontrar esses arquivos. Nesse caso eles apenas vão pedir para que você proceda com a exclusão dos mesmos do servidor.

7. Ser um tipo de Netflix ou Youtube

Em um servidor compartilhado, o problema pode ser ainda maior, visto que este tipo de hospedagem não comporta um número alto de acessos. Sites que distribuem mídia tem um consumo alto de recursos mesmo com um baixo número de acessos. Por isso eles exigem servidores potentes ou que utilize serviços externos para hospedar as mídias.

O ideal é sempre hospedar as mídias, seja elas imagens ou vídeos, em serviços próprios para este fim. Isso é, eles devem ficar em um servidor diferente de onde é armazenado os scripts e arquivos do site.

Existem muitos serviços de CDN disponíveis no mercado, inclusive gratuitos como a CloudFlare. Para a distribuição de vídeos você pode utilizar serviços como Vimeo ou Youtube porque oferecem um desempenho muito melhor do que hospedar no próprio servidor do site.

8. Utilizar o plano de hospedagem como revenda

Se você pensa em contratar um plano de hospedagem compartilhada com o objetivo de ganhar dinheiro revendendo o serviço de hospedagem, saiba que essa é uma prática proibida. Quem utiliza hospedagem compartilhada como revenda pode ter a conta suspensa e os sites excluídos sem aviso prévio.

Mais uma vez é importante ressaltar que hospedagem ilimitada não permite tudo, muito menos se tratando de uma hospedagem com recursos compartilhados. A revenda de hospedagem, quase sempre, é permitida apenas nos planos VPS, cloud ou dedicado. Para evitar problemas, consulte o contrato de hospedagem de site para ter certeza quais os tipos de serviços que permitem a sublocação.

9. Cuidado também com o que fala

Não só de tipos de usos e hospedagens incorretas vivem as suspensões, mas também de toda palavra que pode ser escrita em um website. Existem alguns tipos de conteúdo que são terminantemente proibidos (por questões óbvias):

  • Discriminação social, racial, sexual ou de qualquer outra espécie;
  • Apologia a ideologias como o nazismo, uso de drogas, pedofilia e outros tipos de crimes;
  • Distribuição de obras ilegais ou protegidas por leis de direitos autorais;
  • Disseminação de SPAM, hacks, scripts maliciosos, programas fraudulentos ou propagandas enganosas.

Cuide bem do seu conteúdo e lembre-se de que ele é uma importantíssima isca para o seu público. Escreva como quem esculpe o silêncio. Nem sempre você terá uma Pietá ou um Davi, mas a intenção será sempre nobre. E não se esqueça de desenvolver um conteúdo pensando sempre no SEO.

10. Utilizar excessivamente o servidor

Algumas empresas podem tirar o site do ar se ele utiliza 25% ou mais de recursos de processamento, uso de disco, memória, link com a Internet, etc. do servidor por períodos iguais ou superiores a 90 segundos.

Isso ocorre para prevenir que sejam hospedados scripts stand-alone, aplicativos de chat, web-spider ou indexadores na hospedagem compartilhada, por conta do alto consumo de recursos que esses scripts representam para o servidor.

Também é proibido agendar tarefas (cron jobs) com intervalos inferiores a 15 minutos (essas tarefas são detectadas automaticamente pelo sistema e tem o intervalo alterado para um valor superior).

O número de inodes (pastas e arquivos) também é limitado na hospedagem compartilhada e também algumas hospedagens VPS e cloud. Geralmente é estabelecido o limite de 250.000 a 500.000 inodes por conta de cliente.

Na prática significa que você pode ter no máximo 250.000 arquivos e pastas, visto que cada arquivo ou pasta contabiliza 1 inode no servidor. Esse limite vai variar de acordo com a empresa de hospedagem de site contratada. Por esse motivo é importante contratar uma melhor hospedagem de site para garantir que não tenha um limite de arquivos muito baixo.

11. Conteúdo para países sob sanções da OFAC

Empresas de hospedagem de site internacionais proíbem hospedar sites cujo o conteúdo seja voltado ou mantido por empresas ou instituições localizadas em territórios ou países que são alvos de sanções da OFAC (Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros).

Dificilmente alguém aqui no Brasil vai ter problemas com isso, mas essa informação consta em nossa lista de restrições impostas por empresas de hospedagem pelo motivo de também ser proibido utilizar domínios com extensões que pertençam a países banidos pelo órgão americano.

Se você quer registrar um domínio ou criar conteúdo voltado para países como Cuba, Irã, Síria, Coréia do Norte, Venezuela, ou a região da Crimeia da Ucrânia poderá ter sérios problemas para encontrar uma hospedagem de site.

Conclusão

As restrições de hospedagem existem, são difíceis de identificar em alguns casos, mas com a ajuda correta você se livra de constrangimentos, ou pior, de suspensões que podem minar a sua credibilidade no meio digital. Fique sempre atento com as mudanças que você quer fazer em seu site e como elas podem impactar no plano de hospedagem contratado.

Neste artigo citamos as principais restrições, mas existem muitas outras que podem variar de acordo com a empresa contratada. No geral qualquer website ou aplicação que tenham um comportamento prejudicial para os negócios da empresa pode ser convidado a se retirar do servidor.

Todas as limitações encontradas aqui neste artigo foram tiradas de contratos de hospedagem de site. Por esse motivo recomendamos sempre a leitura do contrato antes de contratar seja qual for o serviço.

Deixe um comentário