Diferenças entre hospedagem compartilhada, VPS e dedicada

Veja o comparativo da hospedagem compartilhada, VPS e dedicada. Entenda a diferença entre eles e os benefícios de cada um dos tipos de hospedagem de site.

comparativo hospedagem compartilhada vps dedicada

É muito provável que você fique confuso ao contratar a hospedagem de sites com os todos os diferentes tipos disponíveis. No momento de hospedar o site, muitos se perguntam qual é o melhor tipo de hospedagem. A dúvida quase sempre é se deve contratar a hospedagem compartilhada, a VPS ou uma hospedagem dedicada.

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre estes tipos de hospedagem, assim você poderá escolher o melhor tipo para seu site. Dessa forma, não vai errar na escolha e terá a disposição uma hospedagem de site confiável e de qualidade.

Hospedagem compartilhada

Na hospedagem compartilhada vários clientes ficam hospedados no mesmo servidor da empresa de hospedagem de sites. Ou seja, todos os sites compartilham os recursos do servidor, como memória, CPU, espaço em disco e largura de banda. Portanto, é semelhante a um prédio onde cada pessoa ocupa um apartamento e todos compartilham os recursos oferecidos pelo prédio (portaria, elevador, piscina, etc.).

Em um apartamento existe o risco de sofrer as consequências caso um "vizinho" resolva utilizar os recursos do prédio de maneira inapropriada. Se, por exemplo, ele danificar algo todos os vizinhos de apartamento serão prejudicados.

Assim também ocorre com a hospedagem compartilhada. Caso um cliente utilize de maneira inapropriada os recursos do servidor, todos os sites hospedados enfrentarão problemas de instabilidade ou podem até mesmo ficar offline.

Portanto, existe o risco real de você ter problemas com a hospedagem compartilhada por causa de mau uso por parte de "vizinhos", mas este risco pode ser minimizado por medidas adotadas por empresas de hospedagem de sites.

Esse tipo de hospedagem de site geralmente possui políticas rígidas para definir a utilização do servidor de hospedagem. Elas conseguem detectar rapidamente o mau uso e colocam esses clientes em uma espécie de "quarentena".

Outro ponto que vale ressaltar é que cada vez mais as empresas de hospedagem estão empregando tecnologias que permitem isolar os recursos do servidor, de forma que um cliente não possa utilizar os recurso destinados a outro cliente. Dessa forma, cada cliente possui uma cota para utilização de memória, assim é possível garantir que o servidor sempre terá recursos disponíveis para todos os clientes.

Hospedagem VPS

Utilizando tecnologias de virtualização, a hospedagem VPS permite que um cliente tenha um servidor (virtual) inteiramente para ele. Com softwares semelhantes ao VirtualBox e VMWare, são criados vários servidores virtuais "dentro" de um servidor dedicado. Na hospedagem VPS o cliente tem acesso root (de administrador) e é possível personalizar completamente o servidor. Com isso é possível instalar novos softwares, configurar firewall e muitas outras personalizações, que não são possíveis realizar na hospedagem compartilhada.

A hospedagem VPS é muito mais flexível que a compartilhada e oferece um poder de desempenho maior devido a uma maior quantidade de memória e processador disponibilizados. Em um servidor virtual privado, você está alocado recursos que não são compartilhados por todos os clientes.

Apesar de o CPU e memória serem compartilhados entre todas as contas na mesma máquina, eles são distribuídos de forma a garantir a disponibilidade deles para cada conta de cliente. Isso permite mais desempenho e flexibilidade do que é oferecido em uma hospedagem compartilhada.

  • Personalizações - Quem precisa realizar personalizações no servidor, como a instalação de algum software ou componente especifico, é preciso ter uma hospedagem com acesso root (de administrador). A hospedagem VPS permite acessar o servidor como administrador e fazer todas as modificações necessárias. Ao escolher uma hospedagem compartilhada você tem acesso apenas a configurações básicas e praticamente toda interação com o servidor ocorre por meio de um cliente web.
  • Desempenho Superior - Outro motivo para escolher a hospedagem VPS é a quantidade maior de recursos como memória e processador, fazendo com que seu site tenha um desempenho superior e, dessa forma, possibilita receber um número maior de acessos. Quando um site recebe um número muito alto de acessos, ele passa a não ser suportado na hospedagem compartilhada. Neste caso, é preciso migrar para uma hospedagem VPS, que permite hospedar sites com um tráfego maior.
  • Escalabilidade - Algumas empresas oferecem hospedagem VPS com características semelhantes ao servidor cloud. É possível criar um servidor de desempenho superior e fazer a migração de maneira automática, possibilitando uma mudança de servidor em poucos minutos. Isso é muito útil quando o site recebe um número muito alto de acessos de maneira inesperada e é preciso aumentar a capacidade do servidor.

Hospedagem Dedicada

Este é o tipo de hospedagem mais onerosa, mas também é a que oferece melhor desempenho e segurança para o site. Antes de falarmos sobre ela, é importante ressaltar que em boa parte dos casos, a hospedagem VPS e a compartilhada conseguem atender muito bem as necessidades do site (por um preço muito menor).

Na hospedagem dedicada o servidor é utilizado exclusivamente por você. Por esse motivo, é possível ter controle total e o seu site tem a disposição dos todos os recursos de memória e processador disponibilizados pelo servidor da hospedagem de site.

Enquanto na hospedagem VPS você tem acesso total a um servidor virtual, na hospedagem dedicada trata-se de um servidor web (físico) que é utilizado apenas por você. Assim como ocorre na VPS, é possível personalizar o servidor, fazer configurações avançadas e instalar novos softwares. O desempenho de um servidor dedicado é muito superior ao compartilhado e ao VPS.

  • Confiabilidade - Numa hospedagem dedicada o servidor é utilizado apenas por um cliente. Desta forma é possível garantir que o servidor estará trabalhando apenas para o seu site. Isto aumenta (e muito) o custo do servidor. É preciso levar em consideração que um servidor normalmente é compartilhado com dezenas ou centenas de clientes, porém, no caso de uma hospedagem dedicada o custo é pago apenas por você.
  • Personalizações - Assim como ocorre na hospedagem VPS, a hospedagem dedicada também permite ter acesso de administrador e personalizar o servidor da maneira que bem entender. Em alguns casos é possível escolher até mesmo os componentes de hardware que são utilizados no servidor.
  • Desempenho superior - A hospedagem dedicada tem um desempenho superior a todos os tipos de hospedagem de sites citados anteriormente. Com apenas um cliente utilizando o servidor há um desempenho muito maior se comparado com a hospedagem VPS e compartilhada. Outro fator importante é que o uptime (tempo de atividade do servidor) acaba sendo maior que em uma hospedagem compartilhada e a VPS.

Sobre a administração do servidor

A hospedagem VPS e a dedicada exige um profissional qualificado para realizar a administração do servidores. Você mesmo deve configurar e administrar o servidor nestas modalidades de hospedagem, a empresa de hospedagem se encarrega apenas da manutenção do Hardware (como substituição de peças).

A parte de gerenciamento, instalação de atualizações fica por conta do cliente. Não é uma tarefa difícil, mas requer muita cautela para que o site não acabe sendo prejudicado por um erro. Existem milhares de tutoriais na internet que mostram como fazer isso.

No caso da hospedagem compartilhada o gerenciamento é feito pela empresa de hospedagem e você ainda conta com um painel muito intuitivo para instalar os scripts (WordPress, Joomla, etc.) do site. Isso faz com que a hospedagem compartilhada seja muito mais simples e acessível para qualquer pessoa.

Hospedagem Gerenciada

Caso você deseje contratar uma hospedagem dedicada ou VPS, porém, tenha pouco ou nenhum conhecimento em administração de servidores web, é preciso procurar por servidores gerenciados. Nesta modalidade de hospedagem de site, que pode ser hospedagem VPS gerenciada ou hospedagem dedicada gerenciada, a empresa de hospedagem disponibiliza alguém para cuidar de toda a parte de configuração, administração e instalação de atualizações de segurança.

Assim, seu servidor será administrador por um profissional qualificado. Este tipo de serviço pode fazer aumentar bastante o valor final da hospedagem, seja ela VPS ou dedicada.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Ótima hospedagem por EXCELENTE preço.

-80