Como conseguir um domínio gratuito em 2024 (e as “pegadinhas” por trás disso)

Ter um domínio gratuito é mais fácil do que parece. E estamos falando de domínios com terminação .com e .com.br. Saiba como.

domínio gratuito

Se estiver procurando uma maneira de ter um domínio gratuito em 2024, está no lugar certo! Neste artigo, revelaremos algumas dicas simples e truques que vão te ajudar a conquistar seu próprio endereço na internet sem gastar um único centavo nele. 

Imagine só, ter um domínio personalizado, como www.seunome.com.br ou www.nomedasuaempresa.com.br, para chamar de seu. Além de ter sensação incrível de estar se tornando mais profissional, conseguirá garantir que esse nome de domínio não seja registrado por outra pessoa, independente se for um blogueiro, empreendedor ou apenas alguém com vontade de garantir seu espaço na internet.

Acredite, é totalmente possível obter um domínio de graça, mas difere do que os outros tutoriais tentam mostrar. Adiantamos sim que há um custo oculto, mas te mostraremos estratégias para decidir de optará por ele ou não. 

Ao longo deste artigo, compartilharemos as melhores opções disponíveis na atualidade para conseguir o seu tão sonhado domínio gratuito. Temos certeza que a solução que trouxemos te deixará bastante animado. 

Ah, e como muitos confundem, já escrevemos um artigo explicando a diferença de registro de domínio para registro de marca.

O que é um domínio?

Um domínio de site é o endereço exclusivo que as pessoas digitam na barra de pesquisa do navegador para encontrar determinado site. No nosso caso, o domínio é “melhoreshospedagem.com”. O domínio do Facebook é “facebook.com” e o domínio do YouTube é “youtube.com”. 

Um domínio de site é feito por duas partes principais: o nome do domínio (propriamente dito) e a extensão de domínio. O nome do domínio é aquele pedacinho que vem antes do ".com", “.com.br” ou ".net" (ou qualquer outra extensão que existir, elas são inúmeras). E a extensão de domínio é justamente as terminações “.com”, “.com.br”, dentre outras.

Escolher um nome de domínio interessante e muito fácil de lembrar é importantíssimo para as pessoas encontrarem seu site facilmente. Por isso, não é uma decisão que pode ser tomada rapidamente. É necessário certo planejamento e reflexão sobre o domínio escolhido. 

Curiosidade: o nome desse processo (de escolha de nome) é denominado “naming”.

Quanto custa um domínio?

mudar url do wordpress

Se vamos te mostrar como ter um domínio de graça, é interessante mostrarmos o tamanho dessa economia para você, não é mesmo? Por isso, explicaremos os principais custos envolvidos na compra de um domínio.

Atenção: é importante avaliar se está escolhendo o nome de domínio correto para seu site. Já escrevemos a respeito.

Quanto custa um domínio internacional

O domínio .com (também chamado de domínio comercial internacional, já que não tem a terminação de nenhum país no final) é amplamente reconhecido como um dos mais populares e amplamente utilizados em todo o mundo. 

Ele é uma espécie de "domínio padrão", pois é internacionalmente reconhecido e amplamente utilizado por empresas e indivíduos de diferentes países. Mesmo se for registrar o domínio .com.br, é interessante ter o .com registrado para garantir que outra pessoa não assuma domínios similares aos seus. Esse registro de muitos domínios com extensões diferentes é uma prática importante adotada por empresas preocupadas (com razão) em proteger sua marca.

Os preços de contratação anual do domínio .com podem variar, mas geralmente esperar pagar em torno de 10 a 20 dólares por ele. Embora esses valores flutuem dependendo do provedor de serviços de registro de domínio, há alguns mais generosos no valor, como a namecheap e domains (vale a pena conferir se o mesmo domínio se mostra mais barato em algum desses sites). Há também aqueles que prefiram contratar o domínio pelo Godaddy, mas a dinâmica de preços pode diferir, ainda assim vale a pena dar uma olhada.

Quanto custa um domínio nacional

Agora, falaremos sobre o domínio .com.br, sendo uma extensão de domínio para sites brasileiros. Quanto custa? 40 reais por ano pelo Registro.br.

Diferente de domínios internacionais, em que há várias empresas que podem se tornar registradores, aqui no Brasil isso é feito em apenas um único local: o site do Registro.br. Afinal de contas, o Registro.br é a entidade responsável pela gestão e administração dos domínios com a extensão .br aqui no nosso país. É quase que um guardião dos endereços digitais do Brasil. 

O site e sistema é operado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), um braço do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

De forma geral, quando se quer registrar um domínio com a extensão .br, é preciso passar pelo Registro.br, por serem os responsáveis por verificar a disponibilidade do domínio desejado (evitando que hajam duplicidades) e garantir que tudo esteja nas normas descritas para os domínios brasileiros.

Agora que você tem uma ideia dos preços na aquisição de um domínio .com ou .com.br, podemos seguir adiante no tutorial de como consegui-los gratuitamente.

Como conseguir um domínio gratuito em 2024: a resposta que todos estavam esperando

domínio gratuito com a hostinger

A única maneira de conseguir um domínio .com ou .com.br sem ter que gastar um único centavo nele, é contratando planos de hospedagem que te dão esse domínio gratuito por um ano

Sim, há um custo envolvido e esse custo faz sentido, uma vez que o registro do domínio fica em seu nome e dificilmente alguém te daria ele sem nenhum motivo. 

O problema é que muitas empresas cobram caro pela hospedagem e deixam esse custo do domínio oculto, te fazendo pagar por ele de uma forma ou de outra. 

Felizmente, existe uma empresa que não faz isso, por oferecer valores completamente interessantes e acessíveis: a Hostinger.

A Hostinger é uma empresa de hospedagem de sites que oferece diversos serviços para tornar seu site acessível e totalmente funcional. Com uma história muito sólida no mercado da hospedagem, a Hostinger se destaca por oferecer serviços impressionantes a preços acessíveis (os planos começam a partir de 13 reais por mês com 3 meses de graça!)

Embora possa parecer exagero da nossa parte, é a melhor hospedagem que você poderá encontrar no momento. Basicamente, todos os sites e listas do mesmo nicho que o nosso reafirmam a capacidade da Hostinger se manter em primeiro lugar.

Com ela, ao contratar um plano de hospedagem de 12, 24 ou 28 meses, se recebe um domínio grátis por 1 ano. Válido, porém, a contratação de novos planos, com exceção do single. 

Clique aqui para conseguir o seu domínio gratuito pela contratação do plano de hospedagem da Hostinger.

Após esse primeiro ano, o domínio é renovado pelo valor integral. Valor esse informado pelo suporte, caso entre em contato.

Vale a pena contratar um plano de hospedagem com domínio gratuito?

A resposta para essa pergunta depende do seu objetivo e das suas necessidades com seu projeto digital. Se está apenas começando e quer testar planos de hospedagens diferentes ou até mesmo um projeto em fase de testes, um plano de hospedagem com domínio gratuito pode ser uma opção interessante. É como uma amostra grátis, onde você pode experimentar e ver se a hospedagem atende às suas expectativas.

Porém, se planejar um projeto a longo prazo, pode ser que o valor de renovação do domínio (depois do ano em que ele foi gratuito para você) seja mais alto, te fazendo perder dinheiro ao invés de economizar nos próximos anos.

Por isso, a recomendação é: quer testar um projeto e ver se vai dar certo? Contrate um plano de hospedagem com domínio gratuito. Já tem um projeto validado e sabe que passará anos com ele? Registre o domínio no registro.br e depois opte por uma boa hospedagem, como a da Hostinger.

Mas e se você não quiser domínios profissionais (.com e .com.br, por exemplo) de graça, existem outras opções?

freenom site que oferece domínios gratuitos

Existem sites como o freenom que oferecem domínios gratuitos com extensões .tk, .ml, .ga, .gf e .gq. Embora o serviço seja interessante, dificilmente usuários comuns verão o nome do seu site e lembrarão que ele termina em “.tk”, por exemplo.

Sem falar que esses domínios não comerciais são vinculados com frequência a sites de conteúdos proibidos e pirataria (por muitas vezes serem apenas subdomínios de sites maiores). Isso deixa uma impressão pouco profissional e limita a identidade e expansão do seu negócio online.

Além do mais, domínios gratuitos costumam ter certas restrições e limitações, te dando poucas opções para personalização e crescimento do seu site, como apontamentos DNS, redirecionamentos e usos de e-mails profissionais, por exemplo.

Portanto, utilizar um domínio gratuito pode parecer tentador no início, mas acredite, são poucas as situações práticas em que utilizá-los é algo recomendável.

Perguntas frequentes sobre ter um domínio gratuito

Para garantir que esse conteúdo abordou todos os pontos necessários, responderemos às perguntas mais frequentes sobre o tema. 

Como funcionam os domínios gratuitos?

Funcionam de duas maneiras. A que recomendamos e a que não recomendamos. 

A maneira que recomendamos é ter um domínio gratuito pela contratação de um plano de hospedagem. Isso te economiza um ano de custo com domínio, mas possui custos com a hospedagem em si. Ainda assim, o domínio será profissional e mostrará um alto nível de comprometimento da sua empresa ou negócio. 

A maneira que não recomendamos é utilizar domínios gratuitos com terminações desconhecidas, como “.qg”, “.tk”, etc, porque eles mostram pouco profissionalismo e pode gerar instabilidades para seu site.

Quais são as limitações dos domínios gratuitos?

Depende de onde se conseguiu o domínio gratuito. Se conseguiu pela contratação de um plano de hospedagem, que te garante um ano de domínio gratuito, a limitação é o fato de ter que pagar uma renovação, normalmente mais cara, no decorrer dos anos. 

Se o domínio gratuito é aquele com extensões diferentes, as limitações podem ser relativas a tráfego, quantidade de acessos, impossibilidade de ter e-mails personalizados, dentre outras.

É possível ter um domínio gratuito com uma extensão específica?

Sim, dependendo do site em que conseguiu o domínio gratuito, é possível ter a extensão que deseja. Mas lembre-se que os usuários estão acostumados com a terminação “.com” e “.com.br”.

Como escolher o melhor provedor de hospedagem para um domínio gratuito?

É possível escolher o que considerar o mais indicado para suas necessidades. Mas o melhor da atualidade, sem sombra de dúvidas, é a Hostinger.

Posso migrar meu domínio gratuito para um domínio personalizado no futuro?

Pode, mas isso te fará perder seu desempenho em SEO, uma vez que o Google se acostumou com um domínio e você o alterará. Claro, há como amenizar esse impacto, mas é importante levá-lo em consideração.

Os domínios gratuitos são recomendados para projetos de longo prazo?

Para projetos de longo prazo o recomendado é registrar seus domínios direto no Registro.br.

É possível remover os anúncios indesejados em um domínio gratuito?

Se os anúncios forem da plataforma que te ofereceu o domínio gratuito, mostrar propagandas é a sua forma de “pagar” pelo domínio. Dependendo das configurações da empresa de hospedagem, até se consegue fazer isso através de CSS personalizado. Mas se a empresa descobrir, provavelmente poderá eliminar sua conta.

É importante frisar que a Hostinger ou demais empresas de hospedagens que falamos aqui não possuem a prática de inserir propagandas em sites hospedados nela. 

Conclusão

Nesse artigo, mostramos a melhor maneira de conseguir um domínio profissional de graça em 2024. Esperamos que todas as dicas e recomendações tenham sido claras. 

Se tiver qualquer sugestão ou dúvida, por favor, fale com a gente na sessão de comentários logo abaixo. 

Muito obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis